Se eu disser a palavra “natureza”, tenho a certeza de que você logo vai pensar em um cenário com árvores. Provavelmente, várias delas. Afinal, a árvore é o principal símbolo de natureza que temos.
Hoje, 21 de setembro, comemoramos o Dia da Árvore. A data foi escolhida por causa da chegada da primavera. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre a importância da preservação para mantermos nossa qualidade de vida.
Não estou falando aqui apenas dos humanos, mas dos seres vivos, de modo geral. Confira alguns dos principais benefícios que essa riqueza natural proporciona para todos.
Torna o ambiente mais agradável
Vamos combinar: a árvore torna qualquer paisagem mais bonita, seja no campo ou na cidade. O ambiente se torna tão agradável que chega a influir até mesmo na saúde mental das pessoas, você acredita?
Não sou eu que estou dizendo! Há estudos que mostram a relação entre morar em uma área arborizada e a redução no uso de antidepressivos.
Regula a temperatura
Um conjunto de árvores contribui para a redução da temperatura entre 2°C e 8°C no local onde está.
Além de tornar o clima mais ameno, isso representa uma economia de energia elétrica no uso de aparelhos como ventilador e ar-condicionado.
Fornece papel e madeira
Por um instante, tire os olhos da tela e olhe a sua volta. Perceba quantos papéis e móveis de madeira há somente aí onde você está.
Sim, a árvore é fonte de matérias-primas para a fabricação de itens essenciais em nosso dia a dia. Sem contar que elas oferecem recursos genéticos para pesquisas, inclusive da indústria farmacêutica.
Gera frutos
Para finalizar, não podemos nos esquecer de que é a árvore que nos dá frutos como os limões, abacates, laranjas, maçãs… Bem, a lista é praticamente infinita!
Já imaginou se você tivesse de passar a vida sem experimentar qualquer um desses alimentos, ou os sucos, sorvetes e bolos feitos com eles? Difícil, não é?
Equilibra outros elementos da natureza
Uma árvore pode servir de moradia para diversas espécies de pássaros, além de sombra e abrigo para vários animais (incluindo os seres humanos).
Ela também evita a erosão do solo e aumenta a umidade do ambiente. Talvez você não tenha se atentado para isso, mas pense como essa última característica ajuda a regular as chuvas e a diminuir os riscos de enchentes.
Reduz a poluição
A árvore desempenha um papel duplo na qualidade do ar que respiramos: ao mesmo tempo em que absorve o carbono, ela produz oxigênio.
Isso é algo que faz muita diferença, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos. A propósito, a árvore reduz a poluição não apenas do ar, mas também dos mananciais e lençóis de água.
Conheça 15 livros que mostram a importância da árvore
No mundo inteiro, há algo em torno de 3 trilhões de árvores. Isso dá, mais ou menos, 420 para cada pessoa. Puxa, isso é muito, não é?
Mesmo assim, não quer dizer que não seja necessário que nos preocupemos com os problemas ambientais e o desmatamento. A verdade é que, das 420 árvores que cada um de nós “tem”, duas são cortadas anualmente.
Isso quer dizer que, se elas não forem repostas, a ação humana fará com que desapareçam do planeta em pouco mais de 200 anos.
Abaixo, separamos algumas dicas de livros que ajudam a conscientizar sobre a preservação e que a árvore aparece como elemento fundamental.
1. Sombra e moradia para os passarinhos
O porteiro de um prédio vive cuidando dos passarinhos que fazem ninho nas árvores. Dizem que foi ele quem plantou algumas das árvores que hoje fazem sombra na calçada. Conheça essa pessoa incrível em Aninhação.
2. Árvore diferente
Deve ser difícil encontrar uma árvore que dá ursos. Em Semente de urso, uma menina encontra uma semente peludinha e gordinha. Será que é mesmo uma semente de urso? O melhor a fazer é plantar, regar e esperar.
3. Segredo da vida
Joaquim admira a paisagem que o cerca e a simplicidade das coisas. Em Como natureza, conheça um menino que guarda o segredo da vida. Ele sonha em ter uma semente no umbigo, para que brote como raiz e vire árvore.
4. Dando cor ao dia
Brincando, um menino está sempre descobrindo os encantos das árvores, das frutas, dos pássaros, do rio e, principalmente, da companhia do pai. Conheça essa pessoinha sensível e especial em O menino que falava pouco.
5. Em busca de um cantinho para viver em paz
Em uma bela floresta, as árvores são cortadas. Com isso, os pássaros migram para a cidade. Lá, encontram todo tipo de perigo: poluição, estilingue, armadilhas… O final de Onde canta o sabiá mostra uma triste realidade.
6. Mania de subir em árvores
Um gato sobe em uma árvore para fugir dos cães e nunca mais desce. Lá em cima, conhece uma menina que também está fugindo de algo. Eles se tornam amigos e ajudam a superar os medos em O gato da árvore dos desejos.
7. Subindo em uma árvore beeem alta
Uma menina planta um pé de feijão e, por ele, sobe até as nuvens. Do alto, avista um castelo, que parece assombrado, como aqueles dos parques de diversão. Joana e o pé de feijão é a releitura bem-humorada de um clássico.
8. Soluções que só surgem de quatro em quatro anos
Sem saber, uma onça e um cabrito constroem juntos uma casa no meio de um bosque. Alonça & Juca Brito é uma história popular, recontada de forma divertida, mas levando a sério os problemas sociais de hoje.
9. Casa da árvore
Um lápis na mesa acorda e resolve desenhar sozinho. Mal termina de traçar uma linda árvore, ela também ganha vida e cresce, acomodando a casa em seus galhos. Assim, em Na ponta do lápis, temos uma divertida casa da árvore.
10. Brincadeiras no quintal
Duas crianças vivem o privilégio de brincar em quintais com tudo a que têm direito: árvores, pássaros, bicas d’água, tanque, plantas, bichos e muita fantasia. Conheça as amigas Gló e Théfa em Um sapo na barriga.
11. Para registrar uma amizade
Em A menina das desculpas esfarrapadas e o menino apressado, dois colegas de classe se “têm” uma árvore para chamar de “sua”. Nela, deixam recados, ditados populares e desenhos de corações apaixonados.
12. Missão importante
Um urso precisa arrumar uma nova casa para morar. Andando pela mata, vê que muitos animais se sentem donos das coisas. Em Urso Fiote, veja como ele passa a proteger os animais, as plantas, a água e toda a vida ali existente.
13. Comunicação e a falta dela
A criança e sua capacidade de percepção e imaginação. O homem e sua negligência com o meio ambiente. Uma história de amor e liberdade. O prazer da criação. Esses são alguns dos temas de Três pontinhos.
14. Destruição da natureza
Uma mamãe e seu filhote vivem tranquilamente na floresta, até que chega o homem, que ocupa o espaço e destrói aquele ambiente natural. Vila da onça mostra como a ação humana expõe animais em processo de extinção.
15. Recomeço da vida
Uma árvore é cortada. Sem querer, a pessoa que cortou acaba levando uma semente, agora germinada. Um pássaro a leva para um menino, que a planta perto da árvore antiga, e a nova vida começa em Era uma vez uma árvore.
Bem, você viu aqui algumas sugestões de livros que podem conscientizar as crianças sobre a importância da árvore em nossas vidas. Entre em contato e vamos te ajudar a escolher os melhore títulos com o tema que você procura.