‘Margarida’ fala às crianças sobre a importância dos sonhos

Livro Margarida

O livro Margarida é um conto metafórico e simbólico sobre os desejos e as escolhas de cada um, bem como os caminhos para alcançá-los. Essa é a história de uma jovem e encantadora vaquinha…

“Todos diziam que o destino das vacas era ter muitos, muitos filhos. Com os anos, elas eram levadas para descansar num asilo ou contratadas para trabalhar numa grande fábrica de bolsas, sapatos e tapetes. Mas Margarida preferia acreditar que, por gratidão, todas ganhavam dos patrões uma bela viagem de balão. Assim contou sua mãe quando partiu para conhecer o mundo.”

Acompanhe os sonhos de Margarida

Margarida não se contenta com o que a vida na fazenda tem a oferecer. Por isso, quer conhecer o mundo e fazer novos amigos. Enfim, buscar a felicidade. Porém, ao que tudo indica, isso só é possível na imaginação.

Ela precisa ir além do horizonte verdejante e das cercas da fazenda. Para completar, todos os outros bichos só põem empecilhos, tentando convencê-la a desistir dos seus sonhos e permanecer onde está.

Cada um dá uma opinião mais diversa e desanimadora que o último, apontando todos os obstáculos. Quer dizer, todos, menos Aurélio, um sábio jabuti que a aconselha a ir atrás do seu destino.

É a partir daí que Margarida se enche de coragem e determinação e, como a flor de mesmo nome, desabrocha para o mundo.

Mal sabe ela que a felicidade está bem ali pertinho. Será que é possível encontrar amizade e amor em quem é bem diferente da gente? Margarida nos mostra que sim. No caso dela, o peixe-boi Alfredo.

Como foi o processo criativo do livro?

Amante de poesia, André Neves escreve histórias cheias de lirismo, delicadeza e inocência. No entanto, ele admite ter dificuldade em criar textos com tom cômico. O único livro em que conseguiu esse feito foi, justamente, Margarida.

Para estar com a vaquinha e seus amigos, ele precisou reformular o olhar e, ainda assim, manter sua personalidade. Vale lembrar que André Neves também desenhou os cenários e bichos de várias espécies que vemos no livro.

Vaca correndo no pasto. Margarida, páginas 30 e 31.

Nessas ilustrações, o autor experimentou com misturas de cores leves e divertidas. Com isso, buscou “captar um pouco da beleza que a natureza põe em nosso olhar e deixamos passar despercebidas”.

Ele ainda reconhece que, às vezes, é difícil admirar esses encantos presentes nas sutilezas. Por isso, demorou para chegar a um resultado que atendesse suas expectativas.

Felizmente, ao contrário da vaquinha Margarida, ele se cercou de pessoas que acrescentam. O autor conta que ouvir sugestões e observações que surgiram foi muito gratificante para chegar ao belíssimo resultado de Margarida.

André Neves deixa uma mensagem sobre o que espera para os pequenos leitores que passam pelo seu livro: “Mergulhar no sonho e adormecer com a ideia de acordar para o mundo sorrindo.”

Atualmente, ele vive em Porto Alegre, contanto, desenhando, estudando e brincando com as histórias. “É assim que a vida me faz sorrir.’

Margarida é reconhecido dentro e fora do Brasil

O livro Margarida pode servir como ponto de partida para várias abordagens. Para que isso ocorra, é preciso convidar as crianças a lerem não só com os olhos, mas também com o coração.

Abaixo, confira alguns trabalhos feitos por alunos da Escola Morro da Cruz, em Porto Alegre, a partir do livro.

Trabalho escolar
Trabalho escolar
Trabalho escolar
Trabalho escolar

A obra recebeu o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Além disso, foi selecionada para o Catálogo de Bolonha, o maior do mundo especializado em literatura para crianças e jovens.

Em 2010, foi eleita entre os 30 melhores livros infantis do ano, de acordo com a revista Crescer. Veja uma interpretação do livro feita para a publicação, na série Livro Contado:

Essa é realmente uma história inspiradora, não acha? Continue dando asas aos sonhos das crianças e aos seus! Confira aqui a lista que fizemos com livros que falam da importância de ir atrás daquilo que se deseja.

Se preferir, converse com a nossa equipe sobre obras para levar para casa ou para a escola. A gente promete que, ao contrário dos amigos de Margarida, estamos aqui para te ajudar a escolher o melhor!