Celular na sala de aula pode ser um aliado no ensino. Veja 7 evidências

Será que a tecnologia é mesmo vilã? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, já prevê o uso do celular na sala de aula. Muitas escolas brasileiras o incorporam como parte do plano de ensino.

Pense em como o meio digital está em várias áreas do nosso dia a dia. E a tendência é de que essa presença se acentue cada vez mais. A inserção da tecnologia na escola ajuda os alunos a lidarem com as mudanças do mundo.

Muitos pais e professores veem os computadores, smartphones, videogames e tablets com maus olhos. Afinal, é uma crença comum de que os gadgets só servem para dispersar o foco dos jovens e crianças.

Mãos de várias pessoas usando celular. Imagem ilustrativa texto celular na sala de aula.

A verdade é que, usados adequadamente, esses aparelhos têm um potencial enorme no desenvolvimento pleno dos estudantes. A seguir, você verá alguns benefícios de usar o celular na sala de aula.

1. Interfaces costumam ser intuitivas

O ensino majoritariamente expositivo vem sendo substituído cada vez mais pelos processos que permitem maior interação.

Todo mundo sabe não é preciso muito esforço para familiarização dos jovens e crianças com os aparelhos eletrônicos. Crianças de três anos já são capazes de ligar um aparelho e procurar o que querem nele.

Normalmente, os apps e softwares têm interfaces elaboradas para funcionarem da forma mais intuitiva possível. Além disso, a tecnologia facilita a inclusão de alunos com necessidades especiais motoras, visuais, auditivas ou de fala.

2. Ilustra o que está sendo ensinado

Há alguns anos, o uso de aparelhos eletrônicos ficava restrito aos laboratórios de informática. Isso vem mudado e muitas escolas têm enxergado as conveniências de incorporar o celular na rotina da sala de aula.

Vídeos, imagens, artigos, notícias, e-books e mapas complementam o ensino, servem de referência e são uma fonte para a coleta de dados.

Muitas coisas são difíceis de serem ilustradas em livros ou outros meios físicos. Por outro lado, o meio digital torna mais clara a visualização de alguns conteúdos, ajudando na assimilação espacial e temporal.

3. Torna qualquer aula mais atrativa

Atualmente, há jogos, softwares e aplicativos direcionados para o ensino de Inglês, Português, Matemática e matérias que você nem imagina.

Os professores podem não só autorizar, mas incentivar que os alunos usem o celular na sala de aula. A tecnologia estimula a curiosidade e o engajamento de todos. Inserida de forma lúdica, é possível aprender sem se dar conta disso.

Mão usando celular. Imagem ilustrativa texto celular na sala de aula.

A iniciativa atrai o interesse genuíno dos alunos. Inclusive, é capaz de trazer àquelas matérias consideradas chatas um encantamento que seria praticamente impossível de outra forma.

4. Permite o aprendizado fora do horário de aula

O ensino e a aprendizagem podem se expandir para além dos muros da escola e dos horários das aulas.

Nos grupos, é possível debater, trocar informações e discutir (de forma saudável) sobre tópicos de interesse comum. Essa é uma oportunidade para que um estudante ajude o outro e, enquanto faz isso, reforce o que aprendeu.

As referências disponíveis gratuitamente na Internet enriquecem os debates e dão base para o que é ensinado na escola. Isso estimula a busca por informações e o protagonismo sobre o próprio aprendizado.

5. Dá espaço para que surjam soluções criativas

Como você deve saber, a cara da educação muda a cada dia. No cenário atual, a escola que adota recursos tecnológicos passa à comunidade uma imagem diferenciada e moderna.

O celular na sala de aula permite a apresentação de trabalhos de maneiras mais criativas, com vídeos, áudios e conteúdos interativos.

Os jogos ajudam no pensamento lógico e estratégico. A gamificação do ensino permite um aprendizado de forma mais leve. Ao mesmo tempo, a interatividade facilita a assimilação e a fixação dos conteúdos.

6. Organiza as informações

Depois de usarem os livros e cadernos, os estudantes os colocam na mochila e, normalmente, só vão olhar para eles novamente no outro dia. Por outro lado, o conhecimento pode acompanhá-los a qualquer lugar com um smartphone.

O bom uso da Internet tem o poder de ampliar o conhecimento, além de ser uma ótima forma de atualização sobre os assuntos da atualidade.

Menina usando celular. Imagem ilustrativa texto celular na sala de aula.

Além disso, as informações e anotações podem ficar muito bem organizadas no aparelho. Dessa forma, ficará mais fácil recorrer a elas antes, durante e depois das aulas, sempre que for preciso.

7. Cria um canal de comunicação

O meio digital dá mais agilidade a vários processos do dia a dia, e na escola não é diferente. As atividades e avaliações podem ser enviadas e entregues on-line, em plataformas próprias ou por e-mail.

Da mesma forma, os estudantes têm acesso aos cronogramas e às notas com facilidade. Essa é uma ótima maneira de dar um fim àquele velho problema de esquecimento sobre as tarefas e as datas de entrega.

A medida cria ainda um canal de comunicação com as famílias. Com isso, aproxima aqueles que têm interesse em acompanhar de perto a evolução dos filhos.

Alguns cuidados antes de usar o celular na sala de aula

É preciso analisar qual será o real impacto ao incorporar a tecnologia no aprendizado. O uso exagerado, só para que a escola pareça moderna, é um erro. Além disso, provoca o desinteresse rapidamente.

Também é importante deixar claro a todos qual é a finalidade e o momento certo de usar o celular na sala de aula. Claro, é preciso se certificar de que todos respeitam essas orientações.

Um e-reader, por exemplo, tem a vantagem de servir exclusivamente para leitura. Ou seja, é um aparelho que não permite o acesso a redes sociais nem a outras distrações. Portanto, pode ser uma solução interessante.Emoji piscando

Somado a isso, há o fato de que a Internet é cheia de informações incorretas e tendenciosas. Os educadores têm um papel fundamental para orientar os alunos sobre onde procurar informações que sejam relevantes e verdadeiras.

Redes Grupo Editorial Lê.

Você concorda que o celular na sala de aula pode ser um aliado na educação? Siga a Lê nas redes sociais. Por aqui, sempre há um conteúdo novo para quem se compromete com a boa formação dos nossos jovens e crianças.