Como fazer massinha de modelar de 3 formas diferentes

Pode chegar no mercado todo tipo de bonecas, carrinhos, celulares e videogames. A massa de modelar é um brinquedo atemporal, capaz de agradar a todos. No post de hoje, você vai aprender como fazer massinha.

Sabe o que é legal?

Provavelmente, você já tem todos os ingredientes em casa. Ou seja, já dá para começar assim que você acabar de ler esta página. Além disso, as crianças poderão brincar com a massa de modelar em poucos minutos.

Sabe o que é melhor ainda?

Quase todas as receitas de como fazer massinha não são tóxicas. Isso quer dizer que, a partir de um ano de idade, as crianças já podem fazer e brincar com ela.

Como fazer massinha com farinha de trigo e corante

Essa é uma receita super fácil. Você vai precisar dos ingredientes abaixo.

  • 2 copos de farinha de trigo
  • Corante alimentício
  • 1 colher de óleo (pode ser de coco, girassol ou azeite)
  • 1 copo de água
  • ½ copo de sal

Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo e o sal. Vá colocando água aos poucos e misture. Se estiver muito mole, adicione mais farinha. Caso esteja seca e quebradiça adicione mais água.

Depois, adicione o óleo e continue amassando. Para fazer as cores, acrescente o corante alimentício. Eles são bem concentrados, então, vá pingando aos poucos e misturando, até chegar na tonalidade que você quer.

Como fazer massinha com suco em pó

Se você não quer que seus filhos tenham contato com doce, saiba que também dá para fazer essa receita com suco sem açúcar. Confira os ingredientes.

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 sachê de suco em pó
  • 1 colher de óleo
  • ⅔ de uma xícara de água
  • ¼ de uma xícara de sal

Misture a farinha e o sal. Para fazer cores diferentes, divida a massa em porções iguais e despeje um tipo de suco em cada uma delas. Depois, coloque água em uma panela e ferva. Assim que começar a borbulhar, acrescente óleo.

Agora, você vai precisar de uma colher para misturar a água e o óleo quentes à massa. Faça isso aos poucos, até que a massa fique macia e a cor esteja uniforme.

Como fazer massinha com cola

O resultado dessa receita é excelente, mas ela usa um ingrediente não comestível. Por isso, o ideal é fazê-la para crianças acima de dois anos, ou seja, que já passaram da fase oral. Veja quais são os ingredientes.

  • 1 xícara de cola branca
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1 colher de óleo para bebê
  • 1 colher de suco de limão
  • Corante alimentício

Misture todos os ingredientes em um recipiente que possa ser levado ao microondas e esquente por 30 segundos. Retire do microondas, misture novamente e esquente por mais 30 segundos. Faça o mesmo mais uma vez.

Despeje a massa em uma superfície lisa, polvilhada com amido de milho. Amasse bem, porém, tenha cuidado porque a massa pode estar quente.

Quando a massa já estiver homogênea, deixe-a na geladeira de um dia para o outro, dentro de um saco plástico. Somente no dia seguinte é que você vai acrescentar o corante alimentício e misturar.

Agora, guarde bem a sua massa de modelar

Se você guardar a massa de modelar de qualquer jeito, ela vai acabar ressecando. Aí, não vai dar mais para brincar e vai fazer uma sujeira danada!

Por isso, o ideal é deixar a massinha na geladeira, enrolada em um plástico. Você também pode guardá-la em recipientes de plástico ou vidro, desde que eles estejam bem vedados.

Além das tradicionais forminhas, as crianças podem usar palitos e tampinhas de garrafa na hora de moldar. Saiba que ainda dá para acrescentar glitter e essências que dão um cheirinho especial à sua massa de modelar.

Aliás, acabei de me lembrar aqui que também tem como fazer massinha com partes iguais de amido de milho e condicionador de cabelo. Para atingir uma boa textura, coloque mais amido ou condicionador conforme for necessário.

E aí, qual método de como fazer massinha foi o seu preferido? Se você conhece outra receita, conte pra gente nos comentários. Afinal, nós queremos aprender cada vez mais sobre o que as crianças gostam. Até amanhã!