Bem, não deve ser segredo para ninguém que o hábito de ler enriquece não só o vocabulário, mas a linguagem como um todo. São ganhos sutis, difíceis de quantificar, mas tenha a certeza de que eles fazem a diferença.
Antes de começarmos, saiba que tudo que a literatura precisa proporcionar é o prazer de ler, o que já é muito. Mas, de qualquer forma, são muitos os estudos que apontam o desenvolvimento criativo, cognitivo e socioemocional.
Além disso, o hábito leva a pessoa que lê a se expressar de forma mais clara e precisa, tanto na hora de escrever como de conversar. Para quem quer que a leitura seja um meio de desenvolver a linguagem, aqui vão alguns “truques”.
1. Assimile as palavras novas
Mesmo quem já tem o costume de ler está sempre se deparando nas páginas dos livros com palavras e expressões que nunca viu ou ouviu antes.
Ainda assim, o próprio contexto da narrativa ou a repetição desses termos em vários pontos já ajuda a assimilar naturalmente seus significados. É desse jeito que ler enriquece o seu vocabulário de uma maneira praticamente automática.
2. Anote os termos com os quais tem pouca familiaridade
Esta é uma forma de ir além do que dissemos no primeiro tópico. A sugestão é que você anote em um caderno ou arquivo de texto no celular ou no computador todos os termos pouco conhecidos que aparecem no seu livro.
Depois, procure o significado de cada um e escreva também. Com essa postura mais ativa, praticamente qualquer informação se fixa em sua memória.
3. Leia em voz alta
Saber se expressar bem, tanto para escrever como para falar, é fundamental na hora de conseguir as melhores vagas em cursos e no mercado de trabalho.
Por isso, treine a leitura em voz alta, para praticar também a pronúncia e a entonação das palavras. Consequentemente, você vai percebendo como elas soam e assimila como usá-las da melhor forma.
4. Varie os tipos de livros
Enquanto descobre os significados de cada palavra, é natural que você passe a ter um conhecimento melhor sobre os assuntos dos quais elas tratam.
Nesse sentido, o hábito de leitura facilita a compreensão sobre todo tipo de texto, até mesmo aqueles técnicos, de linguagem difícil. Portanto, uma boa dica é que você procure diversificar ao máximo o tipo de literatura que consome.
5. Use o vocabulário novo em suas conversas
Ainda falando sobre diversidade literária, saiba que ter um repertório amplo é fundamental para quem quer adquirir autoconfiança.
O conhecimento leva à sua desenvoltura na hora de conversar com as pessoas ou argumentar sobre qualquer assunto. Então, a sugestão aqui é a seguinte: depois de aprender um termo novo, dê um jeito de usá-lo em uma conversa.
6. Leia para aprender outros idiomas
A leitura leva a uma maior receptividade em relação à linguagem. Aos poucos, você adquire uma compreensão melhor sobre as possibilidades da língua.
Ler enriquece o vocabulário não só na própria língua, mas também facilita na hora de aprender uma nova. A propósito, livros escritos em inglês, japonês etc. são perfeitos para expandir o vocabulário e a linguagem no outro idioma.
7. Tenha uma pequena biblioteca em casa
Se você deseja ver a leitura desenvolver habilidades nas crianças, não espere que é só dar um livro de presente e ele sozinho vai fazer todo o trabalho. Também é necessário ter um ambiente propenso à leitura em casa.
Além de ter uma pequena biblioteca com todo tipo de livros, é importante que a família tenha o costume de fazer a leitura compartilhada.
8. Converse sobre o que leu
O diálogo não só é fundamental para a vida social como uma das grandes formas de desenvolver o vocabulário e a linguagem.
Lembre-se de que quando uma criança lê ou ouve uma história, ela também é capaz de comentar e debater sobre os trechos que mais chamaram a atenção. Então, além de ler com as crianças, procure conversar com elas sobre os livros.
Ler livros de qualidade, com certeza, enriquece o vocabulário!
E você, também acredita que ler enriquece o vocabulário e a linguagem? Valoriza a leitura de qualidade para crianças e jovens? Então, clique na imagem e confira a última edição do catálogo do Grupo Lê.