Livros de mistério abrem portas ao mundo da leitura. Veja 7 deles

Lupa. Plano de ataque, página 26. Imagem ilustrativa texto livros de mistério.

Os livros de mistério são uma potente porta de entrada ao mundo literário para o público juvenil. Afinal, não é só o adulto que gosta das histórias cheias de suspense, segredos, profecias, desaparecimentos e plot twists.

Normalmente, o thriller oferece uma leitura rápida, dinâmica, gostosa. Ao mesmo tempo, exige certo grau de atenção para os detalhes espalhados ao longo da trama.

Enquanto reúne pistas e tenta desvendar o mistério, o próprio leitor age como se fosse um detetive. É isso que torna esse tipo de leitura envolvente.

Abaixo, fizemos uma seleção de histórias sobre jovens e adolescentes que saem em busca da verdade e da justiça. Claro, em meio a elas, há vários dilemas típicos dessa faixa etária.

Capa do livro passageira 45

1. Acidente de ônibus e fraudes milionárias

Januária e Nelson, casados há anos, vivem uma vida pacata, até que a mulher embarca em uma viagem a trabalho. O ônibus sofre um acidente na estrada, sem feridos graves, e é assim que começa o mistério de Passageira 45.

A mulher desaparece misteriosamente. Por trás de seu sumiço, esconde-se um esquema de fraudes milionárias. A inspetora Eliana inicia as buscas, mas é seu filho Felipe e a amiga Lara que mergulham fundo nas investigações.

Plano de ataque.

2. Acusação injusta contra uma professora

A poucos dias do início da tradicional Festa do Milho, a professora Odete é presa, acusada de associação ao tráfico de entorpecentes. O fato impressiona, já que ela lidera um bem-sucedido programa de prevenção ao uso de drogas.

Seus alunos Felipe e Lara decidem ajudá-la. Os dois suspeitam que, mais do que um mal-entendido, a acusação é parte de um plano maior. Plano de ataque é o segundo livro dessa série que se passa no Vale do Iraú.

Livro sombras de um samba

3. Desaparecimento de um sambista

Um retrato no jornal de um compositor desaparecido. Um pedaço de carro alegórico abandonado em uma avenida. A partir dessas pistas, os jovens Davi e Karla tentam desvendar a letra de um samba que não sai de suas cabeças.

Eles querem descobrir por que certa escola de samba desapareceu junto a seu compositor. Sombras de um samba traz um caso perigoso envolvendo preconceitos, sumições e mortes em um quebra-cabeça sinistro.

Capa do livro A caçada de Goya.

4. Aventura entre realidade e fantasia

Baseado na história dos Imortais do Himalaia, A caçada de Goya conta a história de Gaia. A garota vive no Brasil e tem sua vida transformada a partir do encontro real com Thórum, o leão negro que a persegue em seus sonhos.

Na fuga para Vallejabor, descobre que possui o símbio de Neuss, um dos três imortais. Com essa descoberta, ela assume a missão de salvar uma civilização fundada há quase mil anos. Para isso, precisará arriscar a própria vida.

Capa do livro Clube da Cova.

5. Mistério no interior do Brasil

Os moradores da pacata Rio Vermelho, desacostumados à violência, nunca poderiam imaginar os acontecimentos que entrariam para a história do lugar. Nem mesmo as quatro inseparáveis amigas ou o destemido Neumar…

O grupo de adolescentes experimenta sentimentos delicados e conflitantes diante da mentira, do crime e da morte. Clube da Cova traz ação como a dos filmes policiais, junto a narrativas paralelas que se unem e envolvem o leitor.

Capa do livro Iluminuras.

6. Aventura que atravessa o tempo e o espaço

O que Clara e Martim, dois adolescentes do século XXI, podem ter em comum com frei Brás, que viveu em um mosteiro beneditino do século XVIII? E quanto a Akin, um ex-escravo que tentou sobreviver refugiando-se em um quilombo?

A ligação entre eles é revelada em Iluminuras. Essas são ilustrações de manuscritos medievais, encontradas em uma escavação arqueológica. A partir delas, passado e presente contam uma instigante história de viagem no tempo.

Capa do livro A filha do alquimista.

7. Inquisição Espanhola e sede de poder

Lys procura um cálice que pertenceu a seu bisavô, escondido por sua avó e depois roubado de um navio naufragado. Tudo se liga a segredos antigos, dos tempos em que os alquimistas fugiam da Inquisição na Espanha.

Pablo, um jovem do litoral de Ilhabela, em São Paulo, se apaixona por Lys. O jovem casal enfrentará grandes perigos. A história de A filha do alquimista se passa no século XXI, com relatos em flashback do século XV e seguintes.

Muito mais do que livros de mistério

Catálogo 2023

Você quer saber mais dos livros de mistério, realismo fantástico, ficção histórica, drama adolescente, quadrinhos etc. do Grupo Lê? Então, clique na imagem e conheça os quase 400 títulos que temos no catálogo.