Conheça autores que criam livros para crianças e adultos

Bem, você sabe que o Grupo Lê tem alguns dos melhores ilustradores e escritores infantojuvenis do Brasil. Será que alguns deles criam livros para envolver crianças e adultos?

A resposta é sim, e são vários!

Poder dividir uma boa leitura com as pessoas próximas da gente é tudo de bom, não é? Os títulos capazes de atrair igualmente pais, filhos, professores e alunos tornam a experiência ainda mais agradável para todos.

Hoje, vou focar em três autores que podem ser apreciados por públicos de todas as idades. Isso pode acontecer devido à beleza das ilustrações, a sensibilidade das poesias e o universo fantástico apresentado. Vamos lá?

Marcos Mota

Difícil é encontrar um amante de literatura que não goste daqueles livros que transportam o leitor para outro universo. Sabe aquele mundo inimaginável, cheio de enigmas e magia, onde nada é o que parece?

Pois é. Isso que você encontra em Objetos de poder. A saga é composta por ótimos livros para que crianças e adultos se fascinem pela literatura fantástica.

Até o momento, são cinco títulos nessa série: O enigma dos dados, O cemitério dos anões, A maldição das fadas, O resgate do paladino e A montanha da loucura.

Nas páginas de todos eles, o tempo e o espaço não têm limites. Você atravessará portais, fará amizades com seres estranhos e enfrentará vilões poderosos. Tudo isso sem sair do lugar!

Roseana Murray

A autora é amante do mato, do silêncio e da natureza como um todo. Ela tem a vida mergulhada em poesia e enxerga sentimento nos elementos do cotidiano daqueles que vivem longe dos centros urbanos.

O amor, em suas diferentes formas, está em Duas casas, Lágrimas de chuva e Exercícios de amor. As comparações, metáforas e outras figuras de linguagem falam das vezes em que o sentimento se revela e se esconde.

Aliás, sentimentos como ausência, gostos, saudade, paz e busca não faltam em Cinco sentidos e outros e Carteira de identidade. As poesias são partes de um caleidoscópio em que os espelhos produzem as diferentes sensações.

O dia a dia aparece mais intenso, com cores vivas, sons nítidos e emoções fortes nos versos livres e cadenciados de O mar e os sonhos e Paisagens. São obras que atravessam o tempo, o espaço e a alma humana.

Walter Lara

Esse artista plástico premiado usa papel 100% algodão e aquarela em todos os seus trabalhos. O resultado é belíssimo e dá vontade de apenas olhar para as imagens e viajar nelas!

Sem usar as palavras, O artesão e Como nascem os pássaros azuis são livros para cativar crianças e adultos. Afinal, o lirismo e o realismo mágico de suas imagens são capazes de envolver a todos.

Seus desenhos nos levam para lugares distantes, como a antiga Rússia, na literatura de cordel de Fábio Sombra. Isso pode ser visto em Vladimir e o navio voador, Taya e o espelho da Baba Yaga e Ludmila e os dose meses.

Outras ilustrações nos transportam para outros tempos, com o das bruxas, o dos índios e o dos antigos habitantes do nosso mundo. Para isso, basta conferir Dona Feia, A lenda dos dinossauros e Meninos da planície e se maravilhar!

Quem mais escreve e ilustra livros para crianças e adultos?

Mulher sentada no ponteiro do relógio e criança. Página 21 do livro A professora encantadora. Imagem ilustrativa texto livros para crianças e adultos.

Como eu disse lá no começo, são vários autores infantojuvenis que criam livros para encantar crianças e adultos.

Por falar em encantar, é isso que Márcio Vassalo e Ana Terra fizeram em A professora encantadora. A linguagem poética do livro trata dos significados escondidos das palavras e mostra como multiplicar a poesia no pensamento.

Leila, de Tino Freiras e Thais Beltrame é um maravilhoso fabular ambientado no fundo do mar. Sua narrativa foi criada com base em pesquisas ao dicionário de símbolos e fala do poder da voz, da força vital, do inconsciente e do infinito.

Angela Leite de Souza é a autora de Paz, um assunto sobre o qual todos devem refletir. O livro que usa objetos encontrados em caixas de costura para criar metáforas sensíveis sobre paciência, solidariedade, amor e perdão.

Enfim, se eu continuar citando mais livros que servem para crianças e adultos, fico aqui até amanhã. E amanhã será a vez de outro assunto. Quer saber qual é? Então, acesse o nosso site. Nossos conteúdos são atualizados diariamente!