De dobra em dobra, você faz avião, barquinho e chapéu de papel, veja!

Jornais velhos servem para uma porção de coisas: embrulhar objetos, limpar janelas e espelhos, forrar o chão ao pintar a casa… Além disso, eles podem se transformar em avião, barquinho ou chapéu de papel.

Neste post, veja como transformar folhas de jornal em brincadeira. Conheça ainda livros que convidam as crianças para atividades que estimulam a imaginação e a criatividade.

As histórias dos livros da coleção Dobrou virou… falam sobre aventuras vividas por crianças, patinhos e peixinhos.

Os três volumes foram escritos por Regina Siguemoto e ilustrados por Martinez. Todos eles têm letras maiúsculas e grandes, como é indicado para quem está na fase de alfabetização. Saiba mais a seguir.

Avião de papel

De dobra em dobra, as crianças saem voando pelos céus da imaginação, inventam histórias, contam aos amigos e convidam a todos para viajarem junto.

Passo a passo para fazer um avião de papel.

Nas asas de um avião, um patinho se apavora com seres enormes e desconhecidos. E então, o que ele faz? Para descobrir, você precisa conhecer o livro Avião de papel.

Para fazer um avião de papel, corte um pedaço quadrado de folha de jornal. Marque o meio e depois dobre, formando dois triângulos. Depois, dobre no meio, para as duas asas se encontrarem.

Por fim, dobre novamente, um lado pra cá, outro pra lá e pronto! Agora é só abrir as asas e voar!

Barquinho de papel

Que tal inventar uma história e sair navegando pelos mares da imaginação? Bons ventos e boa viagem!

Passo a passo para fazer um barquinho de papel.

Um peixinho navega pelo rio em um barco de papel, quando surge uma cachoeira. Ele resiste, chega ao mar e enfrenta uma tempestade. Para saber o que acontece depois, só conhecendo o livro Barquinho de papel.

Para fazer um barquinho de papel, corte um pedaço retangular de folha de jornal. Em seguida, dobre em duas partes iguais e marque o meio. Depois, dobre mais uma vez, formando um triângulo de cada lado.

Dobre as duas abas para cima, uma para cada lado, e cole as beiradas. Com cuidado, para não rasgar o papel, dobre novamente, e ao mesmo tempo, as duas abas para cima. Pronto! Agora é só navegar!

Chapéu de papel

Faça com as crianças um chapéu de papel e invente uma história que pode acontecer em qualquer lugar da imaginação. Para isso, basta usar a cabeça. Ou você pensa que cabeça só foi feita para usar chapéu?

Passo a passo para fazer um chapéu de papel.

Um menino, com chapéu de soldado, apita forte e assusta o motorista do carro do circo. Com a freada, a jaula do leão se abre e a confusão começa. Quer saber onde foi parar o menino? Então, conheça o livro Chapéu de papel.

Para fazer um chapéu de papel, corte um pedaço retangular de folha de jornal. Em seguida, dobre em duas partes iguais e marque o meio.

Por fim, dobre as duas abas para cima, uma para cada lado, cole as beiradas epronto! Agora é só colocar o chapéu na cabeça e imaginar as aventuras que quiser!

Além de avião, barquinho e chapéu de papel

Os jornais velhos servem para vários tipos de atividades com as crianças. Por exemplo, para fazer colagens ou arte com papel machê, como já ensinamos aqui.

A vantagem do jornal é o tamanho, mas também dá para fazer seu avião, barquinho ou chapéu de papel com outros materiais. Entre eles, folhas de caderno, revistas, ofício e kraft, mas já aviso: vai ficar pequenininho!

Que outros materiais é possível usar e o que dá para fazer com eles, hein? Se você tiver uma ideia legal, use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte. Estou anotando!