Bolhas de sabão: saiba como se formam e faça receitas ótimas!

Férias, recessos escolares, feriados, fins de semana… Tudo isso combina muito bem com uma brincadeira atemporal! Fazer bolhas de sabão é uma das maneiras mais simples de garantir a alegria dos pequenos.

Se me perguntar por que elas fascinam tanto, não saberei te explicar exatamente. Uma coisa eu garanto: aqui, você terá as melhores receitas e vai entender por que elas funcionam tão bem.

Talvez você esteja aí pensando enquanto me lê: “É só misturar água e detergente, e pronto!”

Sim, é verdade. Mesmo assim, você sabe qual é a proporção ideal? A mistura perfeita leva meio copo de detergente ou sabonete líquido para cada 500 ml de água. O resultado varia de acordo com a marca do produto que você usar.

Existe explicação científica para as bolhas de sabão?

Quero ver se você sabe como as bolhas se formam e por que elas são sempre assim, redondinhas.

Isso acontece por causa das ligações que ocorrem na água, entre as moléculas de hidrogênio e oxigênio. Essas atrações ocorrem em todos os sentidos, mas são ainda mais intensas na superfície do líquido.

Como não há moléculas de água acima, somente para os lados e para baixo, a desigualdade de ligações causa uma tensão. Isso faz o líquido se contrair e formar algo semelhante a uma película na superfície.

As moléculas de água da superfície só se juntam com o hidrogênio que está ao lado, aumentando ainda mais a força da ligação. Com essas ligações se repetindo muitas e muitas vezes, vem a forma esférica.

As moléculas do detergente, por sua vez, têm a capacidade de se intercalar com as da água, dando elasticidade ao conjunto.

Quando a água evapora, a bolha estoura. As receitas que você vai ver aqui funcionam bem porque usam ingredientes que mantêm a água no estado líquido por mais tempo.

Receitas infalíveis de bolhas de sabão

Se você quer que suas bolhas de sabão saiam realmente bonitas e durem mais, anote aí uma receita especial.

  • 1 copo de detergente
  • 5 copos de água
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de fermento em pó

Em uma tigela, misture bem os ingredientes, para que o açúcar dissolva totalmente. Depois, deixe a solução descansando por algumas horas.

Para bolhas de sabão ainda melhores, existe um segredo e eu vou te contar aqui: use glicerina. Ela é baratinha e vendida em qualquer farmácia. Confira a receita abaixo.

  • 1 copo de detergente
  • 5 copos de água
  • 6 colheres de glicerina ou glicerol vegetal

Se você quiser, já pode começar a brincar assim que a solução estiver pronta. Mesmo assim, saiba que, se deixar a mistura descansando por um dia, as suas bolhas de sabão estarão ainda mais bonitas.

Para bolhas de sabão mais espessas, tem gente que adiciona amido de milho à receita. Saiba ainda que dá para fazer bolinhas de sabão com um tubo de caneta esferográfica.

Continue sempre encantando as crianças

Se você reconhece o encantamento das crianças pelas bolhas de sabão, confira duas sugestões de livros que eu separei.

Capa do livro Leva vento, leva.

Leva vento, leva

Um silencioso diálogo entre dois espaços. Um menino no morro faz uma bolha de sabão que reflete a comunidade em que vive. Ela chega a um prédio, onde uma criança solta outra bolha, que também mostra o lugar onde mora.

Capa do livro Bolha de sabão.

Bolha de sabão

O texto e as ilustrações desse livro encantador nos convidam a viver o clima de fantasia, suspense e magia da história. Uma grande aventura espera por Katia, que está à procura da terra das bolhas de sabão.

Legal, não é? Enfim, existem várias receitas para fazer bolhas de sabão. Você conhece alguma boa? Então, use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte. Estou anotando!