Semana do Meio Ambiente abre oportunidade para a conscientização

Você sabia que estamos na Semana do Meio Ambiente? Desde 1981, os primeiros dias do mês preparam para o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Na mesma data, em 1972, ocorreu a primeira grande reunião entre chefes de estado para tratar especificamente da questão ambiental. Era a Conferência de Estocolmo, feita pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Há vários tipos de poluição: atmosférica, hídrica, do solo, térmica, luminosa, radioativa, sonora, visual etc. Isso impacta não só a saúde, mas a própria existência de várias espécies.

Aliás, 5 de junho também é Dia da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem. Antes disso, ainda temos, no dia 3, o Dia Nacional da Educação Ambiental. Já já falaremos disso.

Um convite ao debate

Trator e lixo. Imagem ilustrativa texto Semana do Meio Ambiente.

Em nome do “progresso”, a humanidade passou anos explorando, consumindo e desperdiçando recursos naturais. Embora, muitas vezes, a gente se esqueça disso, vale lembrar que eles não são inesgotáveis.

Só depois de muito tempo é que começamos a perceber a necessidade de gerenciar melhor esses recursos. Felizmente, o assunto tem ganhado espaço nos debates públicos (mesmo que muitas autoridades ainda o ignorem).

A Semana do Meio Ambiente é uma boa oportunidade para chamar a atenção e apelar aos governantes e empresas para que tomem medidas responsáveis. À comunidade, cabe exigir e fiscalizar o cumprimento do que está na Lei.

Na realidade, todos somos responsáveis pela preservação do ambiente e por adotar hábitos mais sustentáveis.

Podemos ser agentes transformadores, começando com pequenos gestos do dia a dia, além de incentivar esses bons hábitos entre as pessoas. Para saber o que cada um de nós pode fazer, é preciso, antes, ter informação.

Uma postura crítica envolve expor os problemas e repensar nossas atitudes: consumo exagerado, desperdício, a forma como nos alimentamos, como descartamos o lixo e outras coisas que fazem parte do nosso modo de vida.

Como trabalhar a Semana do Meio Ambiente na escola?

Como as crianças estão em plena fase de formação, os valores aprendidos ficam bem fixados, e elas levarão para a vida toda. Além disso, são elas que habitarão o planeta do futuro e, por isso, são também as maiores beneficiadas.

A escola tem um papel fundamental e pode mostrar como as medidas de preservação ambiental funcionam na prática. Embora seja ótimo, não é preciso levar os alunos a parques, jardins ou praças.

Confira algumas atitudes que podem ser promovidas:

Caminhão de coleta seletiva. Imagem ilustrativa texto Semana do Meio Ambiente.
  • Fechar as torneiras quando não estiver usando, tomar banhos mais curtos e, sempre que possível, reaproveitar a água.
  • Usar produtos sustentáveis, com preferência para os orgânicos e biodegradáveis, evitando embalagens, sacolas e canudos de plástico.
  • Manter o controle das coisas que são compradas, tomando, assim, o cuidado de não desperdiçar com compras desnecessárias.
  • Dar preferência a lâmpadas fluorescentes, evitar deixar a luz e os aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade.
  • Separar lixo orgânico, papel, metal, vidro e plástico, e procurar saber quem pode fazer a coleta seletiva.

Neste post, que fizemos no ano passado, listamos com detalhes outras medidas que podem ser ensinadas às crianças.

Redes do Grupo Lê

Siga a Lê nas redes sociais e tenha sempre um conteúdo novo e relevante para quem se importa com o futuro. Que essa Semana do Meio Ambiente seja apenas o ponto de partida para uma consciência que dura o ano inteiro!