Direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC: conheça cada um

Você sabe quais são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Eles são referência para que a criança cresça de forma positiva e saudável.

Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dizem respeito à educação infantil, ou seja, à pré-escola ou creche. De acordo com a BNCC, a escola deve proporcionar situações em que a criança possa participar ativamente.

Essas situações devem convidá-la a vivenciar e resolver desafios. Isso inclui brincadeiras e interações envolvendo adultos e outras crianças. Com essas experiências, ela constrói significados sobre si, os outros e o mundo ao redor.

O objetivo é criar pessoas mais conscientes e independentes, com mais empatia e que saibam escolher o que é melhor para si. A seguir, conheça cada um dos direitos.

1. Conviver

Olhar para o outro amplia o conhecimento sobre o próximo e sobre si. Assim, o primeiro direito de aprendizagem e desenvolvimento é o da convivência em grupos, brincando, se divertindo ou em outra atividade cotidiana.

Esses grupos podem ser grandes ou pequenos, com pessoas de idades diferentes, e que usem linguagens variadas. Isso permite que a criança aprenda a conviver com as diferenças pessoais e culturais.

2. Brincar

Experiências sensoriais, emocionais, expressivas, cognitivas e sociais são essenciais. Além disso, a variedade de formas, espaços, tempos e parceiros de brincadeira ampliam o acesso à cultura e às possibilidades de novas ideias.

Portanto, as brincadeiras devem ser diversificadas, além de estimularem a participação e a contribuição de todo mundo.

Dessa forma, será possível explorar o máximo do potencial de cada um. Isso faz com que a criança desenvolva o autoconhecimento, a autonomia, a criatividade, a imaginação e os sentimentos.

3. Participar

É importante permitir que a criança se envolva no planejamento das atividades cotidianas e da gestão da escola. Isso contribui para a formação de valores e da cidadania.

Como isso é possível? O educador deve criar oportunidades para que a criança escolha as brincadeiras, materiais e ambientes onde ocorrem as atividades.

Ao participar ativamente de todas as etapas, ela desenvolve a linguagem e forma conhecimento. Com isso, começa a tomar decisões e se posicionar sobre suas preferências.

4. Explorar

Esse direito de aprendizagem e desenvolvimento contribui para que a construção do conhecimento e da diversidade seja feita de forma mais natural.

Movimentos, sons, gestos, texturas, palavras, cores, emoções, transformações, formas, histórias, relacionamentos: explorar esses elementos, dentro e fora da escola, permite um aprofundamento na cultura, na ciência e na tecnologia.

5. Expressar

Emoções, dúvidas, sentimentos, necessidades, hipóteses, descobertas, questionamentos, opiniões… Todas as formas de expressão devem ser estimuladas por meio de diferentes linguagens.

Em rodas de conversa e debates, todos devem ter oportunidade de falar. Isso irá permitir que a criança aprenda a argumentar sobre as decisões que afetam o coletivo e entenda sua importância enquanto indivíduo.

6. Conhecer-se

Por meio de experiências de cuidados, interações, brincadeiras e vivências de linguagem, a criança se desenvolve tanto como indivíduo como socialmente.

Pertencer a algo é uma forma de perceber o que torna cada pessoa única dentro de uma comunidade. Enquanto a criança está em processo de autoconhecimento, está construindo sua identidade pessoal, social e cultural.

Com isso, ela cria uma imagem positiva sobre si e sobre os grupos dos quais faz parte. Além disso, aprende a se expressar com clareza e a lidar com os diversos tipos de personalidade.

Como garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento?

Ao estabelecer esses direitos, a BNCC reconhece a criança como alguém que já levanta hipóteses, julga, conclui e assimila valores. A responsabilidade pelo seu cumprimento é dos profissionais da educação infantil.

Essa fase é de extrema importância para a formação humana. Ela prepara não só para a educação que virá nas fases seguintes da vida escolar, mas também para a construção da cidadania.

Para isso, é necessário estimular a criança de várias formas. As atividades devem ser focadas no aprendizado, mas, ao mesmo tempo, não podem deixar de lado a diversão.

Além disso, devem ser desenvolvidas com base nos campos de experiência da BNCC. Você sabe quais são eles? Confira este post sobre o assunto e garanta o cumprimento dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.