Veja como iniciar as crianças nos esportes, sem estresse

Depois da olimpíada, muitos jovens e crianças ficaram com vontade de praticar o que viram na TV e na internet. Essa é uma boa oportunidade para iniciar as crianças nos esportes. Não deixe que seja só um modismo!

Afinal, a prática esportiva desde a infância fortalece o corpo. Quando se torna um hábito, é capaz de prevenir doenças, inclusive na idade adulta.

Além disso, essa é uma ótima maneira de assimilar conceitos importantes para a vida, como solidariedade e determinação.

Iniciar as crianças nos esportes também ajuda a combater o estresse e a ansiedade – sim, elas também passam por isso, principalmente nos dias de hoje!

Iniciar as crianças em quais modalidades de esportes?

As preferências costumam estar mais definidas entre os 10 e os 12 anos. Tudo bem se escolherem o bom e velho futebol, mas os Jogos Olímpicos estiveram aí para lembrar a todos da infinidade de modalidades que existem.

Como você deve saber, as crianças se espelham muito em seus pais. Por isso, deixe que te acompanhem nos exercícios (você pratica atividades físicas, né?).

Incorporar os exercícios à rotina é o primeiro passo para iniciar as crianças nos esportes. Não importa se elas vão apenas ficar brincando. Na verdade, isso é o de menos.

Uma boa ideia levar os filhos para assistir a diversos tipos de competição. Novamente, tente não se restringir apenas ao futebol.

Ensinar sobre as regras de cada esporte é uma ótima maneira de fortalecer os laços afetivos. Se for algo que dá para praticar junto, excelente! Isso gera bons momentos e também estreita as relações.

Claro, há uma tendência de preferências, mas não existem modalidades próprias para cada sexo. Esse pensamento já era!

Como iniciar as crianças de cada idade nos esportes?

Leve em conta as modalidades adequadas para cada idade. Em todo caso, leve seus filhos ao pediatra antes de matriculá-los em qualquer aula.

O profissional vai orientar melhor, de acordo com as limitações físicas e respiratórias de cada paciente. Aliás, quem pratica esportes deve fazer um acompanhamento médico.

Pode ser interessante também bater um papo com o professor de educação física. A metodologia usada nas escolas ajuda a escolher as modalidades mais apropriadas para iniciar as crianças nos esportes.

Além disso, quem está na idade de levar os esportes a sério deve ter o acompanhamento de nutricionistas. A seguir, confira algumas práticas indicadas para cada idade.

Até 5 anos

Eles devem fazer, no máximo, quatro horas de exercícios físicos ao longo da semana. Os esportes radicais não são recomendados para essa faixa etária.

Em vez disso, são indicados os esportes que ajudam a desenvolver o corpo, a coordenação e a disciplina. Ao mesmo tempo, eles devem ter um caráter essencialmente lúdico.

Menino de quimono, praticando artes marciais. Imagem ilustrativa texto iniciar as crianças nos esportes.

A natação é especial para crianças mais inquietas e com dificuldades de concentração. Outras práticas interessantes são as caminhadas, chutar bola com os pais e até mesmo brincar no parque.

De 5 a 12 anos

O ideal é que as crianças conheçam o máximo possível de modalidades. Dessa forma, elas poderão escolher o que gostam com mais segurança. Não é preciso praticar mais do que três vezes na semana.

Você pode iniciar as crianças nos esportes coletivos, como futebol, vôlei, basquete e handebol.

A socialização inerente a essas modalidades são valiosas para as mais tímidas. O espírito de coletividade ajuda na assimilação do respeito às regras e aos colegas.

Para quem é preguiçoso, os esportes individuais são mais indicados. As artes marciais também são ótimas para essa faixa etária, principalmente entre as crianças mais perfeccionistas e disciplinadas.

Acima de 12 anos

Nessa fase, já é caso de pensar no esporte como uma possível escolha de carreira. Assim, é importante questionar se a intenção é competir ou apenas se divertir.

Antes de iniciar as crianças nos esportes de competição, leve em conta a dedicação e os sacrifícios que isso envolve. Por exemplo, a alimentação e os horários devem ser mais disciplinados.

No entanto, lembre-se de que as crianças se cansam mais rapidamente do que os adultos. Elas também recobram as energias com mais facilidade. Por isso, o ideal não é treinar por uma hora seguida, mas sim com várias pausas.

A vontade das crianças é importante!

O mais importante aqui é levar em consideração as preferências dos filhos, não as suas. Caso contrário, vira obrigação e o desgaste faz com que as crianças percam interesse em pouco tempo.

A prática de esportes deve ser prazerosa e vai além do que a escola exige. Portanto, não cabe ficar cobrando as crianças, muito menos em relação a performances e resultados.

Isso pode ser extremamente prejudicial, inclusive para a relação familiar. Então, encare os esportes como algo necessário, mas, sobretudo, recreativo.

Para você que entende a importância de iniciar as crianças nos esportes, espero ter ajudado. Outras dicas capazes de mudar a vida de toda a família você encontra na Bonde Lê. Aqui, os conteúdos são atualizados diariamente!