Brincadeiras para crianças tímidas dão bons resultados. Veja 5 delas

Crianças brincando animadamente. Imagem ilustrativa texto brincadeiras para crianças tímidas.

Hoje, você vai conhecer algumas brincadeiras para crianças tímidas. A verdade é que até mesmo nós, adultos, nos sentimos inibidos em situações que, teoricamente, não causariam vergonha, não é mesmo?

Veja bem, não há nada de errado em ser uma pessoa de personalidade mais introspectiva. Esse é um traço genético que, inclusive, tem suas vantagens. O problema é quando a vergonha tem força para impedir coisas triviais.

Brincando, os pequenos aprendem como se portar quando estão em grupo. Muitas dessas atividades coletivas da infância ajudam a compor a base do comportamento adulto.

Elas influenciam na forma como uma pessoa expressa suas ideias e na autonomia para lidar com os problemas que surgem ao longo da vida. A seguir, confira nossas sugestões de brincadeiras para crianças tímidas.

1. Mestre mandou

Brincar com a criança é uma excelente forma de conhecê-la e entender como o pensamento dela funciona. Nessa versão da famosa brincadeira, apenas você e ela participam, a princípio.

Procure fazer os movimentos mais engraçados (e até mesmo ridículos). Isso vai ajudá-la a perceber que não há nada de mal em se expor. Na sua vez de imitar, faça o que o pequeno mestre mandar – e sem reclamar!

2. Mímica colaborativa

Em uma atividade que todos participam ao mesmo tempo, é muito fácil que uma criança tímida se esconda. Por isso, uma boa ideia são as brincadeiras que ela pode começar junto de outra pessoa e, aos poucos, seguir sozinha.

Para esse tipo de mímica, separe os participantes em pares. Cada dupla apresenta sua imitação em conjunto. Isso ajuda a promover a comunicação, a desenvoltura, a apresentação em público e o trabalho em grupo.

3. O que eu sou para você?

Dedos de crianças formando estrela. imagem ilustrativa texto brincadeiras para crianças tímidas.

Atividades reflexivas são uma boa forma de fazer os pequenos se encontrarem na sociedade. Uma dinâmica interessante é pedir para cada uma escrever em um papel uma qualidade sobre outro participante.

Feito isso, cada um deve ler o que foi escrito sobre si. Entre os benefícios dessa atividade estão o incentivo à comunicação e à capacidade de enxergar as qualidades das pessoas.

4. Feitiço contra o feiticeiro

Nessa atividade, todos se sentam em círculo e escrevem o que a pessoa ao lado deve fazer. Em seguida, revele que, na verdade, quem deve fazer aquilo é o participante que escreveu.

Ou seja, aquele que escolheu uma tarefa de mau gosto ou que cause vergonha terá de fazê-la. Isso faz com que todos se coloquem no lugar do outro, além de ajudá-los a perceber a importância de pensar coletivamente.

5. Piquenique

Um programa em família pode ser ótimo para estabelecer contatos sociais e reforçar a sensação de pertencimento. Afinal, as primeiras pessoas com quem uma pessoa se socializa na vida são os pais, irmãos e outros parentes.

Já que um lanche em família pode ser feito em espaço público e aberto, também dá a oportunidade para a interação com pessoas novas. Mas só se a criança tiver vontade, ok?

Qual a importância das brincadeiras para crianças tímidas?

Empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania são competências importantíssimas. Não à toa, elas são competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Brincando, o aprendizado se torna mais fácil, pois não há a obrigação de atender às expectativas e exigências dos adultos. Ou seja, cada um faz o que tem vontade e se desenvolve sem se dar conta.

Ao perder a inibição, não apenas o indivíduo é beneficiado. Afinal, a criança também aprende a ser mais colaborativa, companheira, sobre a importância de seguir as regras e de saber ganhar e perder.

Você conhece outras brincadeiras infalíveis para crianças tímidas? Então, perca a vergonha e me conte na caixinha de comentários logo aí abaixo!