Conservação da escola motiva todos que convivem nela, veja

Quadra poliesportiva vista através do alambrado. Imagem ilustrativa texto conservação da escola.

Você pode até pensar que não há relação, mas a verdade é que o aspecto do ambiente influencia na motivação das pessoas que o frequentam. A conservação da escola ajuda a garantir a boa disposição de todos.

O local deve inspirar respeito e segurança. A preservação do patrimônio reflete a ideia de organização da instituição. Ao mesmo tempo, os alunos e educadores precisam se sentir acolhidos e em casa.

Hoje, 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Essa é uma boa oportunidade para falarmos sobre a importância de valorizar esse local onde ocorre a formação dos nossos jovens e crianças.

Como cuidar da conservação de cada espaço da escola?

Na escola, os alunos devem demonstrar educação igual à que têm em casa. Afinal, é lá que eles passam boa parte do dia e é onde acontecem alguns dos eventos mais importantes da infância e da adolescência.

O clima agradável deve começar com quem recebe o aluno no portão e passar pelas salas de aula, a secretaria, o pátio, as quadras…

Cada um desses espaços tem suas normas de funcionamento, frequências de limpeza e cuidados de manutenção e organização. Certifique-se de que todos têm plena consciência sobre cada uma das normas.

A conservação da escola deve ser incentivada sempre, para que seja incorporada à cultura dos alunos e funcionários. Previna o desgaste e engaje todos na identificação de problemas.

Deixe orientações afixadas onde alunos e funcionários possam ver facilmente. Esse é o tipo de informação que nunca é demais. Abaixo, confira alguns detalhes que você não pode deixar escapar.

Salas de aula

Sala de aula vazia. Imagem ilustrativa texto conservação da escola.

É nesses espaços que os alunos passam a maior parte do tempo. Por isso, a limpeza precisa ser feita, no mínimo, uma vez a cada turno. A atenção maior deve ser para farelo de borracha, pontas de lápis e papéis picados.

Para as manchas de canetas e outras sujeiras típicas, há produtos de limpeza específicos para salas de aula. Além de eficazes, eles não danificam superfícies de estruturas importantes, como as dos quadros brancos.

Pátio e corredores

Para a conservação da escola em locais de muito movimento, é preciso uma conscientização coletiva. Colocar lixeiras de coleta seletiva é uma boa forma de criar a cultura de que cada material deve ser tratado de forma diferente.

Aqueles que vão de bicicleta devem pensar no bem-estar de todos. Por isso, tanto nas dependências da instituição como em torno dela, eles devem apenas empurrar a bicicleta.

Banheiros

É importante lembrar sempre de dar descarga, fechar as torneiras até que não estejam mais pingando, lavar e secar bem as mãos. Afixar lembretes em locais estratégicos é algo que costuma funcionar muito bem.

Ah sim, você já deve saber da necessidade de ter álcool em gel em todos os ambientes. Os banheiros, sobretudo, são locais onde a higienização deve ser priorizada.

Paredes e pisos

Observe se há infiltrações ou descolamento dos revestimentos da fachada. Pensando na segurança de crianças e adultos, os pisos devem ser antiderrapantes, feitos de materiais como cimento, cerâmica, madeira ou fulget.

Para evitar visitas à enfermaria, invista em pisos emborrachados nas áreas com brinquedos. Outras vantagens desse tipo de material é que ele é ecológico e de fácil limpeza e drenagem.

Calhas e ralos

Corredor da escola vazio. Imagem ilustrativa texto conservação da escola.

Para garantir a segurança de todos, você precisa se preocupar com os efeitos das chuvas. Lixos podem dificultar o escoamento da água e provocar entupimentos, o que pode danificar materiais e até provocar acidentes.

Por isso, faça periodicamente a limpeza e a manutenção dos ralos, da canalização, das calhas, das telhas e dos pisos. As grades evitam que detritos, folhas e animais pequenos entrem nas tubulações.

Refeitório

Todos devem tomar cuidado de não jogar guardanapos, migalhas, sacos e embalagens de salgadinhos fora da lixeira. Depois de tomar refrigerante, o correto é amassar a latinha e colocá-la no lixo.

O ideal é que a limpeza seja feita rapidamente, para evitar a proliferação de insetos e fungos. Por esse mesmo motivo, as superfícies não podem permanecer úmidas por muito tempo.

Biblioteca

O espaço deve ser confortável e convidativo. Para ajudar nessa ideia, escolha um aroma próprio e use em difusores e desinfetantes. As prateleiras devem ser espanadas regularmente.

Além de manter o silêncio, é importante criar a consciência do cuidado para manusear os livros. Dessa forma, é possível que eles durem por anos. No caso de livros perdidos ou com folhas rasgadas, substitua-os o quanto antes.

Bosque

É necessário que haja, regularmente, campanhas educativas sobre a importância de não se depredar a escola. No caso de instituições públicas, crie a conscientização de que o espaço pertence e é feito para servir a todos.

As flores trazem cor e alegria a qualquer ambiente. No jardim, coloque cercas para que ninguém pise nas plantas. Se houver árvores, todas elas devem ser podadas regularmente.

Materiais diversos

Itens de laboratório, equipamentos eletrônicos, livros didáticos, medicamentos e equipamentos de Educação Física devem ser guardados em locais próprios. Dessa forma, ficará fácil encontrá-los sempre que for preciso.

Após o uso, é importante higienizar todo o material. Além de prevenir contra a covid-19, evita a proliferação de ácaros, poeira e bactérias, que causam outros problemas de saúde.

Conservação da escola é parte integral da educação

Redes do Grupo Lê

Além da conservação da escola, você valoriza tudo que é essencial para a educação de qualidade? Siga o Grupo Lê nas redes sociais e confira sempre um conteúdo criado para que nossos jovens e crianças tenham o melhor.