No meio literário, é comum usarmos termos técnicos para nos referir às partes externas e internas do livro: miolo, lombada, quarta capa, corte, luva, copyright, folha de rosto, página capitular, epígrafe, colofão…
Você sabe onde fica cada uma delas? Bem, a verdade é que não é raro as pessoas confundirem uma com a outra. Por isso, fizemos este guia com quase todos os termos que você pode encontrar, e seus nomes alternativos.
Então, pegue o livro mais próximo e tente localizar nele os itens da lista abaixo. Claro, será praticamente impossível encontrar tudo em um único exemplar. Muitos são opcionais, e há partes que substituem outras.
Por isso, já de início, damos essa dica: nos livros mais grossos, você provavelmente vai encontrar mais itens. E aí, vamos começar?
Partes externas do livro (capa)
Geralmente, o exterior é feito de cartão tríplex, supremo ou couché. Ele pode ser fosco ou brilhante, com gramatura de até 350 g/m². A seguir, localize o que você pode encontrar na parte de fora do seu exemplar.
Primeira capa
Isso mesmo! Você sabia que o livro tem quatro capas? E a primeira é aquela que a maioria das pessoas chama simplesmente de “capa”. Essa é a “cara” do livro, que pode ser dura ou flexível, feita de vários tipos de materiais.
Aqui, temos o título, o subtítulo, o nome da editora e dos autores (escritor e ilustrador). Em livros mais densos, ela pode ser a única parte ilustrada. Claro, também há casos em que nem mesmo essa parte tem ilustração.
Segunda capa
Lado interno da capa. Pode ser branco ou ter o mesmo padrão gráfico da primeira página do miolo.
Terceira capa
Lado interno da contracapa, que também pode ser branco ou ter a mesma estampa da última página interna.
Quarta capa
Parte de trás, que a maioria das pessoas chamam de contracapa. Pode conter uma breve biografia do autor, uma sinopse ou um trecho selecionado da obra.
Também é possível encontrar depoimentos e comentários sobre o livro ou a coleção. Além disso, contém o código de barras, ISBN, nome e site da editora.
Lombada
Também chamada de dorso, essa é a face lateral do livro. Ela contém o título, o subtítulo e os autores. Também tem o nome ou apenas o logotipo da editora.
No caso do livro que faz parte de uma coleção, é comum informar o número daquele volume. Essas informações facilitam a identificação do livro quando ele está em uma pilha ou ao lado de outros, sem precisar tirá-lo da estante.
Primeira orelha
Continuação da primeira capa, dobrada para dentro do livro. Ela pode conter uma sinopse ou trecho, além de informações e comentários adicionais sobre a obra ou a coleção.
Muitas pessoas a usam como marcador de página até metade do livro. Assim, usam a orelha da contracapa do meio até o final. No entanto, isso é algo que amassa e danifica, principalmente nas obras mais grossas.
Segunda orelha
Continuação da quarta capa, dobrada para dentro. Normalmente, contém uma breve biografia do autor.
Corte dianteiro
Com o livro fechado, o conjunto de folhas do miolo formam uma porção visível quando estão de lado.
Corte superior
Semelhante ao dito acima, porém, relativa à parte de cima.
Corte inferior
O mesmo, mas para a parte de baixo do livro.
Luva
Também chamada de sobrecapa, serve para preservar a capa. Ela pode ser graficamente igual à capa, ser feita do mesmo material ou não. Essa parte é mais comum em uma edição especial de uma obra.
Box
Nome dado ao conjunto formando pelo livro com a luva. O termo também pode designar uma coleção inteira com algo (cinta, luva, caixa) que mantenha todos os volumes juntos e organizados.
Cinta
Tira de papel ou plástico que envolve o livro, mantendo-o fechado. Algumas vezes, ela traz informações promocionais sobre o produto. Há também aquelas feitas para envolver todos os volumes de uma coleção.
Partes internas do livro (miolo)
As folhas são dobradas em cadernos de 16, 8 ou 4 páginas, que são enfileirados e colados na capa, ou costurados.
Normalmente, os livros juvenis e adultos são impressos em papel off-set, com gramatura de 56 a 240 g/m². O papel tipo pólen é amarelado e torna a leitura mais confortável. Sua gramatura varia de 70 a 90 g/m².
Já os infantis dão mais destaque para as ilustrações, sendo ideal o uso de papel couché, com gramatura entre 80 e 250 g/m². Há ainda o papel jornal, com gramaturas de 35 a 55 g/m², muito usado em quadrinhos.
O conteúdo principal de uma obra é a chamada “parte textual”. Assim, o que vem antes é o “pré-textual”, e o que vem depois é o “pós-textual”. Abaixo, veja as partes que você pode encontrar no livro ao abri-lo.
Página
Cada uma das duas faces de uma folha. Note que sua numeração leva em consideração apenas o miolo. Ou seja, a capa, a contracapa e as orelhas não contam como páginas.
Folha de guarda
Página totalmente em branco ou estampada. É colada à capa do livro de capa dura.
Ficha de empréstimo
Informações padronizadas, que facilitam a identificação do livro dentro do acervo de uma biblioteca. Normalmente, está em um envelope colado na primeira página.
Falsa folha de rosto
Primeira folha, que protege a folha de rosto. Normalmente, contém título, subtítulo e nome do autor.
Folha de rosto
Também chamada de frontispício, contém algumas informações de apresentação do livro.
Entre elas: título, subtítulo, autores, tradutor, organizador, número da edição, ano de publicação, informações sobre copyright, nome, logotipo e endereço da editora. Se for de uma coleção, o número do volume.
