Fatos históricos na ficção e na poesia: veja 15 livros (com direito a bônus)

Em alguns dos títulos abaixo, fatos históricos e pessoas que existiram de verdade servem como elementos para criar boas histórias originais. Outros têm acontecimentos e vidas de personalidades contados na forma de ficção.

A verdade é que algumas narrativas são tão bem construídas que fica difícil separar o que aconteceu realmente e o que é criação dos autores. Confira a seleção que fizemos com 15 obras.

Capa do livro Sundiata.

1. Fundador do Império Mali

O conto maravilhoso Sundiata – O filho de Sogolon nos leva a uma África de luta contra a opressão e por um território de liberdade. Essa saga inspiradora foi transmitida de geração em geração graças ao trabalho feito pelos griôs

Capa do livro O sapulante viajante.

2. Viajando por vários lugares e épocas

Acompanhados de uma bolsa, de um sapo e da curiosa menina Ana, passamos por lugares do mundo inteiro. Em O sapulante viajante, acontecimentos do passado e do presente se misturam à imaginação de uma criança.

Livro A barca dos amantes

3. Tomás Antônio Gonzaga e sua paixão

O poeta, um dos principais do arcadismo, baseou-se em um amor que ele mesmo viveu para escrever sua obra mais emblemática. A barca dos amantes conta como foi essa história da paixão entre Marília e Dirceu.

Livro A lenda dos dinossauros.

4. História dos dinossauros

Um velho índio se deixa levar por lembranças de cenas perdidas em um tempo de não se sabe quando. A lenda dos dinossauros revive essas histórias por meio de recordações povoadas de mistério, exuberância e grandeza.

Brasília de A a Z

5. Brasília também pode ser bem divertida

Você sabe como foi a construção da capital do Brasil? Brasília de A a Z mistura fatos históricos e ficção através dos olhos de um taxista, um pai e um filho. Veja como a cidade é palco para vários personagens, casos e curiosidades.

Capa do livro Iluminuras.

6. Resgate da história pela Arqueologia

O que adolescentes do século XXI têm em comum com frei Brás e o escravo Akin, ambos do século XVIII? Iluminuras conta com fatos históricos e ficção, além de saltos constantes entre o passado e o presente.

O menino que inventou o sertão, de Alexandre Azevedo.

7. Dedicado à memória de Guimarães Rosa

O escritor é um dos maiores nomes do modernismo, da literatura brasileira do século XX e de todos os tempos. No texto de O menino que inventou o sertão, uma narrativa é criada a partir de frases e versos contidos em suas obras.

Capa do livro Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia.

8. Relatos de Mário de Andrade na Amazônia

Realidade e ficção se misturam ao mostrar um Brasil desconhecido por muitos. Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia – Diário poético de um turista aprendiz é um compilado de anotações de viagem do poeta modernista.

Capa do livro E a luz se fez...

9. Cinema, história da imagem em movimento

Quem não é apaixonado por cinema? E a luz se fez… conta como os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo. A máquina tornou possível ao homem brincar de ser Deus ao se eternizar em imagens em movimento.

Livro Histórias de um professor de história.

10. Professor que tem a História como vocação

Não podemos nos esquecer do profissional que ensina História aos nossos jovens diariamente. Histórias de um professor de História traz um texto com amor, medo, alegria, dúvidas, poesia, mistério e, claro, muita informação.

Livro Honorina

11. Escravidão, parte sofrida da história

Não se sabe quantos nem quem eram os escravizados. Em Honorina, conhecemos um pouco sobre a trilha do ouro. Felizmente, a oralidade cuidou de trazer até nós a vida de pessoas que nunca tiveram suas biografias escritas.

Capa do livro Meninos da planície.

12. Paleontologia para entender o descobrimento do Brasil

Quer um livro que mescla fatos históricos e ficção, passado e presente, de forma poética? Meninos da planície é o exercício da imaginação sobre como foi a vida de duas crianças da época dos primeiros habitantes do país.

Capa do livro Mestre Lisboa - O Aleijadinho.

13. Aleijadinho, um dos maiores da arte barroca

Em Mestre Lisboa, acontecimentos reais se misturam à tradição oral para retratar episódios emocionantes da vida do grande escultor da arte sacra. A narrativa é pontuada por fatos ligados ao preconceito e à escravidão.

O sonho concreto

14. Revolução da arquitetura com Antoni Gaudí

Na história, temos vários exemplos inspiradores de superação. O sonho concreto conta a trajetória de um menino vitimado por reumatismo nas pernas. Já adulto, tornou-se um dos arquitetos mais revolucionários da humanidade.

Capa do livro Texturaafro.

15. História afro-brasileira

Texturaafro reúne poemas que abordam temas da consciência afro-brasileira. Entre eles, origem, congado, Chico Rei e Zumbi. No livro, a consciência política e racial se junta a uma linha inventiva de descobertas formais.

Para aprender ainda mais sobre os fatos históricos

Gostou dessa seleção de 15 títulos que unem fatos históricos com ficção e poesia? Então, aqui vão alguns bônus: são livros didáticos e paradidáticos sobre locais com trajetórias surpreendentes e inspiradoras!

Todos eles são indicados para quem quer estudar História um pouco mais a fundo, mas, ainda assim, com leveza. Confira.

Livro BH e Região Metropolitana ontem e hoje

BH e Região Metropolitana: ontem e hoje é um resumo da história de Belo Horizonte e dos 33 municípios em torno da capital. Em poesias, reportagens, fotos, pinturas, mapas etc., você verá como a região é rica culturalmente.

Livro História de Belo Horizonte

História de Belo Horizonte apresenta a capital mineira para alunos do ensino fundamental. O livro conta a história do local desde que era fazenda, passando por povoado e arraial, até se tornar uma das maiores metrópoles do Brasil.

Livro História da Região Metropolitana do Vale do Aço.

História da Região Metropolitana do Vale do Aço também é destinada ao ensino fundamental. O livro convida os alunos a refletirem sobre como é viver na região, uma das maiores de Minas. Vem com caderno de atividades.

Livro História de Minas Gerais.

História de Minas Gerais sintetiza a trajetória do Estado, desde que foi ocupado até a atualidade. Destacam-se os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e do cotidiano que projetaram Minas Gerais no cenário nacional.

Algum dos fatos históricos presentes nos livros acima te interessou? Quer ainda mais sugestões? Entre em contato e a nossa equipe especializada terá prazer em te ajudar a levar o melhor para a sua escola ou para levar para casa!