Abacate é ótimo para crianças e adultos. Veja receitas

A polpa do abacate contém ferro, cálcio, fósforo, ácidos, vitaminas A, B, C, E e K. Esses são nutrientes que ajudam no desenvolvimento saudável das crianças e dão energia para as brincadeiras.

Bem, você deve saber que o nome de uma das editoras do Grupo Lê é justamente Abacatte. Desse jeitinho mesmo, com “T” duplo, cheio de estilo.

A Abacatte publica livros como: O acaso abre portas, O elefante caiu, Um conto por um guaraná, O menino e a flor, O gato da árvore dos desejos e Diário da peste.

No entanto, hoje, estou aqui para falar da fruta, mesmo. Seu consumo pode começar na fase de apresentação alimentar. Ou seja, a partir dos seis meses de vida. A seguir, veja bons motivos para isso.

Emoji abacate.Emoji abacate.Emoji abacate.

Alguns benefícios do abacate

Pelo fato de ser rico em fibras, o abacate é indicado para bebês com o intestino preguiçoso. Na verdade, os benefícios do consumo já começam quando o bebê está na barriga da mãe.

A vitamina B9 reduz o risco de deficiências no cérebro, no tubo neural e na coluna vertebral. A B9 também ajuda na produção de serotonina, que está associada ao bom humor.

Outros nutrientes melhoram o fluxo sanguíneo, como selênio, luteína e colina. Consequentemente, a conexão dos neurônios, a concentração e o aprendizado são favorecidos.

Os ácidos graxos tornam o alimento em um excelente aliado na saúde vascular. Afinal, eles diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL).

Além disso, a vitamina D estimula a produção de colágeno, o que é ótimo para cabelo, unhas e pele. Tanto que o abacate serve de matéria prima para vários cosméticos. O óleo da polpa também é usado para tratar dermatite e eczemas.

Aliás, a vitamina D ajuda a regular a absorção de cálcio e fósforo. Isso fortalece ossos e dentes, tornando o consumo de abacate indicado para as crianças, que estão com essas partes do corpo em formação.

Receitas para as crianças com a fruta

Como o abacate é macio e tem o sabor neutro, sua introdução na dieta das crianças não deve ser muito difícil. Abaixo, seguem algumas receitinhas.

Bebê comendo papinha.

Papinha de abacate

Para essa receita fácil, você só vai precisar de dois ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de abacate
  • 1 banana nanica

Modo de preparo

Bata as frutas no liquidificador ou amasse e misture com um garfo. Nessa idade, as cores chamam muito a atenção das crianças. Por isso, sirva imediatamente, antes que as frutas escureçam.

Sorvete na xícara, com lascas de coco.

Creme de abacate

Uma deliciosa sobremesa! Confira os ingredientes.

  • 1 abacate maduro
  • 1 limão
  • 3 colheres de açúcar mascavo
  • 250 g de castanha-do-pará
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Deixe as castanhas de molho na água de um dia para o outro. Passado esse tempo, bata os dois no liquidificador e coe. Depois, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Coloque na geladeira e sirva frio.

Prato com rosto, de guacamole e cenoura. Imagem ilustrativa texto abacate.

Guacamole e palitos de cenoura

Para essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 1 cenoura
  • 1 cebola roxa
  • 1 tomate
  • 2 limões
  • Coentro ou salsa
  • Sal

Modo de preparo

Esprema os limões, descasque a cebola e pique o coentro ou salsa. Parta a cebola e o tomate em cubinhos. Amasse o abacate, adicione sal e misture com esses ingredientes. Para fazer o acompanhamento, parta cenoura em palitos.

Quando consumir e como conservar

Espere que a fruta esteja madura para consumir. Ou seja, você deve conseguir tirar a polpa facilmente com uma colher. Para evitar o escurecimento, pingue algumas gotas de limão, embrulhe em papel filme e guarde na geladeira.

Emoji abacate.Emoji abacate.Emoji abacate.

Se você conhece outros benefícios ou tem uma receita especial com abacate, use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte. Não sei de você, mas essa conversa me deu uma baita fome.