Brincadeiras para gastar calorias nos momentos livres: confira 10 opções

Está chegando um feriado prolongado e, logo mais, as férias escolares. São boas oportunidades para brincadeiras para gastar calorias. Afinal, energia e tempo são duas coisas que as crianças terão sobrando.

Para muitos pais, já é difícil tirar os filhos dos passatempos sedentários, como o celular e o computador. No frio, então, é preciso um pouquinho mais de ânimo.

Pensando nisso, é importante que você faça o convite para as brincadeiras para gastar calorias. Essa é uma forma divertida de garantir saúde e qualidade de vida, além de proporcionar momentos de diversão.

As brincadeiras a seguir gastam de 200 a 400 calorias, em média, e ajudam no desenvolvimento muscular, ósseo e motor. Saiba ainda que a sua participação é o que mais estimula os pequenos. Então, aproveite e se divirta junto!

1. Pular amarelinha

Nesse clássico, que envolve atenção e raciocínio lógico, a queima calórica é moderada. Por isso, é ideal para as crianças mais novas. Uma particularidade interessante da modalidade é o salto com uma perna só.

Assim, são trabalhados o fortalecimento das pernas, a agilidade e o equilíbrio. Também é promovida a lateralidade, ou seja, a capacidade de usar o lado do corpo contrário ao dominante para determinadas atividades.

2. Brincar de esconde-esconde ou pega-pega

As crianças correm, se escondem e voltam a correr para baterem no pique antes de serem pegas. Essas variações evitam a monotonia e mantêm todos atentos o tempo todo.

Além disso, trabalha diferentes habilidades, como a agilidade e a velocidade. Em meia hora, é possível perder de 200 a 300 calorias. Dependendo da situação, dá para brincar até mesmo dentro de casa.

3. Jogar futebol

Menina jogando futebol. Imagem ilustrativa texto brincadeiras para queimar calorias.

O esporte é uma paixão nacional não só para assistir, mas também para praticar. Até mesmo os adultos e idosos jogam, e não é para menos. Afinal, a diversão é garantida para todas as idades!

Claro, o sucesso ainda é grande entre o público masculino, mas tem aumentado cada vez mais o número de meninas interessadas no esporte. Uma hora de jogo já é o suficiente para se manter saudável.

4. Entrar na dança

Dá para perder até 605 calorias em uma hora. Os pequenos podem inventar uma coreografia ou seguir uma aula no YouTube. O principal é encontrar um estilo que agrade.

Não importa qual a modalidade escolhida: axé, jazz, zumba, balé, hip hop etc. Em quase todas as escolas especializadas, é possível fazer uma aula experimental e descobrir se há algum que gostam mais.

5. Pedalar na bicicleta

Você pode ir a um parque, uma praça ou uma ciclovia. Mesmo sendo dentro da sua cidade, é bem provável que ainda haja lugares que você não conhece ou só passa de carro, sem prestar atenção.

Um passeio pode queimar de 180 a 300 calorias por hora, e é uma opção excelente para quem quer fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio. Só não se esqueça de levar garrafas de água!

6. Fazer uma caminhada

Essa é outra escolha boa para quem quer admirar a paisagem, mas de uma forma menos agitada do que a pedalada ou a corrida. Ainda assim, a queima média é de 5, 5 kcal por minuto. É um tanto considerável, não?

Para que as crianças não achem que essa atividade regular é chata, procure variar o trajeto ao máximo. Lembre-se de que é importante usar tênis próprios, para reduzir o impacto e evitar problemas futuros nas articulações.

7. Rebolar com o bambolê

Aula de bambolê no teatro de arena. Imagem ilustrativa texto brincadeiras para gastar calorias.

Dá para usar a criatividade e brincar de várias formas diferentes. Por isso, é bom ter esse brinquedo versátil em casa. Aqui, a perda calórica é moderada, mas pode aumentar de acordo com a intensidade.

Além de essa brincadeira gastar calorias, ela promove a coordenação motora, o equilíbrio, a noção de ritmo e o condicionamento físico como um todo. Ah, sim: fica ainda mais divertido com música!

8. Pular corda

Por falar em objetos ótimos para ter em casa, aqui vai mais um. Além das formas tradicionais de pular ou passar por baixo, é possível encontrar inúmeras variações para o uso do acessório.

Nisso, você pode se despreocupar porque a criatividade das crianças já se encarrega! No entanto, vale dar uma dica adicional: evite transformar a brincadeira em competição.

9. Brincar de barra-manteiga

Essa é uma brincadeira antiga, com gasto moderado de calorias. Além de estimular a agilidade e a coordenação motora, trabalha a explosão muscular, por meio da corrida em curta distância.

Quase todas as atividades citadas aqui têm benefícios que vão além do exercício físico. Esta, por exemplo, é ótima para desenvolver o espírito de cooperação em grupos com muitas crianças.

10. Jogar queimada

Essa é outra atividade perfeita para grupos maiores. Além de ser muito divertida, ela permite uma grande queima de calorias. Pensando bem, o nome não poderia ser mais adequado!

O jogo também ajuda a desenvolver a velocidade, a resistência cardiovascular e a força das pernas e dos braços. Tudo isso sem contar que ajuda a trabalhar nos pequenos a atenção e noções de estratégia.

Escolha as melhores brincadeiras para gastar calorias

Tenha sempre em mente as limitações físicas das crianças, as diferenças entre as idades e o gosto delas. Como tudo na vida, praticar uma atividade física por obrigação só cria aversão a ela.

Redes do Grupo Lê

Você gostou nas nossas sugestões de brincadeiras para gastar calorias? Então, siga a Lê nas redes sociais e veja sempre um conteúdo novo feito para quem quer o melhor para os nossos jovens e crianças.