Atividades em família geram boas lembranças. Veja 10 dicas

Hoje, 8 de dezembro, é Dia Nacional da Família. A data é oportuna para lembrar de que não é só na hora de repreender que as crianças precisam da sua atenção.

Todos os momentos juntos transmitem a elas a mensagem de que você estará por perto sempre que precisarem. Na verdade, ao passar mais tempo com elas, os comportamentos inadequados tendem a não existir!

Ideias simples são capazes de proporcionar momentos que ficam marcados na memória para sempre. Dá para ir desde jogos que todos conhecem até os inventados por vocês. Confira!

1. Pedalar e curtir a paisagem

Ar livre, sol e exercícios físicos fazem bem para todo mundo. Por isso, aproveite que as regras de isolamento social estão mais flexíveis. É hora de dar uma volta de bicicleta com toda a família!

Para um passeio mais gostoso, procure um local menos movimentado. Todos devem usar máscaras e álcool em gel, além de respeitar os limites de afastamento. Ah, não se esqueça que deve ter água para todos!

2. Acampar e fazer um piquenique na sala

Passear é sempre bom, mas que tal fazer em casa algo que normalmente você precisa sair para fazer? Armar uma barraca ou decidir o que terá no piquenique são ótimas formas de estimular a criatividade e a cooperação de todo mundo.

Defina o que cada um vai fazer, mostrando como as ações individuais são importantes para o coletivo. Para parecer mais com uma cabana de verdade, amarre lençóis em um local alto e seguro, leve travesseiros e lanterna.

3. Tentar a sorte no bingo

Quem é criativo consegue realizar muitas atividades em família, mesmo sem os materiais próprios. No caso do bingo, dá para fazer o sorteio com os números escritos em pedaços de papel. Há sites na Internet com cartelas para imprimir.

Dá para usar até mesmo feijões para marcar os números. Para ficar mais interessante, estipule a regra: quem ganhar mais de uma vez tem que escolher se troca ou fica o que já tem na mão. Assim, todo mundo sai com um prêmio.

4. Exercitar a criatividade completando o desenho

Pegue revistas e jornais velhos, recorte as figuras mais interessantes e cole em uma folha de papel. Em seguida, cada um deve usar a imaginação para completar a cena com lápis de cor, giz de cera ou canetinha.

Se preferir, em vez de colar, comece você o desenho. Ou então, cada pessoa faz um pouco para o outro completar. Essa é uma das atividades em família perfeitas para crianças com diferença grande de idade.

5. Juntar todos em volta de um jogo de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro abordam vários temas, de responsabilidades cotidianas a estratégias para atingir um objetivo. Os diversos graus de dificuldade garantem que todos possam se divertir.

Jogos como xadrez, dominó e futebol de botão exigem concentração e raciocínio dos participantes. Por isso, essas são atividades em família ótimas para estimular diversos tipos de habilidades.

6. Plantar uma horta na varanda

Aqui está uma oportunidade de unir o útil ao agradável. Dá para envolver todo mundo para fazer um canteiro e cultivar hortaliças e temperos. A satisfação será ainda maior na hora de colher os frutos (e legumes) do trabalho.

Caso você tenha pouco espaço, talvez seja melhor plantar em vasos. Se não souber como fazer uma plantação simples, há vários tutoriais na Internet para te ajudar.

7. Soltar o gogó no karaokê

Sejam crianças ou adultos, algo difícil é encontrar alguém que não goste de cantar, não é mesmo?

Hoje em dia, é muito mais fácil fazer essa brincadeira. Você só precisa ter um microfone que encaixe no computador. Há vários vídeos no YouTube próprios para soltar a voz, em qualquer estilo.

8. Morrer de rir na mímica

Primeiramente, todos escrevem uma palavra ou frase em um pedacinho de papel, dobram e o colocam em um pote. Depois, divida a família em times. Uma pessoa de cada grupo pega um papel, lê e faz a mímica correspondente.

Os parceiros devem tentar decifrar a mímica dentro de um tempo determinado (normalmente, um minuto). A graça está em tentar enxergar sentido em gestos e representações de cenas, aparentemente, sem sentido.

9. Montar um quebra-cabeça em conjunto

Como estamos falando de atividades em família, o ideal é usar um desenho maior e mais complexo. Dessa forma, todos poderão contribuir um pouco e o resultado será ainda mais satisfatório.

Claro, se você quiser deixar a tarefa mais por conta dos menores de dez anos, pode começar com um desenho intermediário.

10. Jogar stop

Defina as categorias que farão parte da brincadeira (animais, cidades, cantores, filmes etc.). Depois, todos mostram, com os dedos das duas mãos, um número de 1 a 10. Em seguida, alguém deve contar: a, b, c, d…

O vencedor é aquele que preencher a tabela com todas as categorias primeiro, de acordo com a letra que cair. Ah sim, ele também grita “stop!”, e todos devem largar seus lápis e canetas.

Agora, é só escolher suas atividades em família preferidas!

Todas as brincadeiras citadas aqui ajudam as crianças a assimilarem o mundo ao redor. Com isso, elas aprendem, desde cedo, a importância de saber lidar com as emoções, respeitar, repartir e se colocar no lugar do outro.

Durante esses momentos, é importante mostrar que o seu foco está totalmente voltado para aquela tarefa juntos. Portanto, evite usar o celular ou outras distrações.

Que outras atividades em família você conhece que são capazes de garantir a diversão, estreitar laços e gerar memórias felizes? Use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte!