Como você deve saber, as crianças aprendem muito enquanto brincam. Nas brincadeiras com as palavras, por exemplo, elas conhecem as possibilidades da língua e desenvolvem o vocabulário e a memória.
Com custo zero, esses passatempos só precisam que as crianças usem suas habilidades de raciocínio e fala. Boa parte dos jogos requerem apenas dois participantes, imaginação e vontade de brincar.
Ou seja, eles podem ser feitos em qualquer lugar. Por exemplo, nos encontros com os primos, na sala de espera do pediatra ou no carro, durante aquela viagem looonga…
A seguir, confira algumas sugestões de brincadeiras com as palavras que as crianças adoram (e os adultos também).
Nem sim, nem não
Esse é um duelo em que ninguém pode se distrair. Antes da partida, todos repetem as palavras que não poderão falar: “sim” e “não”. A partir daí, cada um tenta fazer com que o outro diga as palavras proibidas, por meio de perguntas.
Ao mesmo tempo, todos devem ficar atentos em como respondem a essas perguntas. Quem responder “sim” ou “não” perde e quem fez a pergunta ganha 1 ponto.
Para aumentar a dificuldade, a lista de palavras proibidas pode ampliar. Uma variação muito comum desse jogo, em que até os adultos caem facilmente, é a proibição de dizer as palavras “é”, “não” e “porque”.
Brincadeiras com a associação de palavras
O jogo começa com alguém dizendo uma palavra aleatória. Ao ouvir a palavra, a próxima pessoa diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça.
A sequência fica algo mais ou menos assim: “chocolate”, “bombom”, “caixa”, “papelão”, “cartolina”, “mural”, “escola”, “aluno”, “professor”…
A partida acaba quando surgir uma palavra repetida. Quem não entender a associação feita por alguém, pode pedir que a pessoa explique. Se ela não conseguir convencer a todos os participantes, perde a partida.
O que você viu ontem?
Com esse jogo, é possível estimular a curiosidade, a capacidade verbal e a abstração das crianças.
Uma pessoa é escolhida para pensar em um objeto ou pessoa que viu no dia anterior. As outras devem fazer as perguntas que só podem ser respondidas com “sim” ou “não”.
Para não haver confusão, cada criança deve fazer uma pergunta, aguardando a sua vez. Aquela que fizer a pergunta definitiva primeiro (“você viu ontem um cachorro?”) é a próxima a imaginar uma pessoa ou objeto.
Outra possibilidade é falar sobre algo que todos podem ver enquanto tentam adivinhar. Essa brincadeira é conhecida como “eu vejo com meus olhinhos”.
Mochila de palavras
Essa é uma brincadeira que exercita a memória e a capacidade de concentração. Ela começa com uma criança falando uma palavra aleatória. A próxima deve repetir essa palavra e acrescentar uma nova.
A seguinte repete as palavras que já foram ditas, na mesma ordem, e aumentam outra. Assim, fica algo como “escola”, “escola, trabalho”, “escola, trabalho, carro”, “escola, trabalho, carro, computador”…
Quanto mais pessoas estiverem jogando, mais difícil fica. Tudo bem se as crianças fizerem gestos e mímicas para ajudar as outras a se lembrarem.
São inúmeras as possibilidades de brincadeiras com as palavras!
Há muitas variações de brincadeiras com as palavras tão divertidas quanto as citadas acima. Por exemplo, também dá para brincar com opostos, rimas, adivinhações e músicas.
Em qualquer um desses jogos, é possível aumentar a dificuldade de acordo com a idade e o vocabulário das crianças.
Como é na sua casa ou escola? De quais brincadeiras com as palavras você e as crianças mais gostam? Use a caixinha de comentários abaixo e me conte!