Quer ter o conforto de ler um livro antigo sem ter de se preocupar com ele se desmanchando na sua mão? Saiba que dá para fazer a restauração de livros de modo caseiro, reencadernar e manter por muitos outros anos.
Imagine pegar na estante aquele volume especial, para relembrar uma parte marcante em sua vida. No entanto, você percebe que ele está rasgando nas dobras e com as folhas soltas…
Bem, não seria mais fácil só comprar um novo? A questão é que os livros antigos costumam ter um charme que não se limita ao texto. Por exemplo, o cheiro já é capaz de acionar a memória afetiva de um jeito único.
A capa, as ilustrações, um estilo que caiu em desuso… Tudo isso ajuda a trazer valores sentimentais e de nostalgia. Ou seja, o mesmo título em uma edição nova ou mais recente não tem o mesmo poder.
Que cuidados é preciso ter na restauração de livros?
Lembre-se: o seu livro já foi muito “maltratado” pelo tempo e pelos constantes manuseios. Portanto, se os passos citados aqui não forem executados com o máximo de cuidado, você pode acabar danificando-o ainda mais.
Primeiramente, analise as condições do seu exemplar. Para casos mais delicados ou títulos raros e valiosos, talvez seja melhor procurar um profissional especializado na restauração de livros.
Não use os dedos para espalhar a cola. Você também vai trabalhar em outras partes do livro e não quer sujá-las, certo? Portanto, prefira usar um pincel.
Também para não sujar, deixe as folhas soltas longe da área onde você está trabalhando. Guarde-as na sequência correta para não fazer confusão depois, na hora de colar.
Supercola e outros tipos que contêm ácido não são indicados por danificarem o papel. Fita adesiva comum, fita de empacotar e silver tape, além de estragarem o material, se soltam com o tempo.
Em papelarias e lojas de artesanato, você encontra facilmente a fita adesiva de linho e a cola própria para encadernação.
Faça a restauração completa de livros em 7 passos
Pode ser que você só esteja precisando de parte do tutorial abaixo. Para um reparo caseiro completo, veja o que você vai precisar:
- Palito ou agulha de tricô
- Cartolina
- Cola branca ou cola para encadernação
- Elástico
- Estilete
- Lápis
- Lixa fina
- Papel contact transparente
- Pincel
- Régua
- Tesoura
Se surgir alguma dúvida sobre os nomes das partes do livro citados aqui, confira este guia que preparamos. Vamos ao passo a passo.
1. Separe a capa do miolo
Se a capa e o miolo estiverem bem soltas uma da outra, você precisa, primeiro, separar as duas partes. Assim, você terá mais liberdade para trabalhar.
Não puxe a capa de uma vez. Use um estilete e tire a capa com muito cuidado para não rasgar a lombada. Se rasgar, ainda tem como salvar, mas não vai ficar tão bonito.
Com o tempo, a cola entre a capa e o miolo pode ficar dura e quebradiça. Você também pode usar o estilete para tirar o excesso de cola seca.
2. Tire o amarelado
Em muitos casos, com o livro fechado, as faces lateral, superior e inferior, formadas pelo conjunto de páginas, parecem amareladas ou encardidas. Saiba que é possível dar uma amenizada nisso.
Sem usar muita força, use uma lixa fina e passe nas laterais, sempre no sentido das páginas.
O procedimento é mais fácil em um livro com a capa solta, mas também dá para fazê-lo em um que esteja em melhor estado. Nesse caso, ao lixar, proteja a capa virando-a para trás.
3. Tire as medidas da capa
Uma vez separada, abra a capa sobre uma cartolina da cor que preferir. Essa cartolina será a nova face interna da capa.
Use uma régua e, a lápis, tire as dimensões da capa. Marque na cartolina também os pontos onde há dobras, ou seja, as orelhas e a lombada.
Dobre a cartolina nesses pontos e veja se está do mesmo tamanho que a capa. Se não estiver, o livro pode acabar não fechando direito depois. Por precaução, uma boa ideia é cortar a cartolina um pouco maior.
4. Cole a parte interna da capa
Passe a cola na parte interna da capa e coloque a cartolina cortada por cima. Para colar todas as partes por igual, o ideal é usar um pincel.
Use algo que pese sobre toda a capa, tanto para firmar como para espalhar a cola por igual. Espere secar de um dia para o outro. Passado o tempo necessário, corte o excesso de cartolina.
Com o papel contact, proteja a capa, tomando o cuidado de não formar bolhas. Se for usar o contact por dentro, não passe na parte interna da lombada, já que isso dificulta colar o miolo de volta.
5. Junte a capa e o miolo novamente
Passe bastante cola na parte interna da lombada, com o cuidado de não deixar escorrer.
Junte o miolo e feche o livro. Certifique-se de que as folhas soltas estão alinhadas com todo o bloco.
Para firmar o conjunto enquanto a cola seca, você pode usar um elástico, como se fosse uma cinta, além de outros livros por cima. No dia seguinte, folheie o livro e verifique se o trabalho foi suficiente ou precisa ser refeito.
6. Reforce a lombada
Caso você queira reparar uma parte entre a lombada e o miolo que está se soltando, tente deixar esse vão o mais aberto possível. Cubra um palito ou agulha de tricô com cola e insira nesse vão, girando e passando em volta.
Com a mão, pressione a lombada contra o miolo. Use um elástico em volta do livro e deixe firmando de um dia para o outro.
Se o vão descolado estiver em todo o comprimento da lombada, o melhor é que você faça esse procedimento nas duas extremidades.
7. Valorize o seu esforço na restauração de livros
Agora que você fez sua restauração de livros, conserve em um local protegido do sol e da umidade. Siga a Lê nas redes sociais e confira nossos conteúdos que valorizam tudo que está relacionado ao mundo literário.