Histórias de mistério estão em livros para todas as idades. Veja 10 casos

No cinema, em séries, nos quadrinhos na literatura… As histórias de mistério estão entre as mais envolventes que existem. Afinal, elas nos convidam a pensar e desvendar os enigmas junto dos personagens.

Também é necessário uma boa dose de adrenalina para atrair novos fãs para qualquer forma de arte. Isso ocorre especialmente entre crianças e jovens, que estão em fase de curiosidade intensa e costumam se interessar por aventuras.

A lista que você verá a seguir inclui todo tipo de histórias de mistério. Elas vão desde as mais simples, para crianças ainda em fase de alfabetização, até as sagas densas e cheias de detalhes. Siga as pistas!

1. Para quem gosta de histórias de mistério policial

Capa do livro passageira 45

Em Passageira 45 – O vale dos mistérios, um casal vive uma vida pacata e feliz até que a mulher embarca para uma viagem de trabalho. O ônibus sofre um acidente na estrada, sem feridos graves, mas a mulher desaparece.

Por trás do sumiço se esconde um esquema de fraudes milionárias. Uma inspetora inicia as buscas, mas é seu filho quem mergulha nas investigações. Ele contraria a mãe, que não o quer envolvido em assuntos da polícia.

2. Sem usar as palavras, histórias de mistério atraem pré-leitores

Capa do livro Raul e o baú do vovô.

Um menino recebe de seu avô um velho baú. Dentro, há um mapa para encontrar um tesouro de pirata. Eles se despendem e, quando a noite chega, a curiosidade estimula o menino a decifrar os enigmas do mapa.

O protagonista do livro de imagem Raul e o baú do vovô enfrenta perigos sob a luz da Lua: gato preto, coruja, cão perseguidor. Seguindo o mapa, ele chega justamente à casa do avô, que o recebe de braços abertos.

3. Fantasia e aventura inspirada nos Imortais do Himalaia

Capa do livro A caçada de Goya.

Um livro baseado na história dos Imortais do Himalaia. A caçada de Goya narra a trajetória de uma garota que vê sua vida se transformar pelo encontro real com um leão negro. Desde pequena, esse ser a persegue em seus sonhos.

Na fuga para a cidade dos Goyas, ela faz uma descoberta que a torna encarregada de salvar uma civilização fundada há quase mil anos. Para isso, terá de partir em busca de algo que só ela acredita existir.

4. Que tal misturar histórias de mistério e viagem no tempo?

Capa do livro iluminuras.

Clara e Martim estudam no mesmo colégio, mas não se conhecem – ainda. O que eles teriam em comum com um frei de um mosteiro beneditino do século XVIII e um ex-escravo que sobreviveu refugiando-se em um quilombo?

A ligação entre os personagens de Iluminuras é revelada em uma escavação arqueológica. Passado e presente se complementam e todos se envolvem em uma aventura que mudará seus conceitos sobre tempo e espaço.

5. Um escritor de identidade secreta

Capa do livro Oreosvaldo, o pássaro das sombras.

Um tímido avestruz não gosta de seu nome e inventou de chamar-se Billy. Ele escreve bem e, sob um pseudônimo, cria um blog que se torna sucesso na escola.

Ele mantém segredo, até que, durante uma festa, sua identidade é descoberta. Agora Billy, ou Oreosvaldo, o pássaro das sombras, se tornou alvo dos paparazzi e precisa usar disfarces para driblar a fama.

6. Paleontologia para desvendar os enigmas do passado

Capa do livro Meninos da planície.

No passado, duas crianças de uma aldeia, à época dos primeiros habitantes do Brasil, vivenciaram aventuras. No presente, um arqueólogo tenta descobrir como teria vivido aquele povo e o que teria acontecido.

A narrativa de Meninos da planície mescla épocas distintas ao mesmo tempo em que é poética e revela o conhecimento do autor em Paleontologia. Além disso, nos convida a refletir sobre o legado deixado pelos povos antigos.

7. Histórias de mistério se confundem facilmente com dramas adolescentes

Capa do livro Clube da Cova.

Os moradores de uma cidade pacata, desacostumados à violência, não imaginavam os acontecimentos que entrariam para a história daquele lugar. Nem mesmo as quatro inseparáveis amigas ou o destemido Neumar…

Um grupo de adolescentes experimenta sentimentos delicados e conflitantes diante da mentira, do crime e da morte. As narrativas paralelas de Clube da Cova se entrelaçam e envolvem o leitor.

8. Mitologia grega para crianças

Capa do livro O ovo de pégaso.

O livro O ovo de Pégaso narra as aventuras de dois irmãos, descendentes de gregos. Certo dia, eles descobrem uma caixa de madeira grande e cheia de palavras escritas na língua de seus antepassados.

Na caixa, há um grande ovo, de onde sai um cavalinho com asas. As crianças passam a cuidar em segredo daquele ser fantástico, que cresce a cada dia. Com o tempo eles descobrem sua origem e o desfecho a vida lhe reserva.

9. Alquimistas continuam inspirando ótimas histórias de mistério

Capa do livro A filha do alquimista.

Pablo mora no litoral de São Paulo e trabalha na empresa de turismo da família. Lys procura um cálice que pertenceu a seu bisavô, foi escondido por sua avó e depois roubado de um navio naufragado na região.

A moça está ligada a segredos dos tempos em que alquimistas da Espanha do século XV tentavam escapar à Inquisição e descobrir a fórmula da vida eterna. A filha do alquimista trata dos perigos do passado que ainda hoje ameaçam.

10. Saga com histórias de mistério, fantasia e poder

Capa do livro O resgate do paladino.

Ao encontrar cinco estranhos dados, Isaac Samus descobre que consegue prever o futuro. Durante séculos, os gigantes foram inimigos dos anões alados. Entre eles, um que vai atrás da localização do Pergaminho do Mar Morto.

As fadas carregam uma maldição: nunca serão sentimentalmente felizes. Essa maldição será quebrada quando um objeto perdido há quinhentos anos for encontrado. Uma fada de treze anos acredita ter indícios e decide encontrá-lo.

Fazem parte da coleção Objetos de poder: O enigma dos dados, O cemitério dos anões, A maldição das fadas, O resgate do paladino e A montanha da loucura. Tudo nessa saga gira em torno do poder e que nada é o que parece.

Tenha as melhores histórias de mistério em sua casa, escola ou biblioteca!

Gostou da lista que eu selecionei para você? Se quiser mais sugestões de histórias de mistérios ou qualquer outro gênero, entre em contato. Nossa equipe é especializada e terá prazer em te ajudar!