Livros sobre vida em família: selecionamos 20 títulos para você!

Entre as nossas sugestões, você encontrará títulos que abordam os diferentes aspectos da relação entre irmãos, filhos e pais, netos e avós. Mas será que também podemos considerar duas pessoas como família?

Claro que sim! Na verdade, são várias as composições possíveis. Com certeza, uma discussãozinha aqui e outra ali são inevitáveis. Ainda assim, é importante que haja um esforço para a relação saudável entre todos.

Note que muitos dos livros sobre vida em família abaixo dão destaque para a diversidade e a aceitação. Então, acompanhe a nossa seleção inspirada no Dia da Internacional Família, que comemoramos hoje.

A coleção de chapéus fantásticos.

1. Cumplicidade entre uma bisneta e sua bisavó

A história de uma menina, sua bisa e… muitos chapéus! Tantos que parecem florescer nas páginas. O que será que acontece quando a menina coloca cada um deles na cabeça? Descubra em A coleção de chapéus fantásticos.

Capa Meu pai, minha rocha.

2. Pai autodidata

Todo mundo precisa de alguém para dar carinho e coragem, em qualquer fase da vida. Ainda assim, Meu pai, minha rocha mostra como é perfeitamente possível dar uma boa criação, mesmo sem ter um modelo para se inspirar.

Quando o bebê diz "mã mã"

3. Boas-vindas ao bebê

Cada membro da família vira um bicho e traz alguma coisa para compor o quarto do bebê. Quando o bebê diz “mã mã” traz uma série de perguntas sobre os significados das primeiras palavras, que tanto encantam os mais velhos.

Capa O homão e o menininho

4. Casos que inspiram

O homão e o menininho tem uma linguagem ágil, moderna e carregada de emoção. O livro é uma antologia de contos que giram em torno de temas como vida familiar, lembranças da infância e relacionamento entre pais e filhos.

Capa do livro Com o pé na estrada.

5. Aqueles que te conhecem como ninguém

Mãe e filho viajam para a casa da avó paterna. A partir daí, Com o pé na estrada, traz lembranças de cenas da época em que os pais ainda moravam juntos. Na volta, mãe e filho têm a certeza de que se conheceram mais.

O que eu sou pra você?

6. Pessoas importantes em nossas vidas

Uma menina pergunta o que ela representa para as pessoas que encontra. Cada um diz uma coisa: a caçula predileta da mamãe, a princesa da vovó, a irmã chata… O que eu sou pra você? sugere ao leitor que faça o mesmo.

Capa do livro Há um sol na solidão de Eduarda.

7. Aqueles que vivem em nossos pensamentos

Em Há um sol na solidão de Eduarda, uma menina se sente triste e sozinha no dia do seu aniversário. A figura da avó vem povoar sua mente para um diálogo que a leva a refletir. Com a chegada da avó, Eduarda redescobre a alegria.

Nem tão sozinhos assim...

8. União em tempos difíceis

Com a chuva, sete crianças ficam ilhadas em um sítio. A mãe não chega e, entre lágrimas e descobertas, encontram um livro com dicas de sobrevivência. Descubra as palavras animadoras de Nem tão sozinhos assim….

Capa do livro Metade pai metade mundo.

9. Surpresas a cada nova descoberta

Em Metade pai metade mundo, entramos na história de um jovem, seu pai e sua mãe. Eles saem da roça e se encantam com a vida no Rio de Janeiro. Lá, fazem novas amizades e revelam metades desconhecidas de si mesmos.

Livro Ulisses sabe escolher.

10. Respeito às escolhas dos filhos

Ulisses sabe escolher fala das escolhas profissionais que os familiares costumam atribuir às crianças. Ainda bebê, a família já imaginava que Ulisses seria várias coisas, enquanto ele só queria brincar e descobrir o mundo.

Capa do livro Meninas, bah!

11. Meninos e meninas podem viver em harmonia

Em Meninas, bah!, um menino conta sobre a chegada da irmãzinha e as dificuldades de reconhecê-la como amiga e companheira. Com o tempo, ele entende que a diferença entre os sexos não impede o amor.

Livro O menino e a flor

12. Liberdade para crescer e ser o que quiser

Sensibilidade e delicadeza são qualidades podem fazer parte dos universos masculino e feminino. O menino e a flor nos lembra que todos têm direito de gostar das mesmas coisas, crescer e ser o que quiserem.

Capa do livro E a luz se fez...

13. União para criar algo extraordinário

Por trás de uma criação revolucionária estão duas pessoas de igual fascínio pela grande amizade que os une e impulsiona. E a luz se fez… é uma biografia ficcional sobre os irmãos Lumière, criadores do cinematógrafo.

Capa do livro Três é demais.

14. Livros sobre a vida em família dos irmãos

Mendelévio e Telúria são irmãos dos quadrinhos que vivem brigando e se amando. Você pode acompanhar suas brincadeiras e diferenças em Amarra meu cadarço?, Histórias tão pequenas de nós dois, Três é demais e outros.

Rita tem medo

15. Ajuda para superar os medos

Em Rita tem medo, acompanhe uma menina que vai para o interior, passar uns tempos com a avó. Lá, tenta fazer o relógio de pêndulo funcionar e acaba descobrindo que nem sempre as engrenagens são fáceis de ser entendidas.

Capa do livro Tô ligado!

16. Brigas que não podem tomar rumos extremos

Em Tô ligado!, um adolescente foge de casa. As pessoas que encontra na fuga o fazem enxergar o mundo de forma diferente. Ele volta para casa, mas o reencontro com a mãe não vai bem. Anos depois, a mãe morre e ele se torna pai.

Livro O pai que lia pensamentos

17. Às vezes, pais não percebem que filhos crescem

Em O pai que lia pensamentos, um pai sempre adivinha o que o filho está pensando. Com o tempo, o homem se torna ausente e o menino se sente infeliz. Eventualmente, o pai redescobre a importância do diálogo e da convivência.

18. Respeito e compreensão

Do ponto de vista da criança, Um casório na Lua fala como é o cotidiano de uma família que convive com o Alzheimer. A mãe e a cuidadora, preocupadas e atentas, veem que a avó precisa construir uma nova união feliz com o avô.

Capa do livro Vó é sempre vó.

19. Amor incondicional dos avós

Vinícius não quer almoçar na casa da vovó Carminha. O que ele quer é ir pra casa da vovó Maria. Ele ama as duas, que sabem compreendê-lo, mas tem lá seus motivos. Saiba quais são em Vó é sempre vó.

Livro Duas casas.

20. Pais que moram em casas diferentes

O que acontece quando uma casa se divide em duas? Como amarrar duas casas e dois amores? Pai para um lado, mãe para o outro. Em forma de poesia, Duas casas fala das mudanças que a vida dividida traz.

Livros sobre vida em família para todo mundo!

Catálogo 2023

Ufa, quantos títulos, não é mesmo?

Saiba que essa foi apenas uma pequena seleção de livros sobre vida em família no catálogo do Grupo Lê. Clique na imagem ao lado e conheça obras para todas as idades, de vários gêneros e abordando todo tipo de temas.