Conheça 15 livros que mostram como é gostoso brincar ao ar livre

Claro, ficar em casa, pertinho de quem a gente ama, é tudo de bom! No entanto, é um pouquinho apertado, você não acha? Afinal, não dá para correrEmoji corrida, andar de bicicletaEmoji menina na bicicleta, nem jogar bolaEmoji handebol. Se for apartamento, então, nem se fala!

Atualmente, algo que é comum a praticamente todos os pais é o desejo de que as crianças larguem um pouco o computador, o celular, o videogame. Se esse é o seu caso, saiba que a literatura pode ajudar.

Alguns livros que podem inspirar crianças a brincarem ao ar livre

À primeira vista, ler e brincar ao ar livre parecem ser atividades opostas. No entanto, as ilustrações e as descrições contidas nos livros mostram as possibilidades que os ambientes externos oferecem.

Com isso, estimulam a curiosidade e a vontade de brincar fora de casa. Confira nossas sugestões a seguir.

Capa do livro Kira.

1. Cotidiano de uma criança feliz

Em Kira, acompanhe uma menina levada, que veste sua fantasia, pula, voa, dá nome às coisas, acorda os galos, a casa, os objetos… Tudo isso até que chega a hora de arrumar o quarto, tomar banho, comer e ir para a escola.

Capa do livro A menina que engarrafava nuvens.

2. Descobrindo formas nas nuvens

Uma menina adora olhar para o céu e viajar nas formas das nuvens. Um dia, ela resolve trazer um pedacinho e o coloca dentro de uma garrafa. Será que as nuvens de A menina que engarrafava nuvens vão gostar de ser aprisionadas?

Capa do livro Um sapo na barriga.

3. Palavras que só a lógica infantil compreende

Conheça Gló e Théfa. Um sapo na barriga conta a história dessas meninas que vivem o privilégio de brincar em quintais, com tudo a que têm direito: árvores, pássaros, bicas d’água, tanque, plantas, bichos e muita fantasia.

Capa do livro O bonequinho doce.

4. Brincadeira com água, farinha e açúcar

No clássico O bonequinho doce, Lucinha e Lalá querem um irmãozinho para brincar. Elas resolvem fazer um bonequinho com água, farinha e açúcar. Depois que terminam de construí-lo, ele sai correndo até chegar a uma lagoa.

Capa do livro Sai da toca, amigo!

5. Encantos de brincar ao ar livre

Hoje em dia, muitas crianças se acostumaram a viver confinadas em ambientes fechados e apertados. O livro Sai da toca, amigo! é um convite para viajar pelas asas da imaginação, prolongar e curtir as delícias de uma infância plena.

Livro Reconexão

6. Alerta para os riscos da tecnologia e das redes sociais

As luzinhas hipnóticas dos celulares e afins transformam a vida das pessoas. Reconexão sugere que é preciso abrir outras janelas, como aquelas que convidam à rede social das amizades do mundo real, ao brincar ao ar livre.

Capa do livro Amigos.

7. Companheiros para todos os momentos

Bons amigos costumam fazer de tudo juntos: se encontrar em dias de sol ou de chuva, inventar brincadeiras, se divertir, se aproximar, se separar. O livro Amigos é para aqueles companheiros que nunca se esquecem um dos outro.

Capa do livro Castelo de areia.

8. Construindo castelos de areia

Fazer castelos de areia costuma puxar o fio de muitas histórias, que podem envolver cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, tartarugas, tubarões, polvos… Foi isso que aconteceu na praia macia e branquinha do livro Castelo de areia.

Meu amigo mais antigo.

9. Nosso amigo sol

Um amigo está sempre presente na praia, na rua, na escola, nos passeios de bicicleta e nos jogos de futebol. Ele tem a cara acesa e dourada. Em Meu amigo mais antigo, um menino conta sua história de amizade com o sol.

Capa do livro Raul e o baú do vovô.

10. Mapa do tesouro

Em Raul e o baú do vovô, um menino tem um mapa que leva ao tesouro que um pirata enterrou. Mesmo de noite, a curiosidade é tanta que ele sai para decifrar os enigmas do mapa, até chegar justamente à casa do avô.

Varinha de imaginar

11. Mágica de brincar ao ar livre

No livro Varinha de imaginar, conhecemos duas crianças que adoram brincar no quintal. Elas se divertem com um graveto que tem o poder de transformar as coisas. Até o pai vira cama, e a mãe, um manjar. Claro, tudo na imaginação.

Capa do livro Tudo pode ser brinquedo.

12. Com a força da imaginação

É possível brincar com coisas banais e bugigangas, muitas vezes consideradas lixo.Dá para brincar até mesmo com o nada. O livro Tudo pode ser brinquedo mostra como a imaginação é o melhor brinquedo que podemos ter.

Capa do livro Voa pipa, voa.

13. Fascínio pelas cores e o voo da pipa

Por meio de imagens, Voa pipa, voa acompanha meninos que vivem ligados na TV, no vídeo game e no computador. Um deles ainda cultiva as brincadeiras antigas, como a bola e o pião. Quando constrói uma pipa, fascina a todos.

Capa do livro Xarope de cores.

14. Viagem para colher as cores do arco-íris

O texto e as imagens de Xarope de cores são um hino de amor ao vermelho, o laranja, o amarelo, o verde, o violeta e o azul. A magia das cores é capaz de soprar para longe toda a tristeza. Por isso, é ótima para aqueles dias jururus.

Capa do livro Celina.

15. Nada como um passeio em um dia bonito

Em Celina, acompanhamos uma menina sai feliz a passear pelo campo. Ela passa pelo galinheiro e segue o voo das borboletas sobre as flores. Quando encontra um menino jogando bola, o convida para um piquenique.

Você também reconhece a importância de brincar ao ar livre?

Aqui na Lê, temos diversos títulos sobre brincar ao ar livre e outras práticas indispensáveis a uma infância completa. Entre em contato e, juntos, vamos escolher os melhores livros para você levar para a escola ou para casa!