Que tal se, nestas férias, irmãos, primos, amigos, crianças e adultos se juntassem em uma atividade que ensina brincando? Adivinhar as letras das palavras nas cruzadinhas é um passatempo e tanto!
O período sem aulas é para se dedicar a todo tipo de coisa legal: brincar ao ar livre, passear, viajar, visitar amigos e parentes que não se vê há algum tempo…
Saiba que tudo isso é tão importante para a formação infantil quanto estudar. Ainda assim, nos dias de chuva ou que, por outra razão, os pequenos preferem ficar quietinhos em casa, as brincadeiras podem ser igualmente inesquecíveis.
Videogames, celular e outros aparelhos eletrônicos têm muito valor e, fazendo bom uso, trazem uma série de benefícios. No entanto, não se preocupe porque, normalmente, eles já são atrativos para as crianças.
Quais são as vantagens de brincar de palavras cruzadas?
Bem, você já deve saber que brincar é uma das melhores formas de estimular a memória e, consequentemente, a aprendizagem. Claro, isso inclui fazer cruzadinhas!
Ver a posição das letras e contar a quantidade de quadrinhos reforça o aprendizado de ortografia, ou seja, a escrita correta das palavras. Pensar nas possibilidades da língua para termos e definições expande o vocabulário.
Ao observarem como o uso da própria inteligência possibilita desvendar pistas e vencer desafios, as crianças são encorajadas em seu desenvolvimento.
Aliás, cabe aqui falar que inteligência e raciocínio não são a mesma coisa. E o hábito de fazer cruzadinhas estimula também o raciocínio, que diz respeito ao pensamento e à rapidez do cérebro para processar informações.
A atividade exercita os pensamentos lógico e estratégico, o que leva ao raciocínio matemático. Por paradoxo que possa parecer, escolher as letras que se encaixam em cada quadro é algo que leva a “pensar fora da caixa”.
Tudo isso contribui para diversas áreas da vida, inclusive, na escola. Também não podemos nos esquecer da ampliação dos conhecimentos gerais.
Conheça a Coleção Cruzadinhas
A série é composta por três livros para crianças na fase de alfabetização. O nível fácil vem com o tema jogar bola, o médio, andar de bicicleta, e o difícil, patinar no gelo.
O tamanho grande das páginas e as ilustrações feitas com massinha atrai em cheio a atenção dos pequenos. Por isso, os livros são uma ótima introdução a esse hábito saudável, que pode ser levado para toda a vida.
A Coleção Cruzadinhas conta com brincadeiras como 7 erros, o que é o que é?, trava-línguas, cantigas e parlendas. Também há espaços para as crianças contarem sobre as próprias experiências e falarem das coisas que gostam.
Ao longo das páginas, as curiosidades ficam mais detalhadas à medida que cresce a dificuldade. Completando um nível, os pequenos podem passar para o volume seguinte. Só não vale pular para a página de respostas, hein?
Quem são as criadoras da Coleção Cruzadinhas?
As brincadeiras e curiosidades foram reunidas e propostas por Malô Carvalho, que também é psicóloga e trabalha com planejamento e pesquisa de mercado.
Parece um trabalho sério demais, não é mesmo? Só que ela é também apaixonada pelo universo infantil. Seus dois filhos a inspiram a escrever, e criar cruzadinhas é algo que tem um gostinho todo especial:
“Trabalha com a construção da leitura e da escrita, uma fase do desenvolvimento infantil que me encanta”, diz ela sobre a coleção.
As pistas para encontrar as palavras estão nas ilustrações de Suzete Armani. A massinha começou para ela como um hobby e foi se desenvolvendo até se tornar profissão.
Suas figuras encantadoras podem ser vistas em apostilas, revistas e livros como O colecionador de infinitos e Varinha de imaginar.
Então, você procura livros que ajudem no processo de alfabetização, proponham atividades e – acima de tudo – divirtam?
Conheça a Coleção Cruzadinhas. Para livros com propósitos diversos, entre em contato. Nossa equipe é especializada e terá prazer em ajudar a levar o melhor para a sua escola ou sua casa.