Livro de presente para criança: 5 dicas para fazer bonito neste Natal

A literatura tem o poder de transformar a vida de uma pessoa. Por isso, dar livro de presente para criança é uma boa ideia. Afinal, ela está na fase de formar a personalidade e absorver todo tipo de conhecimento.

Boa parte das pessoas reconhece a importância do gosto pela leitura. Ainda assim, não é todo mundo que pensa em dar livro de presente para criança quando chegam o Natal, os aniversários e outras datas especiais.

Pode ser que um livro não chame tanta atenção em um primeiro momento, como os brinquedos, as roupas e os aparelhos eletrônicos. Não se preocupe. Certamente, não faltará quem dê esses presentes.

Então, fazemos aqui um convite: que tal ser você o agente transformador? Se é isso o que deseja, confira as dicas que separamos.

1. Olhe a indicação de idade

Há certas tendências de preferências para os meninos e meninas de cada idade. Já demos dicas aqui no blog de como escolher os melhores títulos de acordo com a faixa etária. Você perdeu? Então, confira aqui.

A verdade é que quanto mais cedo for estimulado o gosto pela literatura, melhor. Sabia que você também pode dar um livro de presente para uma criança que ainda não lê? É só procurar um que possa ser lido em voz alta por um adulto.

2. Procure saber o que a interessa

Há uma variedade de títulos direcionados para o público infantil (eu conheço uma editora muito boa especializada nisso Emoji piscando ). Entre eles, procure saber se o livro escolhido está de acordo com o gosto da criança.

Vale a pena dar uma sondada sobre quais assuntos mais a interessam no momento. Em muitos casos, há um assunto que ela estudou na escola e a marcou. Esse é um bom ponto de partida!

3. Inclua uma livraria em seu próximo passeio

Você costuma levar seus filhos para passear no shopping? Se sim, uma dica é que, na próxima vez, vocês deem uma passadinha em uma livraria. Preste atenção no que mais atrai o olhar deles.

Outra boa ideia é procurar saber quais livros e autores fazem mais sucesso com o público, ou quais são os mais premiados. Aqui está uma lista que pode ajudar.

4. Deixe a criança se divertir como quiser

A Ceia de Natal é um momento de festa, e a leitura exige um ambiente mais tranquilo. Portanto, não espere que a criança vá se sentar para ler com você no mesmo instante. Deixe que ela se divirta com os brinquedos novos.

Fazer qualquer coisa por obrigação, só para agradar os adultos, causa aversão em qualquer um. Aliás, evite também os livros de autoajuda, mesmo os direcionados ao público infantil. A finalidade do Natal não é resolver problemas.

5. Depois de dar livro de presente para criança, envolva os pais na escolha

Para que a criança desenvolva um gosto continuado pela literatura, é fundamental a participação dos pais. Por isso, depois de escolher um título, fale com os responsáveis por que você escolheu aquele livro.

Se por acaso perceber que não tenha agradado aos pais ou à criança, troque por outro dentro do prazo. Afinal, um livro é feito para ser lido, e não esquecido na estante. Se der para levar a criança com você na hora da troca, melhor ainda!

Dica extra: quer dar livro de presente para criança? Deixe a gente ajudar!

Você ainda tem dúvida de qual é a melhor forma de dar livro de presente criança? Não sabe qual escolher? Entre em contato! A nossa equipe é especializada no assunto e terá prazer em lhe atender!