Dachshund é um ótimo companheiro! Veja 7 cuidados com o salsichinha

Cãozinho dachshund olhando para cima.

Com a expressão sempre atenta e a postura orgulhosa, o dachshund, salsicha ou cofap é uma das raças de cães mais amadas do mundo. Seus olhos expressivos e orelhas compridas lhe dão uma cara amigável.

Ele é bastante corajoso, tem o espírito aventureiro e gosta de participar de todos os momentos da família. Dócil, carinhoso, brincalhão e leal, o cão dessa raça se socializa facilmente com as crianças e os outros animais.

Claro, as pernas curtas e o corpo comprido são um charme a mais. O tamanho médio é de 32 a 47 cm de comprimento, com 15 cm de altura e um peso que pode ir até 9 kg.

Essas proporções singulares podem trazer alguns problemas para o cãozinho. Bem-cuidado, ele pode viver por até 16 anos. A seguir, confira algumas particularidades que todos os donos de dachshhund devem observar.

1. Latido que pode incomodar a vizinhança

O dachshund surgiu na Alemanha no século XV e foi um dos primeiros cães caçadores que se tem registro. Ele era muito usado para caçar texugos. Aliás, traduzindo-se para o Português, seu nome significa, justamente, “cão texugo”.

Essa herança faz com que eles, até hoje, adorem cavar e enterrar coisas. O seu pulmão avantajado e o comprimento do corpo potencializam o volume do latido, que pode até dar a impressão de que ele é um cão muito maior.

2. Preservação da coluna

É preciso ter cuidado para que ele não machuque a coluna ao pular de um móvel ou de um degrau alto. Na verdade, o ideal mesmo é evitar que o dachshund suba e desça escadas.

Mulher abraçando cachorro dachshund.

Se você quer tê-lo sempre por perto, pense em colocar rampas e escadas para pets na cama e no sofá. Procure acariciar o cãozinho quando ele estiver no chão e, ao pegá-lo no colo, dê apoio tanto à parte de trás como ao seu peito.

3. Limpeza das orelhas e do pelo

O salsicha não precisa de banho com tanta frequência. Ainda assim, o pelo precisa de uma escovação semanal, com tosas eventuais. Entre um banho e outro, esfregá-lo com uma toalha úmida é o suficiente para mantê-lo limpo.

As orelhas caídas requerem a higienização frequente com algodão umedecido em uma solução própria. Isso evita a proliferação de fungos, bactérias, ácaros e micoses. No entanto, cuidado: não use cotonete no ouvido do cãozinho!

4. Combate à obesidade

Como o tronco costuma exigir muito das pernas, a raça tem tendência à obesidade. O sobrepeso acaba sobrecarregando a coluna ainda mais. Por isso, é essencial que a alimentação e a hidratação sejam adequadas.

Mesmo vivendo bem em apartamento, o dachshund precisa de exercícios diários. Cada passeio pode durar cerca de 20 minutos. As brincadeiras de lançar objetos também são ótimas para fortalecer as pernas e queimar calorias.

5. Proteção contra o frio

O dachshund de pelo curto pode sentir muito muito frio, dependendo da época do ano. Por isso, ele não deve dormir em local aberto. Também é bom que ele tenha uma manta em sua caminha.

Duchshund usando suéter.

Ao levá-lo para passear, ele pode usar uma roupinha. Há vários modelos em pet shops e lojas on-line que, além de aquecerem, deixam o cãozinho ainda mais bonito!

6. Companhia diária

Mesmo sendo muito independente, o dachshund não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Além disso, ele pode ter ciúmes de seus brinquedos e tutores. Se ficar triste, pode acabar latindo alto ou destruindo objetos pela casa.

Por isso, é necessário reservar um tempinho diário para dar atenção ao companheiro. Cerca de uma hora por dia. Os brinquedos de morder são bons aliados para aliviar a tensão.

7. Desgaste das pernas

A coluna comprida e a obesidade ocasionam o desgaste excessivo das pernas, o que pode levar a problemas nas articulações. São muitos os casos de dachshunds que andam com a ajuda de carrinhos, para não forçar as pernas.

Evite os escorregões e outras surpresas desagradáveis em pisos muito lisos ou encerados. Essas particularidades tornam ainda mais importantes as visitas regulares ao veterinário, que já são fundamentais para outras raças.

Algumas curiosidades sobre o dachshund

Originalmente um caçador, o dachshund diminuiu de tamanho gradualmente e passou a ser criado na Europa para companhia a partir do século XVII. Inclusive, a rainha Vitória tinha um de estimação.

Nos Jogos de Munique, em 1972, o cãozinho Waldi foi o primeiro mascote de uma olimpíada. Nos filmes da série Toy Story, Slinky é um “cão-mola” de brinquedo.

Se você tem mais de 30 anos, talvez se lembre da estrela dos comerciais de amortecedores para carros. Daí vem o apelido “cofap”.

Livro Salsicha.

Sabia que ele também é estrela de um livro divertidíssimo para a primeira infância?

Editado em um formato diferente, a parte de trás do livro Salsicha! vira uma régua. O material resistente e o buraco para pendurá-lo é um convite para medir o que quer que seja, inclusive a altura da criança.

Você ama os cães da raça dachshund? Nós também. Então, lembre-se: se alguém gritar “salsicha” do seu lado, pode ser que não seja a hora da refeição, mas sim o convite a uma compriiiiida brincadeira!