Quando você dá um livro de presente, é na folha de rosto deve escrever a dedicatória. É nela também que deve pedir a um escritor ou ilustrador para autografar.
Ficha catalográfica
Aqui, é possível encontrar alguns dados complementares sobre a obra. Entre eles, título original (no caso de uma tradução), número do volume (no caso de uma coleção).
Além disso, ano de publicação, copyright, ISBN, nome e função das pessoas que trabalharam no livro, nome e o endereço da editora. Também pode conter a relação de edições e reimpressões anteriores.
Copyright
Em alguns casos, há uma página apenas para mostrar o registo dos direitos autorais.
Dedicatória
Aqui, os autores homenageiam ou dedicam a obra a uma pessoa ou grupo. Isso pode ser feito na forma de agradecimento ou não.
Costuma estar em um dos cantos externos, em uma página ímpar. Quase sempre, escrita em itálico.
Agradecimentos
Página ímpar, que pode ser parte do prefácio ou não. Aqui, os autores demonstram gratidão às pessoas e instituições que, direta ou indiretamente, possibilitaram o livro.
Epígrafe
Introdução com um pensamento ou citação curta, que inspire ou que tenha alguma relação com a obra. Claro, com a indicação devida de autoria.
Deve vir em uma página ímpar, depois da dedicatória e antes da parte textual, quase sempre em itálico e entre aspas. Em algumas obras, ela antecede cada capítulo ou sessão.
Sumário
Presente em livros divididos em seções ou capítulos. São organizados de acordo com a ordem em que aparecem, indicando o número da página de início de cada um.
Fólio
Indicação do número da página. Para que seja facilmente visto enquanto se folheia o livro, costuma ficar em um dos cantos exteriores.
Ele não aparece nas páginas desde a falsa folha de rosto até o início do prefácio, nem nas páginas capitulares.
Notas
Anotações na parte inferior da página (rodapé) para comentar o texto principal ou fornecer referências. Também podem estar no fim de cada capítulo ou do livro.
Cabeça
No topo da página, pode haver uma informação parcial, como o nome do capítulo ou seção. Também pode ter informações gerais, como autor ou título.
Iconografia
Imagens, ícones e outros elementos gráficos que ornamentam ou fazem referência ao texto.
Prefácio
Texto introdutório, que apresenta, explica, comenta ou justifica uma obra, seu autor e contexto. Normalmente, é escrita por um convidado que leu o livro de antemão.
Prólogo
Texto introdutório para contextualização, expor objetivos e o modo como os temas serão tratados na obra.
Note, então, que não é o mesmo que o prefácio, uma vez que essa parte já pertence ao conteúdo principal e é escrita pelo próprio autor.
Página capitular
Aquela que apresenta um novo capítulo ou sessão.
Corpo
Conteúdo principal, desenvolvimento dos temas ao longo do livro.
Epílogo
Desfecho, ainda dentro do conteúdo principal.
Posfácio
Não é o mesmo que epílogo. Esse texto vem depois do conteúdo principal, dando um último ponto de vista para explicar ou informar algo relevante sobre a obra.
Índice
Relação, em ordem alfabética, de nomes, lugares e temas, com a indicação da página onde ocorrem. Note como isso é bem diferente de um sumário.
Glossário
Relação de palavras ou termos menos conhecidos, técnicos ou antigos, com a respectiva explicação. Essa lista deve vir em ordem alfabética.
Abreviaturas
Em ordem alfabética, são listadas todas as abreviaturas e siglas, além dos símbolos contidos no texto, com o significado de cada um por extenso.
Bibliografia
Relação de referências para a obra em questão. Há casos em que essa parte traz indicações do autor sobre outros livros com temas relacionados.
Biografia
Texto resumido sobre a vida e a carreira dos autores (escritores e ilustradores). Pode fazer parte do pós-textual ou aparecer na quarta capa, na primeira ou na segunda orelha.
Em alguns casos, o autor conta como o assunto tratado na obra se relaciona com sua vida.
Apêndice
Texto ou conjunto de textos complementares em que o autor fundamenta ou ilustra um argumento que aparece no conteúdo principal.
Anexo
Textos, ilustrações, documentos e recortes de jornais e revistas relevantes para a obra. O autor não pode modificá-los.
Colofão
Também chamado de cólofon, é a última parte impressa no miolo, na última página ímpar.
Contém informações técnicas sobre a impressão, como o nome da gráfica, o endereço, a data de impressão, o tipo de papel usado e a tipografia.
Que este guia tenha ajudado a localizar as partes do livro
E aí, quantas dessas partes do livro você já conhecia e quais acabou de descobrir? Para saber mais do rico universo literário, conheça os conteúdos de cada um dos nossos canais on-line.
Sensacional e super completo com explicação fácil e ilustrado. Amei! Parabéns aos criadores do post.
Que bom que gostou, Andrea. A gente sempre faz os nossos conteúdos com carinho, e é sempre bom ter essa dedicação reconhecida!
Perfeito. Uma explicação que eu a chamaria de explícita. Agradeço por terem a feito. E os parabenizo. Ao mesmo tempo lamento a falta de um aprofundamento dos leitores de uma entrega, uma imersão em um livro tão bem confeccionado. Novamente obrigado e parabéns
Que emoção receber esse elogio, Sueli! Também concordamos com a necessidade de os leitores se entregarem mais na leitura.
Gostei bastante, ficou bem explicado com as imagens.