‘Cada um no seu lugar’: tem espaço para todos nesse mundo!

Capa do livro Cada um no seu lugar.

Você admira a cidade, as pessoas, os animais, a natureza e tudo ao seu redor? Quer que as crianças entendam a importância de todos esses elementos? Então, conheça agora mesmo o livro Cada um no seu lugar!

Por meio da prosa poética, a obra trata de temas como meio ambiente, ecologia e natureza, o que inclui os bichos e as plantas. Mesmo com tantas diferenças, cada ser vivo merece cuidado e respeito, você concorda?

O livro mostra que pessoas e animais grandes, pequenos, domésticos, ferozes e até mesmo os venenosos têm um espaço reservado. Afinal de contas, o mundo é grande e nele cabemos todos (dá até para apertar um pouquinho!).

Com poucas palavras, Cada um no seu lugar consegue abordar ainda outros tópicos relevantes, como a inclusão e o respeito à diversidade. Tudo com a delicadeza que o público infantil merece!

Cada um no seu lugar, inclusive no Clube de leitura ODS

Você sabia que Cada um no seu lugar faz parte do programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)? O livro também está incluso no plano literário de diversos municípios Brasil afora.

Além disso, a publicação foi selecionada para fazer parte do Clube de leitura ODS. Essa sigla aí quer dizer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Deixa que eu explico!

O Clube de leitura ODS é um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), que usa a literatura como referência para promover a cidadania. Para isso, a ONU seleciona títulos infantojuvenis do mundo inteiro.

Cada um no seu lugar faz parte de uma das 17 categorias do projeto, a de Paz, justiça e instituições eficazes. Além dele, foram escolhidos os livros Leila, Paz, Reconexão e Honorina. Todos são publicados pelo Grupo Lê.

Saiba mais sobre o Clube de Leitura ODS e os livros selecionados pela ONU neste link aqui.

Que escreveu e ilustrou o livro?

Em 30 anos de carreira, Denise Rochael participou de exposições em países como Alemanha, Itália, Suíça, Estados Unidos e a antiga Tchecoslováquia.

Ela também escreveu Isso, qualquer criança faz! e ilustrou A trapaça da serpente, Pum de peixe e Gato, sapato, bicho do mato.

Alguns de seus livros ganharam o selo Altamente Recomendável para Crianças, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Atualmente, ela mora na roça, cercada de cachorros, galinhas e passarinhos. “A natureza é a minha casa”, diz. Para ela, cada pedaço do planeta merece o mesmo amor e cuidado que queremos para nós e as pessoas que amamos.

Quase todas as suas histórias falam sobre o amor pelos seres vivos. Ela diz ainda a arte torna possível que se sinta inteira nesse mundo, “onde a desigualdade entre os humanos torna essa convivência tão desequilibrada”.

Inspirador, não é?

No entanto, as histórias de Denise Rochael não envolvem apenas os bichos “fofinhos”. Ela também fala das cobras, sapos, grilos, aranhas, lagartas e baratas.

Esses bichos, aliás, estão presentes em Cada um no seu lugar. Para a autora, a arte é capaz de dar beleza a eles.

Cada um no seu lugar também na escola

Você está pensando em adotar o livro em sua escola ou cidade? Isso é ótimo! Veja algumas formas possíveis de usá-lo.

  • Faça uma roda de conversa e peça que as crianças digam quais são os bichos que vivem na terra, na água e no mar. Aproveite e pergunte se elas conhecem os anfíbios, que vivem tanto na terra como na água;
  • Convide os alunos para analisar as imagens do livro e comentar sobre os detalhes que eles observaram. Dê uma atenção especial para as expressões e palavrinhas escondidas aqui e ali;
  • Debata sobre o seguinte trecho do livro: “Somos assim, incompletos, mas inteiros: bicho, gente, árvores, cachorro ou passarinho”;
  • Peça aos alunos que pesquisem e tragam de casa imagens de animais que convivem no mesmo ambiente. Esses ambientes podem incluir fazendas, sítios e casas.

Antes de ir embora, aqui vai uma sugestão extra: que tal trabalhar também o livro E agora, Zezé, que bicho que é?. A partir dele, peça às crianças para desenharem animais criados com a junção de dois (por exemplo, o “galopato”).

Depois, faça um mural com o título “Nossos animais malucos inventados” ou algo parecido e exponha os desenhos feitos pelas crianças. Você verá como essa atividade vai ser divertida!

Se você entende importância de cada elemento desse mundo em que vivemos, entre em contato agora mesmo! Como você viu, Cada um no seu lugar é um ótimo livro para adotar na escola ou para levar para casa!