5 razões para que as crianças leiam histórias com animais

Bem, para falar a verdade, nem é tão difícil assim fazer com que as crianças se identifiquem com os personagens animais.

Por que as crianças gostam tanto de histórias com animais?

Você poderia até argumentar que as crianças se identificam facilmente com os bichos porque eles já estão estampados em muitos livros. Na verdade, o mais provável é que ocorre justamente o caminho inverso.

Pense se um livro sobre móveis faria com que as crianças criem uma paixão por cadeiras e mesas tão grande como as que têm por cães e gatos.

Perceba ainda como os nomes dos bichos são algumas das primeiras palavras que os bebês aprendem a falar.

A explicação para isso é simples. À medida que os bebês começam a perceber o mundo ao redor, eles desenvolvem uma atração fácil pelos animais.

Os animais se movem, têm cores vivas, fazem ruídos e têm o comportamento imprevisível. Em outras palavras, eles provavelmente são o mais próximo que temos de um ser humano.

Além disso, muitos animais que as crianças costumam ver de perto têm a vantagem de serem “fofinhos”. Claro, isso os torna ainda mais interessantes.

Como as fábulas ajudam as crianças a lidar com a vida?

Primeiramente, leve em consideração como o seu cérebro funciona durante a leitura. Por exemplo, se você está lendo algo sobre flores ou jardins, é ativada a parte do cérebro que lida com cheiros.

Da mesma forma, ao ler sobre crianças brincando, você está acionando a parte que lida com as funções motoras. Assim, o seu cérebro trata a leitura como um fato, quase como se você estivesse tendo aquela experiência na vida real.

Por isso, as fábulas permitem que o pequeno leitor sinta uma situação, sem que seja necessário tê-la vivenciado.

Esse tipo de história faz a criança imaginar e, dessa forma, experimentar o que os personagens veem e sentem. Essas experiências incluem coisas que vão além do corriqueiro, como emoções e pensamentos difíceis.

As histórias funcionam como uma forma de o leitor identificar suas próprias emoções. Por isso, de uma maneira geral, as crianças que gostam de ler também têm facilidade de compreender pessoas e visões de mundo diferentes.

Um livro é capaz de fazer o leitor chorar quando, por exemplo, um personagem querido morre. Dessa forma, ele sente tristeza e também conhece mais sobre esse sentimento.

Ao mesmo tempo, a criança sabe que aquele sentimento é seguro, pois pertence a um mundo fechado e fictício. Afinal, ainda é só uma história.

Mesmo assim, quando ela for enfrentar um fato semelhante em sua vida, aquela criança estará mais preparada.

Mas o que isso tem a ver com a relação entre crianças e animais? Calma, que já chegamos lá!

Conheça 5 motivos para que as crianças leiam histórias com animais

As histórias com animais permitem aos personagens irem aonde a ficção com humanos normalmente não vai.

Assim, as aventuras descritas nas histórias são emocionantes. Os personagens são caçados por predadores, sentem fome, sofrem com as mudanças do clima…

Mesmo assim, essas histórias têm embutida uma válvula de segurança, uma vez que os personagens não são humanos.

Isso permite aos autores irem a locais mais difíceis para conseguirem passar uma mensagem. A seguir, veja o que é possível que as crianças entendam ao ler histórias com animais.

1. Aceitar as diferenças entre as pessoas

As histórias infantis permitem ver o mundo pela perspectiva dos outros. Elas mostram como os relacionamentos funcionam e como aceitar as diferenças entre as pessoas.

Pela sua própria natureza, as fábulas promovem a tolerância a crenças e costumes distintos. Afinal, a criança já está lendo sobre uma vida bem diferente daquela que ela vive.

Além disso, em praticamente todas as fábulas, há personagens de espécies diferentes. Muitas vezes, são retratadas também as particularidades das relações entre essas espécies.

Pode ocorrer até mesmo uma amizade ou relacionamento amoroso entre animais improváveis, e isso é aceito como normal.

Assim, algo fácil de se concluir é que a personalidade é mais importante do que a espécie a qual cada bicho pertence.

2. Tolerar crenças diferentes

Aqui também vale a compreensão que é necessário ter entre as diferentes pessoas.

Suponhamos que uma história inclua personagens humanos com uma fé que não é a mesma que o leitor tem.

