Como você já deve saber, uma parte importante da formação da criança ocorre quando ela é inserida no mundo das letras. Saiba, então, que a música é um bom meio para incentivar a leitura e a escrita.
A música encanta, inspira e conecta pessoas. Por ser tão cativante, ela funciona tanto nos preparativos como para servir de trilha sonora para o momento de leitura. Claro, desde que não atrapalhe o foco.
Mais do que valorizar, é preciso participar ativamente das várias formas de produção de arte. Abaixo, entenda por que usar música para incentivar a leitura é algo que você precisa levar em consideração.
1. Leituras mais profundas
A música cria um ambiente descontraído. Ela também amplia os sentidos, o que torna a leitura ainda mais imersiva. Tudo isso faz com que o ouvinte/leitor fique mais predisposto a se envolver na experiência.
2. Escrita e oratória
Muitas palavras têm sons parecidos, com significados diferentes. Além disso, as letras costumam usar e abusar das figuras de expressão. Ao entender como usar a linguagem, a criança treina a escrita e a oratória.
3. Pensamento abstrato
Escutar música estimula o raciocínio espaço-temporal e, consequentemente, o pensamento abstrato. Em outras palavras, pensar “fora da caixinha”. Como você deve ter imaginado, sim, isso quer dizer desenvolver a criatividade.
4. Compreensão sobre o mundo
Depois de entrar em contato com experiências envolvendo música, a criança passa a ficar mais atenta aos sons à sua volta. Isso ajuda no processo de compreensão do mundo que, por sua vez, é ampliado com a leitura.
5. Possibilidades da língua
Quando para e presta atenção à letra, a criança vai entendendo os conceitos, assimilando os padrões sonoros e da linguagem como um todo: concordância, rimas, figuras de linguagem, consciência sobre fonemas etc.
6. Concentração e memória
A melodia ativa regiões do cérebro que estão relacionadas ao foco, à concentração, à memória. Além disso, os padrões presentes nas composições, bem como a sensação de ritmo, ajudam no fluxo de leitura.
7. Autoconfiança e laços sociais
Quando todos ouvem, cantam, rimam, dançam, marcham e tocam instrumentos juntos, cada um se torna mais ativo no processo. Isso ajuda a combater a timidez, a torná-los mais confiantes e, ao mesmo tempo, solidários.
8. Habilidade e coordenação motora
Além de tocar, a criança pode fazer os próprios instrumentos com sucata, como tambores usando lata, barbante etc. Essa é uma forma de exercitar a coordenação motora, habilidade essencial para a escrita.
9. Familiarização com o vocabulário
A repetição das palavras, tanto na música ouvida como na letra escrita, reforça a familiarização com o vocabulário. Inconscientemente, isso leva à assimilação dos fonemas, da separação de sílabas, da entonação das palavras.
10. Expressão das ideias
Da mesma forma que os elementos da narrativa de um livro estão conectados, uma música pode contar uma história. A noção de storytelling leva à busca pelas melhores maneiras de expressar ideias mais complexas.
E você, quer usar a música para incentivar a leitura?
É bom saber que são inúmeros meios, como a música, com capacidade para incentivar a leitura, não é mesmo? Para mais conteúdos sobre literatura, educação e universo infantojuvenil, siga nossos canais on-line.