Nordeste brasileiro está em diversas narrativas. Veja 5 casos

A Região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa. Foi lá que houve o “descobrimento do Brasil” (ênfase nessas aspas), o que levou a uma colonização exploratória em nosso país.

De lá para cá, a história da Região foi permeada por momentos difíceis, desigualdade social, preconceito e resistência. Isso levou à migração de muitas pessoas para outros estados, principalmente para o Centro-Sul do Brasil.

Nos livros selecionados abaixo, você conhecerá um pouco mais sobre a realidade e os costumes da Região. Tem de tudo um pouco: drama, poesia, contos, tradição oral, cantigas populares, literatura infantil e até quadrinhos.

Alguns tratam dos problemas do Nordeste de forma leve e bem-humorada, enquanto outros dão um nó no estômago do leitor.

1. Para driblar a seca do Nordeste

Capa do livro Dona feia.

O livro Dona Feia tem o mesmo título de uma cantiga de escárnio e é baseado na tradição oral e nos contos populares. Nele, conhecemos uma mulher que vive num casebre rodeado de milharal.

Ela é alvo de lendas, inclusive a de que provocou uma seca para se vingar do povoado. Porém, os moradores descobrem que podem driblar a seca com a ajuda de Dona Feia, ou melhor, Dona Fia, a fiandeira mais famosa do sertão.

2. Realidade que poderia ser diferente

Livro Aquilo que não se vê

As histórias de Aquilo que não se vê ocorrem no sertão do Nordeste. Já no início, uma foto apresenta as dificuldades que marcam a trajetória dos personagens que vivem nessa parte do país.

Com isso, o leitor logo entende porque eles sonham e lutam por um futuro melhor. Tempos depois, vem a realidade. No final, o livro convida a reflexão sobre a possibilidade de uma forma diferente de terminar a história.

3. E se a seca acabasse num passe de mágica?

Capa do livro D. Tricotina tapeceira.

É um cometa? Um meteoro? Uma estrela cadente? Não! D. Tricotina Tapeceira traz uma história encantadora, sem precisar usar as palavras. Só com imagens, acompanhamos uma fada-avó, ou tia-maga, como preferir…

Envolta em luzes e estrelas, ela desce até um planeta de terra seca e praticamente toda devastada. Usando a magia, ela o transforma em um local verde e vivo. Bem que poderia ser fácil assim na vida real, não é mesmo?

4. Vida nova, longe do calor do Nordeste

A menina das desculpas esfarrapadas e o menino apressado.

Um menino fanho e calado, que usa chapéu de couro e um par de botas. Ele vem de uma cidade do interior do Nordeste, onde quase nunca chove. O lugar é tão seco e quente que as vacas nascem com dois rabos, para se abanarem.

Em sua vida nova, conhece rios, cachoeiras e a fartura de peixes. O que acontece quando ele faz amizade com uma colega de classe? É isso que descobrimos em A menina das desculpas esfarrapadas & o menino apressado.

5. Humor da literatura de cordel

Sete Histórias de Pescaria do Seu Vivinho.

Fábio Sombra é um escritor, ilustrador, violeiro e pesquisador do folclore, sobretudo da literatura de cordel. O apelo popular dessa forma de poesia narrativa é uma ótima forma de incentivo à leitura.

Você pode conferir a irreverência do cordel em A bruxa Jezibaba e a menina bordadeira e Armando e o mistério da garrafa. O gênero se mistura aos quadrinhos neste e neste outro livro com o pescador mais mentiroso do mundo.

A grandeza da cultura do Nordeste

Como você viu, a seca é um assunto recorrente nos livros que abordam o Nordeste. Mesmo assim, a verdade é que a cultura que vem dessa parte do Brasil é riquíssima. Você concorda?

Pense só na contribuição que os artistas da Região deram para o cinema, o humor, a música, a culinária, a moda, as artes plásticas e, claro, a literatura.

Por isso, confira sempre o site da Lê. Os nossos conteúdos são atualizados diariamente e valorizam todas as formas de expressão artística. A cultura do Nordeste está inclusa nisso!