Nesse caso, seria preciso muito tato do autor. Afinal, não ia ser difícil encontrar alguém que se ofendesse com algum trecho específico da história.

Os escritores ainda estão sujeitos a, inconscientemente, colocar suas próprias impressões sobre determinados costumes.

Por outro lado, os animais podem ter doutrinas e princípios fictícios. Dessa forma, fica mais fácil mostrar como cada pessoa pode acreditar em coisas diferentes.

3. Conhecer regras sociais

É comum que os livros retratem cada espécie como tendo os próprios governos e regras de convívio.

Além disso, algumas histórias usam animais para demonstrar como atitudes egoístas ou impensadas podem acarretar em consequências desastrosas.

Novamente, seria muito entediante para uma criança saber sobre assuntos como política e questões sociais se não fosse sob a forma de uma aventura.

4. Compreender e respeitar a natureza

Algumas histórias trazem inseridos detalhes sobre florestas tropicais e características de espécies exóticas de animais.

Com isso, o leitor conhece mais sobre o meio ambiente enquanto lê. Dessa forma, não é difícil que ele faça considerações sobre o impacto dos seres humanos na natureza.

O mais importante é que esse conhecimento é passado sem parecer um sermão ou uma palestra tediosa. Pelo contrário, ele vem recheado de diversão, emoção e aventura.

5. Compreender a morte

A morte de um personagem ajuda o leitor a lidar com a perda. No entanto, a fatalidade de um personagem humano pode ser traumática. Pense como seria natural para o leitor se imaginar no lugar desse humano.

No caso de animais, a morte já é mais aceita. Além disso, algo como ser vítima de um predador é menos provável de acontecer a um ser humano.

Ao mesmo tempo, as fábulas mostram de forma gentil às crianças que a morte faz parte do mundo. Essas histórias ainda facilitam no enfrentamento das consequências da morte.

Assim, as fábulas permitem que as crianças vejam como é estar em uma situação difícil, mas em um mundo fechado e seguro.

A vantagem é que as histórias são divertidas e mais parecem uma aventura do que educação, propriamente dita. No entanto, não se engane: elas são, certamente, uma ótima forma de educar as crianças.

Você pode conferir as crianças adoram histórias com animais em qualquer um dos livros abaixo.

Capa do livro Gato, sapato, bicho do mato.

Gato, sapato, bicho do mato

O gato, o leão, o cachorro e vários outros bichos não queriam ser mais animais:

O macaco Simão, muito comilão, fez uma plantação de banana e mamão…

Mas houve uma grande confusão e muita aflição. O que teria acontecido? Entre nesta história e descubra como tudo acabou.

Capa do livro Demais.

Demais

Num universo de criaturas, o pequeno leitor vai deparar conceitos simples sobre mãe e filho, e que retratam o modo com que são percebidos. Ora o filhote se encontra em cima, ora embaixo, longe ou perto; dentro ou fora; diferente ou igual. O final encerra uma grande emoção.

Capa do livro Cadê meu dono?

Cadê meu dono?

Por meio de uma narrativa breve, o leitor conhece a dúvida de um cãozinho. Ele se perdeu e procura seu dono. À medida que observa as pessoas que encontra, vai comparando detalhes, como roupas, sapatos, tamanho dos pés e hábitos, mas conclui que não pertencem ao seu verdadeiro dono. Depois de muito procurar, ele o encontra, para grande surpresa do leitor.

E juntos seguem felizes.

Capa do livro Na biblioteca da rua direita.

Na biblioteca da Rua Direita

O ratinho Otto passava os dias lendo na antiga biblioteca da Rua Direita. Lia os mais diversos livros: aventuras, fantasia, mistérios da natureza… Tudo o que ele queria saber encontrava-se nas páginas. Bastava apenas juntar as letrinhas. O melhor aconteceu quando ele achou um livro de capa verde, cheio de estrofes. Recitando-os, foi ouvido por uma ratinha. Logo se apaixonaram e constituíram uma bela família que hoje frequenta uma seção especial da biblioteca. Qual será?

Capa do livro No meio da rua no mundo da lua.

No Meio da Rua no Mundo da Lua

O livro conta a história da trombada de uma lesma, que caminhava a esmo, com uma tartaruga, que devia estar no mundo da lua. A tartaruga, devido a seu casco duro, nada sofreu, mas a fragilzinha da lesma… foi parar no hospital. De quem foi a culpa? Leia e dê sua versão.