A arte está em praticamente tudo à nossa volta e hoje, 15 de abril, é dia de a celebrarmos. Pensando nisso, selecionamos obras para crianças e jovens que mostram como as formas de arte aparecem nos livros.
Antigamente, eram considerados apenas os 7 primeiros tipos da lista abaixo. No entanto, as mudanças sociais e tecnológicas trouxeram novas formas de pensar a cultura e, atualmente, elas estão em 11 categorias.
Ah, sim, se começarmos a refletir bem, há várias práticas que mereciam, mas não receberam uma classificação própria. Só para ficar em alguns exemplos, temos a arquitetura, a poesia, a cerâmica, o desenho…
Confira abaixo quais são consideradas as principais formas de arte, com indicações de livros para cada uma delas.
1. Música
No ritmo do martelo, uma tradição do Nordeste, Cordel da MPB homenageia os artistas e principais gêneros e movimentos da Música Popular Brasileira.
Para isso, volta lá nas origens do país e vai avançando as décadas até chegar aos dias atuais. Cada estrofe termina com o refrão: “Música rica é a MPB”.
2. Dança
Em Corrupio, Maria sonha com uma saia encarnada para dançar no baile da aldeia. Sua mãe realiza esse sonho e dá uma saia, sapatinhos de verniz, camisa de cambraia.
Uma saia bailarina bem rodada, encarnada… e poderosa. Maria rodopia de alegria e, vendo-a bailar, todos querem dançar com ela.
3. Pintura
Cada página de Como nascem os pássaros azuis é praticamente uma arte para ser emoldurada.
Em imagens, acompanhamos um menino que desenha pássaros em uma folha branca. Quando sai, as aves vão até um pote de tinta sobre a mesa e tingem-se antes de voarem, misturando-se ao azul do céu.
4. Escultura
Muitos monumentos têm sua construção ligada a histórias da cobrança do ouro e da Inconfidência Mineira, permeadas pela escravidão e pelo preconceito.
Fatos se misturam à tradição oral nas páginas de Mestre Lisboa – O Aleijadinho, biografia ilustrada de um dos maiores nomes da nossa arte sacra.
5. Teatro
Com os amigos, não precisamos usar máscaras. Podemos ser quem somos e ser admirados por isso.
Em Para ser Bernardo, acompanhamos um adolescente que passa por cobranças da família sobre a escolha da profissão. Nas aulas de teatro, ele conhece Hamlet, de Shakespeare, e aprende muito.
6. Literatura
Em A menina que matou o gato, uma criança adora ir à biblioteca para ler. No entanto, um acidente acontece e ela passa a se punir e perder a vontade de fazer o que antes gostava.
Seu processo de cura só se inicia quando ela se identifica com Clarice Lispector e se sente acolhida pela autora em seu livro.
7. Cinema
O cinematógrafo é a máquina que tornou possível ao homem brincar de ser Deus, eternizando-se nas imagens em movimento.
Por trás de sua criação está a amizade de dois irmãos de igual fascínio, algo que os unia e os impulsionava. Conheça a história desses inventores na biografia ficcional E a luz se fez…
8. Fotografia
Em Sombras de um samba, duas imagens desenrolam uma história cheia de perigos.
Na primeira, o retrato no jornal de um sambista desaparecido. Na segunda, um pedaço de carro alegórico abandonado em uma avenida é objeto de uma sessão de fotos feitas por uma premiada professora universitária.
9. Histórias em quadrinhos
Uma série de coisas estranhas acontecem em um hospital. Além de unir personagens do folclore brasileiro a temas atuais como o da saúde mental, Paciente 237 mistura referências e linguagens.
Assim, a escrita na forma de romance é intercalada por ilustrações e o estilo de narrativa típico das HQs.
10. Jogos eletrônicos
A cada dia, a tecnologia transforma nossas vidas. Com isso, um risco se alastra silenciosamente por todos os lares, nas luzinhas hipnóticas dos celulares, computadores, videogames e afins.
Em Reconexão, uma aventura insólita nos convida a refletir sobre esse tema preocupante da atualidade.
11. Arte Digital
Os softwares de desenho oferecem possibilidades infinitas para ilustrações de todos os estilos. Isso inclui as formas geométricas e as cores vibrantes, que cativam as crianças pequenas com sua simplicidade.
Apresente um livro da coleção Beco da Rua e veja elas descobrirem várias histórias escondidas.
Formas de arte nos livros e na BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais para as escolas de todo o Brasil. São habilidades, atitudes e valores que os estudantes precisam desenvolver durante o período escolar.
A competência geral 3 – Repertório cultural – está relacionada ao assunto que tratamos neste post. Ela diz respeito à fruição e participação nas manifestações culturais e artísticas, além da compreensão do valor de cada modalidade.
Aqui, você viu demonstrações de como as diferentes formas de arte aparecem nos livros. O Catálogo 2024 do Grupo Lê categoriza todos os títulos de acordo com o que é indicado pela BNCC. Clique ao lado e conheça!