Você, seus filhos, sobrinhos ou alunos são criativos? Então, brincar com fantoches é algo capaz de trazer momentos de diversão para todos. Aprenda aqui como fazer fantoches com materiais do dia a dia.
Todos os modelos abaixo são ótimos para contar histórias em casa, na escola ou para gravar vídeos. Ao criar diálogos e historinhas, as crianças exercitam ainda mais a criatividade.
A brincadeira já começa na hora de fazer os bonecos! Adapte nossas dicas de acordo com o que tem em casa. Sejam modelos simples ou elaborados, o mais legal é dar uso a coisas que talvez fossem jogadas fora.
Como fazer fantoches de meia?
Essa é uma forma divertida de usar meias que já não servem nos pés – mas ainda dá para calçar nas mãos! Faça isso para poder marcar os pontos onde ficarão os olhos, a boca, os cabelos e outras partes.
Se as peças forem coloridas, fica mais bonito ainda. Ao usar uma meia grossa, uma opção interessante é virá-la do avesso e fazer o boneco no lado mais felpudo.
As partes podem ser costuradas com agulha e linha ou, se preferir, use cola quente. Para a roupa, escolha o tecido da sua preferência. Recorte um círculo grande e, dentro dele, uma circunferência na largura do pescoço do fantoche.
Usar botões de camisa para os olhos é algo que dá um charme especial ao boneco. Para dar firmeza à boca, faça um recorte oval em um papelão e cole por dentro. Na parte de fora, cole um tecido vermelho ou preto. Dobre no meio.
Como fazer fantoches de EVA?
Corte dois pedaços iguais de uma folha de EVA para fazer a parte da frente e a de trás do seu personagem. Para costurá-las, use uma linha mais grossa e evidencie o aspecto artesanal do fantoche.
Na internet, você encontra moldes em PDF das várias partes dos personagens. Escolha os seus preferidos para imprimir, cortar e depois fixar com cola quente, dando relevo ao boneco.
Além da cabeça e do tronco, o EVA é bom para fazer braços que podem ser manuseados com os dedos. Vale lembrar: para não deixar aparente, cole os braços e pernas na parte de trás.
Também dá para cortar tiras e outras formas para sobrepor ao fantoche e fazer listras, manchas e outros detalhes. Na papelaria, você encontra folhas de várias cores e até algumas com glitter e outros enfeites.
Que outros materiais dá para usar?
Outros materiais que funcionam bem para fazer fantoches são luvas, garrafas PET, feltro, TNT e espuma.
Ser for usar folhas de papel, dá para dobrá-las para que a criança consiga mexer a boca do boneco. Para ficar mais chamativo, use folhas coloridas, como as verdes para sapos e jacarés ou amarelas para abelhas e passarinhos.
Ao usar uma caixa de leite, corte-a ao meio em três das laterais. Na que ficou inteira, dobre, com o polegar em um lado partido da caixa e os outros dedos no outro, fazendo assim uma boca que se mexe.
Calma, que o seu personagem não vai ficar com cara de caixa de leite! Você decorá-la pintando ou cobrindo com folhas coloridas.
Como fazer dedoches?
Bem, costurar, usar cola quente e tesoura de ponta pode não ser a melhor das ideias para crianças pequenas. Para quem quer que elas brinquem sozinhas e sem risco, uma boa sugestão são os fantoches de dedo.
A vantagem desse tipo de fantoche é que dá para elas soltarem a criatividade com materiais simples de desenho. Basta que tenham uma folha de papel, lápis de cor, canetinha, tesoura sem ponta e cola branca.
Antes de começar a desenhar na folha, marque a largura da última dobra dos dedos. Na hora de cortar, faça duas abas laterais compridas a partir dessas marcações, para colar as pontas e fazer um anel de papel.
O legal é que dá para usar cinco dedoches em cada mão e soltar a criatividade. Dá para fazer os membros de uma família ou vários personagens de uma historinha completa.
Bem, essas foram só algumas dicas de como fazer fantoches
Adicione detalhes para fazer as características dos personagens. Dá para usar um material diferente para cada tipo de personagem, bicho ou acessório que você e as crianças queiram fazer.
Por exemplo, você pode usar feltro para o rabo e a orelhas de alguns bichos. Com retalhos de tecido, faça a roupa, um cachecol ou uma gravata. Desenhe bigodes, sobrancelhas, cílios e sardas com caneta hidrográfica permanente.
Para fazer os cabelos, use várias tiras de lã da cor desejada. Uma das tiras deve amarrar o feixe no meio. Com cola quente, deixe o cabelo fixado no topo da cabeça.
Em modelos mais elaborados, use varetas ou espetos de churrasco coladas nas mãos para mexer os braços. Nas papelarias, é fácil achar olhinhos e outras partes próprias para fazer fantoches. Use a criatividade!
E agora, será que você aprendeu como fazer fantoches de uma maneira que ainda não tinha pensado? Siga a Lê nas redes sociais! Sempre há um conteúdo novo para te inspirar a fazer o melhor para nossas crianças.