Algumas datas causam confusão na gente, não é verdade? Por exemplo, existem coisas têm seu Dia Nacional e seu Dia Mundial. Outras trocam de dia para fazer homenagens. É o caso do Dia Nacional da Poesia.
A poesia reúne palavras e as estrutura para que tenham poder de falar à alma. Por meio dela, é possível ver que muitos dos sentimentos e questionamentos humanos são universais.
Nós, brasileiros, temos a sorte de, ao longo da história, termos grandes representantes na arte e na literatura. De forma rica, nossos poetas contaram a história do povo de várias regiões do Brasil.
Castro Alves, o primeiro a ser reverenciado no Dia Nacional da Poesia
Em sua vida curta, Antônio Frederico de Castro Alves lutou por causas nobres. Entre elas, a defesa da República e a abolição da escravidão, com textos que denunciavam a situação vivida pelos negros da época.
Também conhecido como O Poeta dos Escravos, o baiano foi considerado pelo seus contemporâneos como o maior poeta de seu tempo. Ele morreu cedo, aos 24 anos, mas deixou um legado importante.
A cidade onde Castro Alves nasceu hoje é nominada em sua homenagem. O mesmo ocorre com a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Em 1968, o grêmio brasileiro de trovadores instituiu 14 de março, aniversário de Castro Alves, como Dia Nacional da Poesia. Em 1977, o deputado federal João Alves criou o projeto de lei para oficializar a data.
O que talvez você não saiba é o seguinte: esse projeto nunca foi aprovado e, em 1987, foi arquivado. Ainda assim, o Dia Nacional da Poesia de 14 de março continuou existindo no imaginário dos apreciadores dessa forma de arte.
Drummond, o homenageado oficial do Dia Nacional da Poesia
Em 2015, o senador Álvaro Dias, sugeriu 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia. Dessa vez, a data foi instituída oficialmente, homenageando o nascimento de Carlos Drummond de Andrade.
Mineiro de Itabira, Drummond é um dos maiores nomes da segunda geração do Modernismo. Na verdade, ele é amplamente considerado como o poeta brasileiro mais influente do século XX.
Sua escrita é repleta de humor, ironia e sarcasmo. Com uma obra que possui várias características estilísticas e formais, destaca-se o dialeto mineiro.
A poesia de Drummond abrange questões familiares, cotidianas e existenciais, como o sentido da vida e da morte. Seu lado político contempla a utopia socialista, porém, sempre dialogando com as correntes tradicionais.
Uma data extraoficial celebra o Dia Nacional da Poesia: 20 de outubro, em lembrança à fundação do Movimento Poético Nacional. Estados como Pará, Acre, Amapá, Mato Grosso e Goiás têm ainda suas próprias comemorações.
Como a poesia é celebrada mundialmente?
Em 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decretou 21 de março como o Dia Mundial da Poesia. A data incentiva o ensino de poesia e apoia os pequenos editores.
Com isso, a instituição reconhece nessa forma de expressão a capacidade de captar o espírito da mente humana. O objetivo é valorizar a diversidade linguística por meio da poesia, inclusive dos dialetos ameaçados de extinção.
A Unesco visa ainda promover um diálogo com outras formas de arte e criar uma boa imagem na mídia. Dessa forma, o que se pretende é que a poesia não seja vista como algo ultrapassado.
Bem, espero que eu não tenha complicado ainda mais. Quer saber? Todo dia é Dia Nacional e Mundial da Poesia! Siga a Lê nas redes sociais e tenha sempre um conteúdo novo que valoriza a literatura, a arte e outra formas de expressão.