A literatura é um ótimo meio de se projetar em outras possibilidades e realidades. Pensando nisso, confira neste post algumas dicas de livros que, de uma forma ou outra, falam sobre ir atrás dos sonhos.
A criatividade e a imaginação são capacidades totalmente ligadas ao universo infantil. Bem, até que não seria nada mal se os adultos aprendessem um pouquinho mais com as crianças para se aprimorarem nesse sentido.
Ao sonhar, estamos resistindo à ideia de que aquilo que conhecemos é tudo que existe no mundo. Além disso, tudo que chega até nós foi criado a partir da vontade que alguém teve de superar o real.
Essa é uma das práticas que mais diferenciam um ser humano de uma máquina. Sim, porque até os animais sonham. Os protagonistas das obras a seguir vão desde seres inanimados até personalidades reais. Confira!
1. Ir atrás dos sonhos em todos os cantos do mundo
Tudo que a vaca margarida quer é conhecer o mundo. Ela só recebe opiniões desanimadoras até que, um dia, resolve ir atrás de seu destino. Margarida é um conto metafórico e simbólico sobre os caminhos para viabilizar os sonhos.
2. Vontade de mudar a realidade
No sertão do Nordeste, uma foto mostra um grupo marcado pelas dificuldades do dia a dia e que luta por um futuro melhor. Aquilo que não se vê mostra o passar do tempo e outra foto hipotética, acenando para outras possibilidades.
3. Desejo que tornou possível criar o cinema
Na biografia ficcional E a luz se fez…, conheça a história da máquina que eternizou o homem nas imagens em movimento. Por trás do cinematógrafo estão os irmãos Lumière, unidos pelo fascínio que os impulsionava.
4. Conto popular japonês
Em Issum Boshi – O pequeno samurai, um menino, do tamanho de um polegar, sonha em ir para a capital e ser um grande homem. Ele arranja trabalho em um castelo, encanta a princesa, derrota um mostro e, ainda por cima, cresce.
5. Ir atrás dos sonhos é mais fácil se houver ajuda
Em O rio dos gigantes de cabeça branca, todos os elementos sabem da muralha que separa o riozinho do mar, mas não o desiludem. Dezenas de rios se juntam, formando um verdadeiro mar de água doce, desaguando no oceano.
6. Revolucionário da arquitetura
Por causa do reumatismo, Gaudí teve uma infância cheia de limitações. Na biografia ficcional O sonho concreto, conheça a história desse arquiteto que provou que estilos diferentes podem se misturar e trazer uma beleza autêntica.
7. Quando se quer, dá-se um jeito
No livro de imagens Pé de ponte, um menino e uma menina querem ser amigos, mas são separados por um precipício. Com uma bola e um recado em um aviãozinho de papel, eles descobrem uma forma de viver essa amizade.
8. Persistência para fazer parte da família real
Trovão sempre fica de fora da escolha anual dos cavalos que irão trabalhar no reino. Um dia, ele é o único escolhido, não para a guarda real, mas sim para brincar com a princesa. Em Pocotó, um incêndio faz um sonho virar realidade.
9. Ir atrás dos sonhos na literatura
Em um livro, uma menina descobre uma escritora de nome igual ao seu. Aos poucos, a protagonista de Ela nasceu Clarice passa a escrever nas linhas da própria vida. Do amor aos livros, ela passa a dedicar sua vida à literatura.
10. Imaginação embalada pela música
Uma porquinha adora música e quer ser flautista. A mãe a aconselha a não seguir esse caminho, porque o pai não vai admitir. No entanto, Você vai ver quando seu pai chegar tem uma surpresa para todos: mãe, pai, filha e leitor.
11. Uma das maiores estilistas da história
Coco Chanel passou infância e adolescência em orfanatos. Aos dezoito anos, arrumou um emprego como vendedora e partiu para um novo tempo. Pontinho por pontinho é a biografia ficcional dessa figura destemida e provocadora.
12. Coragem para recomeçar
Em busca de emoção, três amigas abandonam a monotonia e ditadura da vida no formigueiro. Depois de uma viagem longa, chegam à praia. Na vida nova, as protagonistas de Três formigas amigas precisarão acreditar na amizade.
13. Pensamentos que estão sempre mudando
Quem tem a vida melhor: caracol, gaivota, peixe, planta ou cascavel? Talvez seja melhor enroscar-se num cobertor ou mergulhar num pote de brigadeiro. Que vida eu quero ter? é uma reflexão sobre a vida que desejamos para nós.
14. Ir atrás dos sonhos profissionais
Em Ulisses sabe escolher, conhecemos uma criança quesó quer brincar e experimentar o mundo. Ainda bebê, a família já imaginava várias profissões para ele. Já adulto, Ulisses acabou feliz, “brincando” de muitas profissões.
15. Levando a literatura a lugares perdidos no tempo
Uma pessoa singela, mas determinada, distribui sonhos e fantasias. A protagonista de Hortência das tranças viaja por lugares distantes com sua mala cheia de livros. Com isso, ela deseja que todos se fascinem pela literatura.
Você quer mais opções de livros sobre ir atrás dos sonhos?
O Grupo Lê tem em seu catálogo uma série de títulos que mostram às crianças a importância de sempre ir atrás dos sonhos. Entre em contato e vamos te ajudar a escolher os melhores livros para a sua escola ou para levar para casa!
Olá! Indicaria também os livros “Maria Sonhadeira” e “Murilo, o menino que queria ser mágico” da escritora Kênia Colares.
É sempre bom receber indicações de bons livros para os pequenos, Sabrina! Vou procurar conhecer esses livros.