Denise Rochael e o seu amor por todos os seres vivos. Todos!

Denise Rochael

A escritora e ilustradora Denise Rochael cresceu brincando na rua, desenhando e lendo poesias. Ela nasceu em Ibiá, Minas Gerais, um lugar pequenininho, cercado de montanhas. E é assim que mais gosta de estar.

Quando criança, achava que desenhar era o melhor brinquedo que existia. “Agora que eu cresci, acho melhor ainda. Passam os anos e eu continuo brincando de desenhar e de inventar histórias”, conta.

Em cada uma dessas histórias, a autora fala do seu amor pela natureza viva. Isso inclui os animais ferozes, os venenosos, “até as baratinhas, coitadinhas, que ninguém ama”.

Denise acredita que esse nosso mundão não é de ninguém. E vai além: cada pedacinho do nosso planeta merece respeito e cuidado iguais aos que queremos para nós e para as pessoas que amamos.

O que inspira Denise Rochael a desenhar e escrever?

Além de ilustrar e escrever lindos livros para crianças e jovens, a autora é educadora de artes. Em seus mais de 30 anos de carreira, teve obras expostas na Alemanha, Itália, Suíça, Estados Unidos e na antiga Tchecoslováquia.

Com o tempo, descobriu que não é tanto a beleza que importa para ela. Na verdade, sempre achou difícil entender essa coisa de bonito e feio. O que mais a interessa é a parte selvagem, os escondidos, as sombras.

Cobra na árvore, perto do ninho de passarinho. Mãe, olha eu aqui!, página 11. Imagem ilustrativa texto Denise Rochael.

“Gosto muito de povoar esse mundinho encantado com personagens bem engraçadas: crianças e animais que não são bonitos, nem feios, mais para esquisitos mesmo.”

Como artista, ela está sempre aprendendo a olhar o mundo através dos olhinhos encantadores das crianças. Para se inspirar, fica atenta a tudo que os pequenos gostam e fazem. Principalmente, ao que eles dizem.

A autora acredita que, nas histórias para crianças, tudo é sempre muito bonito. “E o mais importante é que elas façam a gente feliz”, completa. A seguir, conheça algumas de suas obras publicadas pelo Grupo Lê.

Cada um no seu lugar

Cada um no seu lugar

Neste livro, Denise Rochael fala de inclusão e de respeito à diversidade. Todos os seres vivos têm um espaço reservado para eles. Afinal de contas, o mundo é grande e nele cabemos todos. Dá até para apertar um pouquinho!

A obra foi indicado para o Clube de leitura Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, na categoria Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Isso, qualquer criança faz!

Isso, qualquer criança faz!

Aqui, a autora fala daquilo que faz parte do dia a dia das crianças: brincar, ter olhos encantados para ver os animais, ver o invisível, transformar-se em super-herói, amar os bichos e as pessoas. Enfim, enxergar o que é belo e sensível.

Em 2017, o livro recebeu o selo Distinção, da Cátedra Unesco de Leitura, que é acolhida pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer).

Mãe, olha eu aqui!

Mãe, olha eu aqui!

Acompanhe os desafios de uma mamãe passarinha. A pequena sanhaço deve procurar um ninho, buscar alimento para seu filhote, protege-lo da chuva e dos predadores, dar coragem para que ele voe sozinho…

No vídeo abaixo, a autora faz uma reflexão sensível sobre as belezas da maternidade, da natureza e o mundo dos bichos. Em especial, o dos passarinhos. Essas são as inspirações deste, que é o seu livro mais recente.

Encante-se também com o trabalho de Denise Rochael como ilustradora nos livros abaixo.

Capa do livro A trapaça da serpente
Capa do livro Castelo de areia.
Capa do livro Gato, sapato, bicho do mato.
Capa do livro No meio da rua no mundo da lua.
O pescador, o anel e o rei.
Livro Pardal na cozinha.
Pinguinho quer conhecer o mundo
Pum de peixe
Livro Sabiá consolador.

Além do trabalho encantador de Denise Rochael…

Catálogo 2023

Quer conhecer mais das obras de Denise Rochael e de outros grandes talentos da literatura infantojuvenil? Clique na imagem ao lado, confira a última edição do nosso catálogo e leve o melhor para sua casa, escola ou biblioteca.