‘Cadê meu dono?’ Será que você pode me ajudar?

Capa do livro Cadê meu dono?

Já parou para pensar como é a sensação de um animalzinho que se perde do seu amigo? Essa é a historinha de Cadê meu dono?, livro escrito e ilustrado por Maurício Veneza.

A convivência faz a gente criar laços. Isso também acontece entre pessoas e animais de estimação. Afinal, quando se adota um cachorro ou gato, aquele bicho passa a ser parte da família.

Por isso, um dos principais temas de Cadê meu dono? é a amizade. No livro, conhecemos um cachorrinho que se perde de seu companheiro e quer encontra-lo de novo.

Ao observar esses detalhes, o cãozinho percebe que nenhum deles é o seu verdadeiro dono. Quando o leitor finalmente conhece o dono, percebe como seria impossível confundi-lo com qualquer outra pessoa.

Durante a procura, ele se depara com pessoas de idades diferentes, com roupas diferentes, sapatos diferentes e pés de tamanhos diferentes…

Assim, Cadê meu dono? é ótimo para ajudar a criar noções de comparação. Claro, também é uma excelente forma de mostrar que ninguém é igual a ninguém.

Será que meu dono está na escola?

Cadê meu dono? é um livro destinado à primeira infância. Por isso, seu texto é escrito em caixa alta, o que facilita a assimilação das letras. Para que as crianças possam manuseá-lo tranquilamente, suas bordas são arredondadas.

Assim como outros livros infantis, ele pode ser usado para contação de histórias, como no vídeo abaixo. Olha que fofa!

As possibilidades de trabalhar o livro na escola são incontáveis. Abaixo, confira algumas sugestões.

  • Converse com as crianças sobre as pessoas que aparecem nas imagens do livro. Quem seriam elas, qual a idade, qual a profissão e o que elas estão fazendo naquele momento?
  • Peça que observem a expressão do cãozinho ao longo das páginas. Depois, elas devem dizer o que acham que ele está sentindo em cada cena.
  • Debata com os alunos sobre a seguinte frase do livro: “Nunca mais vou encontrar meu dono”. Como o cachorrinho está nesta cena? Desanimado, conformado, infeliz, cansado ou está sentindo outra coisa?
  • Ao descobrir quem é o dono do cachorrinho, pergunte às crianças como deve ser a vida dos dois. Peça que elas justifiquem a opinião.
  • Crie com os alunos uma história onde é o dono que perde seu animalzinho. Sugestões: “Você viu meu gato?”, “Meu cachorrinho marrom passou por aqui?” e “Por onde andará meu tico-tico?”

Cadê meu dono? Será que viajou para Bolonha?

Você sabia que o livro Cadê meu dono? foi selecionado para o Catálogo de Bolonha? Bem, primeiro eu preciso explicar o que é esse catálogo, não é mesmo?

A Feira de Bolonha é o principal evento de literatura infantojuvenil do mundo. Ela ocorre anualmente na cidade italiana de mesmo nome… quer dizer, menos quando uma pandemia chata vem para atrapalhar os planos.

Quem faz a seleção dos livros que participam da feira é a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Esse é o braço brasileiro do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (na sigla em inglês, IBBY).

Nossa, quanta sigla! Não se preocupe, isso foi só para te mostrar que os livros infantis também recebem reconhecimento internacional.

Antes de eu ir embora, uma pergunta: você notou que ainda não sabemos como se chamam o cãozinho e seu dono? Quais seriam os nomes deles?

Vamos descobrir juntos! Para adotar Cadê meu dono? em sua escola, cidade, ou para levar para casa, entre em contato. Saiba que eu tenho aqui várias outras sugestões de livros para estimular a imaginação das crianças.