‘Cidade Leitora’ incentivará leitura e escrita em estudantes do país inteiro

Cidade leitora logo

Você acredita que os livros têm o poder de humanizar e transformar a vida dos cidadãos? Conheça o Cidade Leitora, um projeto pensado para incentivar o hábito da leitura entre nossos jovens e crianças.

Segundo Antônio Candido, sociólogo, professor e crítico literário, a literatura é (ou deveria ser) uma necessidade universal, um direito humano básico.

É na infância que deve ser feita a maior parte dos investimentos para reverter o quadro de desigualdade que existe hoje no Brasil. E é no âmbito municipal que as políticas públicas mais acontecem e fluem com mais facilidade.

Claro, os bons hábitos podem ser construídos em casa e em qualquer outro lugar. Ainda assim, a escola é, de longe, o local onde o alcance é maior, com resultados mais palpáveis.

O que é o Cidade Leitora?

O Cidade Leitora é um projeto do Grupo Editorial Lê que propõe iniciativas conjuntas com secretarias de educação de municípios de todo o país. A meta é estimular a leitura e a escrita por meio da aquisição de kits literários.

Esses kits podem vir de várias formas. Por exemplo, pode ser um conjunto de livros para a biblioteca da escola. Ou então, cada estudante pode levar um kit para casa para ler com a família e poder chamar os livros de “seus”.

Para tanto, o projeto leva em conta a realidade, o orçamento disponível, as necessidades e os objetivos em cada localidade. Além disso, a equipe da Lê ajuda na elaboração de um cronograma logístico para a execução.

Confira algumas das vantagens diretas e indiretas para o município que decidir pela parceria no Cidade Leitora:

Menino lendo livro. Imagem ilustrativa texto Cidade leitora.
  • Cupons de desconto para a compra de livros literários, distribuídos a alunos e educadores.
  • Parcerias em eventos como oficinas e cursos de formação de educadores, com certificados de participação.
  • Garantia de estoque, ou seja, livros que podem ser adotados a qualquer momento, não importa a quantidade.
  • Valorização e fortalecimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas da rede de ensino.
  • Ampliação da experiência estética dos estudantes, o que ajuda a formar cidadãos mais críticos.
  • Famílias mais envolvidas na educação, na formação e na valorização da leitura entre os jovens e crianças.
  • Incentivo à leitura e estreitamento dos laços afetivos para as famílias que levam os livros para casa.

O Cidade Leitora possui uma base técnica?

Letramento, vocabulário, repertório, criatividade, autoconhecimento, autoestima, empatia, cidadania… Esses são só alguns benefícios que os livros trazem à vida de uma pessoa.

O hábito de leitura é fundamental para o desenvolvimento econômico, escolar, político e social de uma região. Há várias pesquisas que comprovam essa tese!

Por exemplo, veja os municípios com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A maioria é de cidades onde o compromisso para garantir o acesso dos alunos à literatura já é antigo.

Ainda assim, a 5ª edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil mostra uma diminuição do número de leitores no país. Atualmente, eles são apenas 52% da população.

Saiba que o Grupo Lê já tem prontos o Termo de Referência e o Parecer Pedagógico do Cidade Leitora. Portanto, assim que a prefeitura aderir ao projeto, receberá também esses documentos para registro e consulta.

Por que o Grupo Lê é a melhor opção para uma parceria?

O Grupo Lê tem mais de 50 anos de trajetória na literatura e é um dos maiores do país no segmento infantojuvenil. Com isso, se tornou referência para indicar as melhores obras para adoção em escolas, bibliotecas e redes de ensino.

Várias gerações de educadores e estudantes conheceram os poemas, contos, crônicas, romances, cordel, livros de imagem e quadrinhos publicados pela Lê.

Você quer conhecer o projeto ou levar o Cidade Leitora para que seja apresentado em seu município? Então, entre em contato por qualquer um dos canais acima e, juntos, vamos formar cidadãos leitores!