Você sabe o que são as competências gerais apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Trata-se de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que o estudante deve adquirir ao logo da vida escolar.
Para isso, elas precisam refletir no dia a dia da criança, do adolescente que está em formação, bem como seu crescimento pessoal e profissional. Assim, ele se torna um sujeito mais autônomo e adaptável aos problemas próprios da atualidade.
Em outras palavras, as competências gerais da BNCC funcionam como um fio condutor para toda a educação básica. Uma referência para o currículo escolar e a elaboração dos conteúdos aplicados em sala de aula.
Dessa forma, o objetivo é garantir um padrão de ensino para todo o Brasil. Que o aluno, seja ele de qualquer região, tenha o mesmo preparo. Agora, conheça cada uma.
1. Conhecimento
Os conhecimentos que foram construídos ao longo da história sobre os mundos físico, social, cultural e digital precisam ser valorizados.
Além de entendê-los, o aluno deve saber como usá-los. Com isso, ele saberá não apenas explicar a realidade, mas também continuará aprendendo a colaborar para a construção de uma sociedade cada vez melhor.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
É o pensamento crítico que possibilita que o indivíduo exercite sua curiosidade intelectual.
Assim, ele também passa a ver as ciências com uma abordagem mais crítica e criativa. Ele investiga causas, elabora e testa hipóteses, formula e resolve problemas. Com isso, cria soluções, inclusive tecnológicas.
3. Repertório cultural
O ideal é ser capaz não só de usufruir, mas também de participar das manifestações culturais e artísticas.
Não deve existir qualquer discriminação sobre essas manifestações. Para que isso possa ocorrer, é preciso entender o valor das várias modalidades de produções que existem, tanto no Brasil como no mundo.
4. Comunicação
É importante saber usar os diferentes tipos de linguagem. Para isso, é necessário conhecer as linguagens artística, matemática e científica.
Também é preciso entender a importância dessa diversidade de linguagens. Assim, o aluno estará apto a compartilhar informações, experiências e ideias, além de expressar sentimentos com clareza, em diferentes contextos.
5. Cultura digital
O estudante deve compreender e saber utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Isso facilitará a comunicação, o acesso e a produção de informações e conhecimentos. Além disso, haverá maior protagonismo e autonomia nas soluções de problemas, tanto em práticas escolares como sociais.
6. Trabalho e projeto de vida
Antes de entrar no mundo do trabalho, o indivíduo deve entender e valorizar as diferenças de saberes e vivências culturais.
Para isso, é preciso se apropriar de conhecimentos e experiências. Ele também deve saber fazer escolhas com liberdade, autonomia e responsabilidade. Essas escolhas devem estar alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida.
7. Argumentação
O aluno deve ser capaz de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
Dessa forma, será possível formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. Tudo deve respeitar e promover os princípios éticos de direitos humanos, consciência socioambiental e consumo responsável.
8. Autoconhecimento e autocuidado
O sujeito deve ser capaz de se conhecer e se compreender. Com isso, agir de forma crítica.
Ainda assim, é preciso saber se apreciar dentro do contexto da diversidade humana. Ao reconhecer as emoções e fragilidades de si e dos outros, é possível valorizar e cuidar da saúde física e emocional.
9. Empatia e cooperação
Em uma sociedade ideal, todos devem saber exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
Deve haver o acolhimento e a valorização da diversidade, sem qualquer tipo de preconceito. Dessa forma, é possível promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, além de fazer-se respeitar.
10. Responsabilidade e cidadania
A última competência geral da BNCC diz respeito à atuação individual e coletiva, de forma autônoma, responsável, flexível e determinada.
Isso ajuda o estudante no aprendizado e na tomada de decisões. São atitudes que devem ser tomadas com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Relação entre as 10 competências gerais da BNCC
As competências que você viu aí acima estão relacionados aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Mesmo que estejam numeradas, é bom que você saiba que não há hierarquia ou diferença de peso entre elas.
Dentro de cada uma, há ainda as competências específicas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Essas sim são divididas por componentes curriculares e áreas de conhecimento.
Cabe também ressaltar que os conhecimentos, habilidades e valores não devem ser vistos isoladamente. O correto seria interpretá-los como quesitos interdisciplinares que fazem parte de todas as etapas da educação básica.
Os sistemas de ensino de muitos países desenvolvidos são orientados de forma semelhante. Aliás, essa abordagem também é usada em avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
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