A Bienal Mineira do Livro é, sem dúvida, a maior feira literária anual do Estado. O mote da edição de 2022 (“O reencontro é real”) vem reforçar a alegria da volta aos eventos presenciais.
Os encontros ocorrerão entre 13 e 22 de maio, no BH Shopping. A expectativa é de acolher alguns milhares de educadores, estudantes e famílias ao longo desses 10 dias de programação.
O objetivo é promover o hábito de leitura e a formação de novos leitores. A organização da Bienal Mineira do livro acredita no livro enquanto protagonista da cultura brasileira.
Haverá ainda diversas possibilidades para novos negócios na cadeia do livro. Além dos autores nacionais e estrangeiros, mais de 50 editoras, distribuidoras, livrarias e fornecedores do país inteiro se reunirão nos eventos.
Quais serão os eixos temáticos da Bienal Mineira do livro?
Serão várias apresentações, conversas, atividades e experiências. Elas estarão divididas em 11 eixos temáticos, cada um deles contando com uma curadoria especializada. Veja quais são.
1. Escolas na bienal
Visando democratizar o acesso a ações culturais e de formação, mais de 80 mil ingressos foram distribuídos para professores e estudantes de Minas Gerais.
2. Espaço negócios
Rodas de conversas, além de atividades de formação e atualização para empresários, gestores e profissionais que fazem parte da cadeia do livro.
3. Mais idade, mais livros
Personalidades do setor irão abordar as adaptações para o público +60, urgentes nos ambientes físicos, no mercado de consumo e nos serviços.
4. Café literário
Palestras e rodas de conversas com autores. Uma ótima oportunidade para quem valoriza as discussões sobre literatura, processos criativos e tendências.
5. Conexão livro
Temas variados, com apresentadores de diversas especialidades. O objetivo é atender às expectativas dos diferentes públicos por meio da bibliodiversidade.
6. Espaço eu criança
Apresentações de companhias teatrais e contadores de histórias, atividades culturais e educacionais destinadas às crianças e seus acompanhantes.
7. Biblioteca viva
Oficinas de mediação, além de formação e atualização para os responsáveis pelas bibliotecas e salas de leitura, abordando acervo, espaço físico e gestão.
8. Encontro educação
Atividades e apresentações de casos de sucesso, com foco em transformação social por meio da leitura, repertório cultural e educação com propósito.
9. Palavras com tempero
Série de atividades para reunir toda a família, com atrações mergulhadas no mundo do entretenimento, da gastronomia, do audiovisual e da música.
10. Cozinha mineira em prosa e verso
Espaço destinado à valorização da gastronomia, reunindo livros que abordam a culinária mineira, além de contar com a presença dos autores dessas obras.
11. Turismo em Minas, conquiste histórias
Apresentação de guias e livros sobre os diversos atrativos turísticos culturais do Estado, bem como roteiros, conjuntos receptivos e rede de hospitalidade.
Programe-se para a Bienal Mineira do Livro!
As atrações para escolas públicas irão das 9:00 às 22:00. No site da Bienal Mineira do Livro, você pode conferir a programação detalhada.
Para o público geral, haverá três turnos de entrada e permanência. Os ingressos são vendidos de acordo com os dias e turnos escolhidos: das 10:00 às 14:00, das 14:00 às 18:00 e das 17:00 às 22:00.
O valor padrão do ingresso é de R$20, podendo ser de R$ 10 para quem tem direito à meia entrada. Crianças de até 1 metro de altura, acompanhadas de um responsável, não pagam.
Os ingressos são limitados e já há datas esgotadas. Portanto, é importante garantir o seu agora mesmo. Vale lembrar que todos os protocolos sanitários definidos pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte serão cumpridos.
Além dos 11 eixos temáticos, haverá a Estação leitura inclusiva. Trata-se de um espaço destinado à troca de conhecimento, experiências e materiais pedagógicos destinados às pessoas com necessidades especiais.
Você quer ficar por dentro de tudo que vai acontecer na Bienal Mineira do Livro? Então, siga os canais on-line do Grupo Lê. Nós estaremos lá todos os dias e mostraremos e vamos te mostrar em nossas redes.
Quero levar meus alunos e não consigo os convites . Somos de escola pública de Ibirité .