Ir atrás dos sonhos pode começar com esses 15 livros infantis

A criatividade e a imaginação são capacidades totalmente ligadas ao universo infantil. Bem, até que não seria nada mal se os adultos aprendessem um pouquinho mais com as crianças para se aprimorarem nesse sentido.Emoji piscando

Ao sonhar, estamos resistindo à ideia de que aquilo que conhecemos é tudo que existe no mundo. Além disso, tudo que chega até nós foi criado a partir da vontade que alguém teve de superar o real.

Essa é uma das práticas que mais diferenciam um ser humano de uma máquina. Sim, porque até os animais sonham. Os protagonistas das obras a seguir vão desde seres inanimados até personalidades reais. Confira!

Livro Margarida

1. Ir atrás dos sonhos em todos os cantos do mundo

Tudo que a vaca margarida quer é conhecer o mundo. Ela só recebe opiniões desanimadoras até que, um dia, resolve ir atrás de seu destino. Margarida é um conto metafórico e simbólico sobre os caminhos para viabilizar os sonhos.

Livro Aquilo que não se vê

2. Vontade de mudar a realidade

No sertão do Nordeste, uma foto mostra um grupo marcado pelas dificuldades do dia a dia e que luta por um futuro melhor. Aquilo que não se vê mostra o passar do tempo e outra foto hipotética, acenando para outras possibilidades.

Capa do livro E a luz se fez...

3. Desejo que tornou possível criar o cinema

Na biografia ficcional E a luz se fez…, conheça a história da máquina que eternizou o homem nas imagens em movimento. Por trás do cinematógrafo estão os irmãos Lumière, unidos pelo fascínio que os impulsionava.

Livro Issum Boshi - O pequeno samurai.

4. Conto popular japonês

Em Issum Boshi – O pequeno samurai, um menino, do tamanho de um polegar, sonha em ir para a capital e ser um grande homem. Ele arranja trabalho em um castelo, encanta a princesa, derrota um mostro e, ainda por cima, cresce.

Capa do livro O rio dos gigantes de cabeça branca.

5. Ir atrás dos sonhos é mais fácil se houver ajuda

Em O rio dos gigantes de cabeça branca, todos os elementos sabem da muralha que separa o riozinho do mar, mas não o desiludem. Dezenas de rios se juntam, formando um verdadeiro mar de água doce, desaguando no oceano.

O sonho concreto

6. Revolucionário da arquitetura

Por causa do reumatismo, Gaudí teve uma infância cheia de limitações. Na biografia ficcional O sonho concreto, conheça a história desse arquiteto que provou que estilos diferentes podem se misturar e trazer uma beleza autêntica.

Pé de ponte

7. Quando se quer, dá-se um jeito

No livro de imagens Pé de ponte, um menino e uma menina querem ser amigos, mas são separados por um precipício. Com uma bola e um recado em um aviãozinho de papel, eles descobrem uma forma de viver essa amizade.

Livro Pocotó

8. Persistência para fazer parte da família real

Trovão sempre fica de fora da escolha anual dos cavalos que irão trabalhar no reino. Um dia, ele é o único escolhido, não para a guarda real, mas sim para brincar com a princesa. Em Pocotó, um incêndio faz um sonho virar realidade.

Capa do livro Ela nasceu Clarice.

9. Ir atrás dos sonhos na literatura

Em um livro, uma menina descobre uma escritora de nome igual ao seu. Aos poucos, a protagonista de Ela nasceu Clarice passa a escrever nas linhas da própria vida. Do amor aos livros, ela passa a dedicar sua vida à literatura.

Capa do livro Você vai ver quando seu pai chegar.

10. Imaginação embalada pela música

Uma porquinha adora música e quer ser flautista. A mãe a aconselha a não seguir esse caminho, porque o pai não vai admitir. No entanto, Você vai ver quando seu pai chegar tem uma surpresa para todos: mãe, pai, filha e leitor.

Capa do livro Pontinho por potinho.

11. Uma das maiores estilistas da história

Coco Chanel passou infância e adolescência em orfanatos. Aos dezoito anos, arrumou um emprego como vendedora e partiu para um novo tempo. Pontinho por pontinho é a biografia ficcional dessa figura destemida e provocadora.

Livro Três formigas amigas

12. Coragem para recomeçar

Em busca de emoção, três amigas abandonam a monotonia e ditadura da vida no formigueiro. Depois de uma viagem longa, chegam à praia. Na vida nova, as protagonistas de Três formigas amigas precisarão acreditar na amizade.

Livro Que vida eu quero ter?

13. Pensamentos que estão sempre mudando

Quem tem a vida melhor: caracol, gaivota, peixe, planta ou cascavel? Talvez seja melhor enroscar-se num cobertor ou mergulhar num pote de brigadeiro. Que vida eu quero ter? é uma reflexão sobre a vida que desejamos para nós.

Livro Ulisses sabe escolher.

14. Ir atrás dos sonhos profissionais

Em Ulisses sabe escolher, conhecemos uma criança quesó quer brincar e experimentar o mundo. Ainda bebê, a família já imaginava várias profissões para ele. Já adulto, Ulisses acabou feliz, “brincando” de muitas profissões.

Capa do livro Hortência das Tranças.

15. Levando a literatura a lugares perdidos no tempo

Uma pessoa singela, mas determinada, distribui sonhos e fantasias. A protagonista de Hortência das tranças viaja por lugares distantes com sua mala cheia de livros. Com isso, ela deseja que todos se fascinem pela literatura.

Você quer mais opções de livros sobre ir atrás dos sonhos?

O Grupo Lê tem em seu catálogo uma série de títulos que mostram às crianças a importância de sempre ir atrás dos sonhos. Entre em contato e vamos te ajudar a escolher os melhores livros para a sua escola ou para levar para casa!