Angela Leite de Souza resgata agulha e linha em seus livros

Desde quando ainda era menina, Angela Leite de Souza já era fascinada por todas as formas de arte. Atualmente, ela usa os bordados e materiais de costura, explorando suas incontáveis possibilidades na literatura.

A autora mistura a prática dos trabalhos manuais, adquirida na infância, com a técnica que criou para tornar as imagens tridimensionais. O resultado é bem interessante, além de lindíssimo!

Ela conta que, quando começou a publicar, em 1982, não tinha ideia de que as experiências e brincadeiras de infância seriam tema para seus livros.

“Desde bem pequena gosto de brincar com palavras. Escrevia versinhos, criava histórias. Mas, como não existiam tantos brinquedos para comprar quanto hoje, também inventava os meus. Com a ajuda dos adultos da família e de minha própria imaginação, aprendi que tudo pode ser brinquedo. Isto é, que com as coisas que sobram em casa e costumam ir para o lixo, a gente imita os objetos reais e se diverte, antes mesmo de brincar com eles.”

Angela Leite de Souza

Conheça um pouquinho da trajetória de Angela Leite de Souza

Angela Leite de Souza começou escrevendo textos de prosa e poesia. Se especializou no haicai, gênero literário de origem japonesa. Jornalista de formação, inicialmente, ela lidava apenas com as palavras.

Mais tarde, seus três filhos a ajudaram a descobrir a veia infantojuvenil. Com o tempo, experimentou também a ilustração. Isso deu asas ao gosto pelas artes plásticas que, até então, estava adormecido.

Inicialmente, Angela usava linguagens comuns a muitos artistas, como a aquarela e a colagem. Aos poucos, foi encontrando uma expressão própria.

A autora foi finalista do prêmio Jabuti de Ilustração. Seu livro Tudo pode ser brinquedo recebeu o Selo Altamente Recomendável Criança, da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Também pela FNLIJ, Entre linhas foi considerado Melhor Livro de Poesia. Aliás, o livro também foi selecionado para o Catálogo da Feira de Bolonha, a maior do mundo no segmento infantojuvenil.

Paz foi escolhido para o Acervo Básico da FNLIJ e para o Catálogo de Bolonha. Além disso, faz parte do Clube de Leitura dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esse Clube de Leitura é uma forma da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecer a literatura como ferramenta para formação da cidadania. Interessante, não é?

Angela Leite de Souza e suas obras

A carreira de Angela Leite de Souza engloba mais de 70 títulos. Ela garante que, seja escrevendo ou ilustrando, o prazer de usar a imaginação é o mesmo. Quem diria – hoje, ela também ilustra para outros escritores.

A seguir, conheça algumas das melhores obras da autora.

Capa do livro Cinderela e outros contos de Grimm.

Cinderela e outros contos de Grimm

De forma envolvente e inusitada, o livro apresenta uma apaixonante viagem pelo mundo do encantamento. Nele, Angela Leite de Souza reconta histórias como a de Cinderela, Rapunzel e a do menino predestinado a ser rico e feliz.

Capa do livro Entre linhas.

Entre linhas

Coletânea de poemas envolvendo costura, bordado, tricô, crochê e tapeçaria. Há ainda o significado de palavras como nesga, drapeado, entretela, ponto de cruz, lantejoula e o passo a passo da arte de alinhavar, chulear e pregar botão.

Capa do livro Tudo pode ser brinquedo.

Tudo pode ser brinquedo

É possível brincar com várias coisas, desde as mais banais, muitas vezes consideradas lixo. Pode ser uma meia velha, um pedaço de papel, uma lata ou outras bugigangas. Afinal, a imaginação é o melhor brinquedo que temos!

Capa do livro Um homem cor de limão.

Um homem cor de limão

Esse título reúne uma série de poemas sobre temas diversos da fantasia infantil, como extraterrestres, monstros, bichos, casas etc. Aqui, além de emocionar, Angela Leite de Souza permite a participação ativa do leitor.

Livro Paz

Paz

O livro convida à reflexão usando objetos encontrados em caixas de costura. As metáforas são construídas com palavras e imagens de linhas, agulhas, botões, fitas, sianinhas e barbantes, dispostos ao longo das páginas.

Leve os livros Angela Leite de Souza para casa, biblioteca ou escola

Você também se interessa pela literatura e pelo universo da costura e do bordado? Então, entre em contato! Além dos livros de Angela Leite de Souza, temos várias opções de obras que valorizam as diversas formas de arte.