Luís Pimentel escreve para todos: de gente grande a gente pequena

Escritor versátil, os livros de Luís Pimentel permeiam por vários estilos. São obras sobre fatos e biografias de personagens da música e do futebol, contos, poesias e textos de humor, para gente grande e pequena.

Claro, ele gosta de viver de literatura e quer continuar escrevendo sempre. Ainda assim, não se apressa em concluir seus livros nem se preocupa em ser reconhecido por uma carreira dentro de um segmento.

Para o público, a crítica e os editores que se atrapalham e não conseguem enquadrá-lo em uma “caixinha”, ele é categórico: “Tudo o que eu faço em literatura são coisas que me dão vontade de fazer.”

Conheça um pouco da trajetória de Luís Pimentel

Luís Pimentel

O autor nasceu em 1953, em Itiúba, e cresceu em Feira de Santana, no sertão da Bahia. Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar e fazer teatro.

Ele até chegou a atuar na dramaturgia intensamente por alguns anos. Mesmo assim, aos poucos, acabou mais lendo sobre o assunto do que vivendo do teatro, propriamente dito.

Encantado pelo mundo das letras, construiu uma carreira prolífica no jornalismo e na literatura.

Com isso, trabalhou na redação de diversos jornais e publicações de quadrinhos. Entre eles, os jornais O Pasquim, Última Hora, O Dia e na edição brasileira da revista Mad. Também foi editor da revista Música Brasileira.

Na TV, foi roteirista de programas de humor, como a Escolinha do Professor Raimundo. O baiano gostou tanto do Rio de janeiro que se tornou carioca de coração e mora na cidade até hoje.

Carinho de Luís Pimentel para falar com as crianças

As raízes no teatro influenciaram bastante a escrita de Luís Pimentel, cheia de diálogos e descrições de cenas. Por isso, vários de seus livros são facilmente adaptáveis para encenações.

O que ele mais gosta é de conversar com as crianças, de quem o retorno é, quase sempre, muito sincero e direto. Seu primeiro livro infantojuvenil veio em 1984. Esse ainda é o segmento para o qual ele mais escreve.

O carinho do escritor para se dirigir às crianças é todo especial. Afinal, ele sabe que, para elas, “as palavras precisam ser revestidas de tecido especial e bordadas com as linhas coloridas da imaginação”.

Abaixo, confira alguns de seus melhores livros infantojuvenis.

As roupas do papai foram embora.

As roupas do papai foram embora

Cenas do cotidiano em contos que dão voz a crianças, adultos, animais e até brinquedos. Os diálogos e a visão da criança sobre certas atitudes do adulto são retratadas com propriedade. Os clima é de humor, emoção e delicadeza.

Capa O homão e o menininho

O homão e o menininho – Histórias de filhos e de pais

Fatos da vida familiar, lembranças da infância, relacionamento entre pais e filhos. Tudo isso atravessado pela crítica social. A antologia de contos tem uma linguagem ágil, moderna e bem-humorada, carregada de emoção e lirismo.

O gato, o sapo, o peixe e a gaivota.

O gato, o sapo, o peixe e a gaivota

Os bichos dessa história vivem no rio ou em volta dele: o gato na espreita, o peixe nadando, a gaivota pescando e o sapo vendo o que acontece. Será que eles conseguem se entender? Vamos observá-los junto de Luís Pimentel?

Uma vez uma avó.

Uma vez uma avó

Avó: palavra que nos lembra ternura e infância. Convívio, carinho, relacionamento. Nesse texto, Luís Pimentel nos dá uma visão pura da avó. O poema nos lembra a empatia entre os idosos e as crianças. Emocionante!

Luís Pimentel também nas escolas

Alguns dos livros de Luís Pimentel foram adotados em programas públicos de divulgação e distribuição de livros para escolas. Você também quer adotar para a sua biblioteca, usar em sala de aula ou levar para casa? Entre em contato!