Campo artístico-literário em 12 habilidades da BNCC

Professora na biblioteca mostrando livro a crianças. Imagem ilustrativa texto campo artístico-literário.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vê o campo artístico-literário como uma das áreas de atuação da linguagem em nosso dia a dia.

Assim, o documento fala da importância de as crianças, os adolescentes e os jovens terem contato com todo tipo de manifestações culturais desde cedo.

Isso contribui para o cumprimento da principal função da literatura e das artes de modo geral, que é a formação de leitores fruidores. Ou seja, pessoas que reconhecem, valorizam e apreciam os vários tipos de arte.

Consequentemente, os indivíduos tornam-se capazes de desvendar as múltiplas camadas de sentido que os textos têm. Além disso, conhecem mais a fundo a diversidade humana, exercitam a empatia e o diálogo.

Como o campo artístico-literário pode fazer parte do ensino?

A BNCC indica as aprendizagens que são essenciais para a formação dos estudantes. O objetivo é que eles estejam preparados não só para o mundo do trabalho, mas também o exercício pleno da cidadania.

Em outras palavras, é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que precisam ser desenvolvidos. Com base neles, as escolas do Brasil inteiro elaboram seus currículos.

Nesse sentido, a orientação é a promoção da leitura, da escuta e da produção de várias formas de textos, além da análise dessas produções.

Nós já falamos aqui sobre as práticas de linguagem e os 10 grupos de competências gerais da BNCC. Agora, confira algumas habilidades específicas que podem ser desenvolvidas dentro do campo artístico-literário.

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Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

Criança e adulto apontando ilustrações em um livro. Imagem ilustrativa texto campo artístico-literário.

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Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

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Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

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Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

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Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

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Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

Teatro infantil, com crianças vestindo como personagens. Imagem ilustrativa texto campo artístico-literário.

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Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.

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Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

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Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

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Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

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Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

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Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

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