Quer enriquecer a sua didática? Fortalecer o aprendizado dos seus alunos? Então, você precisa assistir ao seminário com Kátia Chiaradia, que trabalha com a formação de educadores há mais de 20 anos.
Nesse tempo, ela já produziu diversos materiais para trabalhar Literatura em sala de aula. Ela é um pouco nerd e não tem dúvidas de que ensinar é um superpoder.
No seminário, Kátia Chiaradia compartilha algumas ideias sobre a elaboração de sequências didáticas. O foco é nas aulas para alunos do 3º ao 5º ano, mas você pode adaptar a didática para todo o Ensino Fundamental.
O nome desse encontro on-line é A leitura literária e as 4 práticas de linguagem nos Anos Iniciais. Ele ocorreu no sábado, 23 de outubro, de 9 às 12 horas, via Zoom, com certificado de participação.
O que são sequências didáticas e quais as práticas de linguagem?
As quatro práticas de linguagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são as seguintes: leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica.
Quanto às sequências didáticas, são conjuntos de atividades interligadas de aprendizagem e avaliação. Ou seja, é o passo a passo do professor para organizar o seu trabalho de maneira eficiente.
Você deve planejar essas atividades de acordo com o grau de conhecimento dos alunos, de olho no nível que se deseja que eles alcancem.
Para compreender seu valor pedagógico, você deve saber quais atividades pode desenvolver em cada fase. Afinal, tanto as sequências didáticas fáceis como as difíceis são desestimulantes.
Além disso, muitos educadores acreditam na missão de levar a reflexão para a sala de aula. É o seu caso? Saiba que, além de servir para leitura, o livro literário é um ponto de partida para ótimas abordagens.
Assim, você pode desenvolver procedimentos e estratégias para que seus alunos consigam fazer avaliações conscientes. Isso envolve o texto escrito, as ilustrações e outros elementos de um livro literário.
Como foi o seminário com Kátia Chiaradia?
No seminário, Kátia Chiaradia mostra algumas estratégias para trabalhar cada uma das práticas de linguagem. Além disso, a educadora indica algumas formas possíveis de avaliação.
Para esse trabalho, foi usado como base a versão digital do livro Ela nasceu Clarice, escrito por Ana Rapha Nunes e ilustrado por Ana Laura Alvarenga.
A obra foi escolhida porque tem duas características marcantes: uma é a estrutura do conto, que permite um bom trabalho com o gênero textual. O outro é o uso de figuras de linguagem. No caso, a metáfora.
Essas são características capazes de despertar o interesse e aproximar o leitor infantil de forma especial.
Claro, você pode aceitar, adaptar e rejeitar algumas propostas, de acordo com a sua realidade. Afinal, é o seu olhar que dará sentido a esse trabalho.
Assista ao seminário com Kátia Chiaradia no Portal do Educador
Todos que se inscreveram no seminário A leitura literária e as 4 práticas de linguagem nos Anos Iniciais, automaticamente, tiveram acesso ao Portal do Educador.
O Portal do Educador é um espaço on-line gratuito e exclusivo feito para valorizar você, que dedica a sua vida ao futuro dos nossos jovens e crianças. Saiba mais aqui.
Lá, você tem versões digitais dos nossos livros, na íntegra, além de desconto de 20% em todas as suas compras no site.
Você também tem acesso a conteúdos exclusivos, como a gravação do seminário com Kátia Chiaradia. Por isso, cadastre-se agora mesmo no Portal do Educador do Grupo Editorial Lê.