Incentivar a prática de esportes com livros é possível! Veja 7 dicas

Os Jogos Olímpicos passaram e já deixaram saudades, não é? Certamente, jovens talentos como os de Rayssa Leal, Rebeca Andrade e tantos outros vão incentivar a prática de esportes entre as crianças.

Afinal, essa foi a melhor campanha da história para os nossos atletas. Então, aproveite o momento para procurar aulas de skate, futebol e ginástica artística, além de incentivar a prática de esportes na escola e com os vizinhos.

Participar de esportes e competições de modo geral traz uma série de benefícios. Veja alguns.

  • Adoção de hábitos saudáveis
  • Aprendizado sobre convivência em grupo
  • Consciência sobre a importância de respeitar regras
  • Preparação para as frustrações
  • Desenvolvimento da cognição

Emoji skateEmoji bola de futebolemoji ginástica

7 livros para incentivar a prática de esportes

Você sabia que é possível incentivar a prática de esportes por meio da literatura? E olha que eu não estou falando apenas de exercitar o cérebro!

A seguir, confira algumas dicas de livros que contêm exemplos de superação e diferentes formas de competição.

1. Esportes para manter o interesse pelos estudos

Não seria interessante a escola incentivar a prática de esportes da mesma forma que faz com o Português e a Matemática? A grande jogada fala sobre como é possível recuperar o interesse de algumas crianças em ficar na escola.

2. Competições além dos esportes

A prática de esportes não é a única forma de competir. Em A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel e Magrilim e Jezebel em: o rei do abecê, as disputas são feitas na forma de versos. Olha só que interessante!

Professora de educação física com alunos tomando água. Página 19 do livro Cabeça fria é que faz gol. Imagem ilustrativa texto incentivar a prática de esportes.

3. Consciência sobre o corpo

É importantíssimo ter cuidados com o corpo antes, durante e depois de qualquer esporte. Cabeça fria é que faz gol fala disso e dos mistérios e surpresas que envolvem os jogadores de dois times de futebol.

4. Esportes contra o sedentarismo

Uma das maiores causas da obesidade é o sedentarismo. A grande viagem de Rosita conta a história de uma porquinha que se exercita muito e, por isso, nunca engorda. Pelo mesmo motivo, ela se livra de uma enorme enrascada.

5. Perseverança para superação

Com treino, paciência e perseverança é possível não apenas aprender a andar de bicicleta, mas conseguir tudo que se deseja. O livro É só subir e cair fala sobre essas atitudes, úteis para toda a vida.

6. Esportes que dão sentido à vida

Além do talento, é necessário treino. Marcado para bater fala sobre um menino que era visto como desastrado quando, na verdade, sua verdadeira vocação estava escrita nas estrelas. Você pode adivinhar qual é?

Crianças brincando de bola, amarelinha, bicicleta e pular corda. Página 20 do livro Sai da toca, amigo!. Imagem ilustrativa texto incentivar a prática de esportes.

7. Valor das atividades ao ar livre

Hoje em dia, as crianças estão acostumadas a ficar confinadas em ambientes fechados e pequenos. Sai da toca, amigo! é um convite para as brincadeiras ao ar livre. Só assim é possível que as crianças tenham uma infância plena.

Gostou das minhas sugestões de livros para incentivar a prática de esportes? Se você quer mais dicas sobre qualquer tema, entre em contato conosco. A nossa equipe é campeã em indicar as melhores obras para jovens e crianças!