Para a formação plena dos nossos jovens e crianças, é preciso que eles entendam e saibam usar a tecnologia da melhor forma. Nesse sentido, os livros sobre cultura digital podem render trabalhos enriquecedores.
Sim, a tecnologia é uma excelente ferramenta: ela ajuda a enriquecer o repertório, fazer pesquisas, buscar informações, comunicar-se, democratizar o acesso à cultura, desenvolver a criatividade…
Ao mesmo tempo, é fundamental saber ser crítico, ético e estar alerta em relação aos problemas que vêm com o mau uso.
Mesmo que muitas pessoas não percebam, a cultura digital está em nosso dia a dia, em praticamente tudo ao redor. Por isso, é importante que a escola acompanhe essa realidade, e os livros são um ótimo ponto de partida. Veja!
1. Pesquisa em computadores
Em O Mão de Veludo, dois adolescentes fazem uma pesquisa para descobrir o paradeiro de uma pessoa desaparecida desde os tempos da ditadura.
Eles visitam jornais, centros de documentação e locais que foram sede do DOPS. Em computadores, assistem a gravações de depoimentos de presos e, assim, deparam-se com horrores para os quais não estavam preparados.
2. Polarização nas redes sociais
O cotidiano adolescente é um caldeirão de redes sociais, notícias, filmes e séries. Ao redor, vários discursos carregados de polarização política.
Em Diário da peste, um rapaz se vê atordoado pela ansiedade, o medo e os problemas que se tornaram ainda mais evidentes na época da pandemia. As informações desencontradas se espalham na velocidade do coronavírus.
3. Blog de sucesso
Um avestruz é bem tímido e desajeitado. Sua amiga é uma pata que quer que ele faça mais amizades. Por escrever bem e ser ótimo em Literatura, ele encontra um jeito de driblar o preconceito.
Sob o pseudônimo de “Pássaro das Sombras”, cria um misterioso blog de poesias, que vira sucesso na escola. Conheça mais dessa história em Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras.
4. Cuidado com aparelhos eletrônicos
Um dos temas mais preocupantes da atualidade. Nos lares, um risco se alastra pelas redes sociais e no silêncio das luzinhas hipnóticas de celulares, computadores e videogames e outros aparelhos.
A urgência de abrirmos outras janelas é evidente em Reconexão. Como as janelas que nos convidam para a eterna rede social das amizades, que se desenrolam ao ar livre, no mundo real.
5. Sala de bate-papo
Uma princesa é obrigada a viver em uma cabana com uma bruxa e seu corvo. Lá, encontra um espelho que funciona como um computador.
Além do teclado escondido na moldura, sua superfície vira uma tela, em que conversam como em uma sala de bate-papo na Internet. Taya e o espelho da Baba Yaga revisita o folclore russo, com artimanhas típicas do povo brasileiro.
6. Perigo nas redes
Alguns perigos que existem por aí e tiram o nosso sossego estão em Monstros da cidade grande. Por exemplo, o Velho do Saco adora ficar na Internet, onde procura crianças.
Ele se faz passar por uma delas e, em salas de bate-papo, sabe um pouco mais sobre sua vida e o quais são seus interesses. Depois, chama a vítima para sua casa e pede que não conte nada a ninguém.
7. Poder hipnotizante
Crianças descobrem as artimanhas de um mágico que mora em uma torre, no alto da montanha. Ele é eletrizante e tem várias máscaras que encantam a todos, faz chorar, depois consola, provoca raiva, medo, desperta o amor.
Percorrendo os efeitos de luz e sombra das imagens de Truques coloridos, o leitor via descobrindo, aos poucos, de quem se trata.
Livros sobre cultura digital e a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais para as escolas de todo o Brasil. São habilidades, atitudes e valores que os estudantes precisam desenvolver durante o período escolar.
A competência 5 trata justamente da cultura digital. Isso quer dizer que o estudante deve saber usar a tecnologia adequadamente.
Assim, ele terá mais autonomia, além de um protagonismo maior nas soluções de problemas, tanto em práticas escolares como sociais.
Dito isso, saiba que, no Catálogo 2024 do Grupo Editorial Lê, todos os livros já estão categorizados de acordo com essas competências gerais.
Clique na imagem ao lado e, além dos nossos livros sobre cultura digital, conheça outros títulos que seguem o que é determinado pela BNCC.