Em um dia, há espaço para muitas experiências, sensações e descobertas… “A noite está chegando. Olha só, vaga-lumes! Que lindo.” Onde será que o Bibo estava quando disse isso?
Por mais que pareçam pequenas e sem importância, essas descobertas fazem parte do desenvolvimento humano e ficam na memória afetiva.
A partir dos seis meses de vida, a criança já está começando a fazer a leitura visual. Por isso, as ilustrações dos livros possuem cores vibrantes e mostram ações facilmente identificáveis.
Nessa fase, os pequenos preferem as histórias com cenas próximas ao universo deles. São narrativas envolvendo família, amigos, brincadeiras, jogos, passeios, humor, emoções, sentimentos…
Afinal, quem é Bibo?
Bibo é o nome de um coelhinho dorminhoco que aparece em uma coleção com três livros. Ele nos chama para passearmos juntos e está indo a alguns lugares pela primeira vez.
Quando vai ao mercado, vê seu amigo Romeu e compra pão fresquinho. Na praia, diverte-se com o João, chupa picolé e cata conchinhas. Ao viajar para o sítio, vai à horta, dá comida às galinhas e passeia de charrete.
No fim do dia, o colocamos para dormir. Dessa forma, as histórias mostram a adaptação progressiva do personagem ao meio físico, além de incentivarem a comunicação verbal.
Sem pressa, o pequeno leitor admira as paisagens e os personagens que vão aparecendo. Tudo isso é facilmente relacionável com o que ocorre em seu cotidiano.
Quem é a criadora da Coleção Bibo?
Além de escritora, Silvana Rando é a responsável pelas imagens divertidas e coloridas que vemos nos três livros da coleção.
A autora revela que não gosta muito das coisas feitas para adultos. Por isso, se dedica ao mundo infantil. “Fiz Bibo pensando nas riquezas do dia a dia que esquecemos depois de grandes”, diz.
Pelo Grupo Lê, ela também escreveu e ilustrou Amigos, em homenagem a todos aqueles que, mesmo quando se separam, nunca se esquecem.
Seu livro Pocotó foi ponto de partida para o “Quadro dos Sonhos”, atividade escolar que ganhou as redes sociais e jornais de todo o país.
O traço divertido de Silvana também deu vida aos personagens e cenários de Abílio Basílio e seu fusqueta, escrito por Maria Amália Camargo.
Qual a importância dos livros para a primeira infância?
Você, provavelmente, já sabe dos benefícios do hábito de ler. Bem, a alfabetização é um processo que começa cedo, e os livros são, talvez, a melhor forma de introdução ao mundo da leitura e da escrita.
Quanto antes a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer de ler, mais provável de se tornar um leitor competente. Por isso, é importante apresentar-lhe livros divertidos, com temas capazes de atrair a atenção.
Livros como os da Coleção Bibo são cheios de frases curtas e diretas. O texto é escrito em CAIXA ALTA, ou seja, somente com letras maiúsculas, de fácil identificação pelas crianças. Aliás, o próprio livro enquanto objeto é explorado.
Pode ter a certeza: depois de conhecer um dos volumes da série, a criança vai te pedir para reler várias vezes, além de querer conhecer as outras aventuras desse coelhinho.
Por isso, além de ir ao mercado, à praia e ao sítio, o Bibo pode ir para a sua casa. Durante o mês de outubro ou enquanto durar o estoque, um livro sai com 30% e, se quiser levar a coleção inteira, 50% de desconto. Aproveite!