Livros com avós: selecionamos 15 para você se inspirar

Menina e avó dançando, de meias. A coleção de chapéus fantásticos, página 23. Imagem ilustrativa texto A coleção de chapéus fantásticos. imagem ilustrativa texto livros com avós.

Cumplicidade, sabedoria, abraços, histórias incríveis, memórias gostosas… Tudo isso permeia nossas relações com pessoas muito especiais. Os livros com avós celebram as particularidades desse elo.

Quem não tem curiosidade sobre como era a vida antigamente? Bem, os encontros de gerações, normalmente, já trazem experiências ricas para todos. Melhor ainda é quando eles envolvem a nossa família.

É sempre bom poder homenagear as pessoas que mais amamos no mundo, e nossos avós são tesouros que precisam ser preservados.

A propósito, hoje, 26 de julho, celebramos justamente o dia deles. Inspirados na data, confira abaixo alguns livros com avós na seleção que fizemos para você.

O jardim de pipocas.

1. Passando a tradição para a geração mais nova

Na varanda de casa, uma avó e transmite aos netos os traços culturais africanos ao contar a história de Omolu. É assim que O jardim de pipocas torna contemporâneas as lendas e os mistérios da ancestralidade afrodescendente.

A coleção de chapéus fantásticos.

2. Lembranças de outros tempos

São tantos chapéus que eles parecem florescer nas páginas de A coleção de chapéus fantásticos. Acompanhe a menina Rosa em um momento delicado de despedida e o que se passa quando ela põe na cabeça os chapéus da bisavó.

Capa Meu pai, minha rocha.

3. Relação que só existe na imaginação

Oliver nunca conheceu o avô. O menino imagina que, se pudesse encontrá-lo, contaria sobre um homem fantástico: seu pai. A jornada comovente e sincera de Meu pai, minha rocha conta sobre o significado real da paternidade.

Livro Aninhação

4. Sabedoria semelhante à de um avô

Seu Rolinha é porteiro do prédio onde o João mora. Mesmo não tendo grau de parentesco, seus ensinamentos são típicos de um avô. Será que o menino que conta a história de Aninhação consegue descobrir o segredo da felicidade?

Uma vez uma avó.

5. Homenagem em forma de poesia

Avó: palavra que nos lembra ternura e infância. O texto de Uma vez uma avó nos dá uma visão pura de quem é essa pessoa tão especial em nossas vidas. O poema nos lembra da empatia que é necessária entre idosos e crianças.

Elê... o quê?

6. Nome herdado

Eleutério não gosta do seu nome, que é o mesmo do avô. Sempre que ele o pronuncia, é motivo de risos. Ele preferiria ter um que não causasse tanta confusão. Um dia, um encontro muda sua vida. Saiba o que é em Elê… o quê?.

Capa do livro Vó é sempre vó.

7. Família paterna x família materna

Vinícius faz birra e não quer almoçar na casa da vovó Carminha. Ele quer ir para a casa da vovó Maria. Ele ama as duas, mas tem lá seus motivos. Entenda quais são as diferenças entre as duas casas em Vó é sempre vó.

Capa do livro Ada.

8. Apresentando a grandeza do nosso mundo

Uma menina viaja de avião como o avô. A partir daí, sua visão se amplia e ela passa a conhecer como é o mundo sem molduras ou limites. Na volta, a protagonista de Ada toma uma atitude inesperada em relação ao passarinho.

Capa do livro Raul e o baú do vovô.

9. Especialista em contar histórias fantásticas

Em Raul e o baú do vovô, um menino recebe um velho baú com o mapa de um tesouro. Seguindo o mapa, ele chega justamente à casa do avô, que o recebe de braços abertos e lhe conta as delícias e mistérios de histórias maravilhosas.

Rita tem medo

10. Sabedoria para ajudar a superar os medos

Os pais de Rita a levam para a casa da avó Lina, no interior. Tentando fazer com que o relógio de pêndulo voltasse a funcionar, ela entra em uma aventura incrível. A partir daí, muita coisa muda. Descubra o quê em Rita tem medo.

Vovô engoliu um monstro!

11. Barulhos estranhos

Pedro ouve um barulho medonho vindo da barriga do seu avô Godofredo. Desesperado, ele pede ajuda, mas todos morrem de medo e ficam inventando desculpas. Como será que a história de Vovô engoliu um monstro! termina?

Capa do livro O avô de Margareth.

12. Diferente dos outros

Ele é diferente de todos os outros avôs de que a menina já ouviu falar. O avô de Margareth envolve personagens de gerações diferentes para tratar de assuntos como amor, respeito, compreensão, sensibilidade e perdas.

Capa do livro Há um sol na solidão de Eduarda.

13. Reflexão sobre a passagem do tempo

No seu aniversário, Eduarda se sente triste. Ela faz comparações entre a infância e a velhice, até que a figura da avó vem povoar sua mente. Confira esse diálogo sobre o passar do tempo em Há um sol na solidão de Eduarda.

Um casório na Lua.

14. Preparando-se para a despedida

Um dia, os netos percebem que a avó com Alzheimer precisa reencontrar o avô, que a espera na estação de um trem iluminado de estrelas. O clima de respeito e compreensão perpassa todo o texto de Um casório na Lua.

Capa do livro Vovô foi viajar.

15. Perda de uma pessoa querida

O fato de avô não aparecer mais intriga a netinha. Nem a mãe, nem o pai, nem ninguém tem respostas para as perguntas diretas da menina. A história de Vovô foi viajar trata desse assunto delicado de forma sensível e inteligente.

Além dos livros com avós…

Catálogo 2023

O catálogo do Grupo Lê é amplo, variado e tem títulos infantojuvenis para todos os gostos: livros com avós, vida em família, cuidados com a natureza, dilemas da infância… Clique na imagem e saiba mais sobre nossas obras!