‘Aninhação’, livro sobre o homem que conhece o segredo da felicidade

Homem com braços abertos e pássaros pousando sobre ele. Aninhação, página 12.

Em Aninhação, conhecemos, através do olhar do menino João, uma pessoa muito especial. O menino nos conta quem é o porteiro do prédio onde mora. Bem, não é à toa que ele tem o apelido que tem.

Seu Rolinha é todo felicidade. Sujeito gentil e apaixonado pelos passarinhos, ele conversa com todos, dá nome e é capaz de reconhecer cada um.

Ele vive cuidando das aves que fazem ninho nas árvores da rua. Dizem até que foi ele quem plantou algumas das árvores que hoje fazem sombra na calçada.

Toda manhã, traz consigo um saquinho com grão de milho e outras coisas que os passarinhos gostam e joga um punhado na calçada, para chama-los. Logo, eles vêm e o cobrem todo. E ele só ri, sem se mexer.

Por que o livro se chama Aninhação?

Um dia, Seu Rolinha mostra a João um filhote com a asinha machucada. Ele junta as mãos e forma um ninho para abrigar o bichinho encolhido.

O homem trata da ave, que se anima cada vez mais até ter força suficiente para conseguir voar. Então, o menino conclui que o famoso segredo da vida que todos dizem que Seu Rolinha tem é que suas mãos são mágicas.

Pássaros azuis nos galhos da árvore. Aninhação, página 24.

Pouco tempo depois, o porteiro se aposenta. Sua cadeira continua no mesmo lugar, recebendo chuva e sol, mas ninguém se senta nela. Com isso, os passarinhos param de descer.

João, com saudades do amigo, se senta na cadeira. Em pouco tempo, um pássaro pousa em seu braço e ele o reconhece: aquela rolinha machucada agora estava forte e bonita.

A partir daí, o menino passa a, diariamente, se sentar na cadeira para chamar as aves.

Conheça os autores

Aninhação foi escrito pelo carioca Luiz Antonio Aguiar. Com quase 200 obras publicadas, o autor já ganhou de prêmios nacionais como o Jabuti, além de alguns no exterior.

Ele é mestre em Literatura Brasileira e roteiriza quadrinhos, adaptando clássicos da literatura e criando histórias originais.

Atualmente, percorre todo o país com qualificações de professores, palestras e oficinas de leitura e criação literária. “A Literatura é minha pátria”, declara.

Segundo o próprio autor, ele tem o dom de “olhar de olhos bem abertos o mundo para procurar encontrar gentes boas”.

Por exemplo, Seu Rolinha foi inspirado no porteiro do prédio onde mora, uma pessoa que ele diz ser “Campeão Mundial de Ser Humano”. Luiz Antonio Aguiar nos conta mais sobre essa história no vídeo abaixo.

Thais Beltrame foi chamada para fazer as ilustrações e dar ainda mais sentimento à história. Formada em Artes Visuais, ela tem trabalhos expostos no Brasil e no exterior, e publicados em muitos livros, alguns deles, premiados.

“Nasci e me criei em cidades grandes e sempre buscava o céu entre os prédios”, conta. Foi sua vó Belinda que a ensinou a olhar, apontando para o céu e a transportando para o mundo em que viveu quando era criança.

Foi assim que Thais ganhou coragem para continuar fazendo o que mais sabe: “contar histórias desenhando.” Recentemente, a artista se mudou para as montanhas, onde enxerga melhor “a imensidão do mundo e das pessoas”.

Leia Aninhação na íntegra!

O Portal do Educador do Grupo Lê existe para valorizar o trabalho de todos que se dedicam ao futuro dos nossos jovens e crianças.

Entre as vantagens oferecidas estão descontos especiais para compras no site e materiais exclusivos de apoio para professores. São vídeos, cursos e tutoriais, além de versões digitais das nossas obras.

Livro Aninhação

Então, cadastre-se em nosso Portal do Educador. Conheça Aninhação na íntegra e faça uma avaliação detalhada antes de adotá-lo em sua escola!